(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Apae: Semana voltada para os trabalhadores especiais

Cidade Comentários 10 de maio de 2013

Entidade realiza ampla programação, chamando a atenção sobre a importância da valorização das pessoas com deficiência no mercado de trabalho


Com a participação do Prefeito Antônio Gomide e de outras autoridades e convidados, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Anápolis realizou, na quarta-feira,8, a abertura oficial da Semana do Trabalhador da Apae. As atividades são voltadas aos aprendizes do programa Formação Inicial para o Trabalho (FIT), pais, responsáveis, autoridades e empresários. A programação teve início na terça-feira,7 e se encerra nesta sexta-feira,10.
Além do prefeito, a solenidade contou com as presenças do presidente da Apae Anápolis, Hélio Lopes, da secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, da subsecretária de Educação de Anápolis, Sonja Maria Lacerda, do vereador sargento Pereira, da diretoria da Escola Maria Montessori, Valdeci Gonçalves Dutra, alunos, pais e professores da Apae, entre outras autoridades.
A Semana do Trabalho é promovida por meio do programa Formação Inicial para o Trabalho (FIT), e tem o objetivo discutir a inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no mercado de trabalho de forma consciente e responsável, resultando na sua permanência no emprego.
A programação começou com uma exposição no Anashopping na última terça-feira,7. Na oportunidade, foram mostrados e comercializados produtos confeccionados por alunos e mães da Apae Anápolis. Na quinta-feira, 9, alunos e professores participaram da programação do III Anápolis Festival de Cinema, no Teatro Municipal. O filme exibido foi o longa “Colegas”, do diretor Marcelo Galvão. É o primeiro filme brasileiro protagonizado por atores com Síndrome de Down e aborda a história de três jovens que vivem em um instituto para pessoas com a Síndrome e buscam a realização de seus sonhos.
O presidente da Apae Anápolis, Hélio Lopes, agradeceu a participação das autoridades para o desenvolvimento dos trabalhos na instituição. “Temos importantes parcerias com a sociedade, empresários, administração municipal, o poder público em geral. Uma equipe que faz tudo com competência e carinho. Por isso, apesar das dificuldades temos superado as expectativas e colocando esses meninos no mercado de trabalho”, falou.
Para o prefeito Antônio Gomide, a Prefeitura de Anápolis faz questão de acompanhar as atividades desenvolvidas pela Apae Anápolis. “Pensar ações para melhorar nossa cidade, contribui para que nosso trabalho melhore. A Apae Anápolis nos dá oportunidade de juntos promovermos a inclusão social, Nos colocamos sempre à disposição para transformar nossas ações em modelos para todo o Brasil”, disse.

Escola capacita trabalhadores especiais

O Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Anápolis (APAE), Hélio Lopes, ressalta que a Lei 8.213/91, que garante reserva de vagas para portadores de deficiência nas empresas que tenham mais de 100 funcionários, representa um grande avanço. Porém, observa, ainda é grande a falta de informação por parte dos empregadores a respeito do assunto, sobretudo, das pessoas portadoras de deficiência intelectual.
Segundo Hélio Lopes, uma vez devidamente preparado e colocado num ambiente e com acompanhamento adequado, o deficiente intelectual tem todas as condições para se integrar ao ambiente de relações de trabalho. Neste sentido, a Escola “Maria Montessori” desenvolve a formação inicial dos deficientes intelectuais para o trabalho, visando, inclusive, atender à demanda existente nas empresas. Nada menos que 33 aprendizes já foram capacitados e outros oito estão sendo capacitados. O trabalho da instituição foi apresentado na última quarta-feira, 08, na Câmara Municipal, que prestou uma homenagem à APAE, que levou vários de seus alunos para assistirem à sessão do Poder Legislativo.
“Algumas empresas têm dado oportunidade aos nossos alunos e elas são duplamente beneficiadas, pelo alcance social da iniciativa e pela dedicação desses trabalhadores especiais”, enfatizou Hélio Lopes, considerando, entretanto, que o processo de abertura de vagas para deficientes nas empresas pode ser ampliado, com o reforço da divulgação entre as instituições e as organizações. “Temos avançado, mas ainda há muitas barreiras a serem vencidas”, ponderou o Presidente da instituição.

A unidade
A Escola “Maria Montessori” é considerada a célula-mãe da APAE Anápolis. Foi fundada, oficialmente, em 06 de setembro de 1969, mas só começou a funcionar em março do ano seguinte, em instalações provisórias da Igreja Presbiteriana de Anápolis. Pouco depois, transferiu-se para um imóvel cedido, na Rua Manoel D'Abadia. Dois anos mais tarde, em 1972, já desenvolvia suas atividades no prédio da Avenida Contorno, funcionando ali por quase três décadas. Atualmente, funciona num amplo espaço no Setor Bougainville.
A escola tem mais de 600 alunos matriculados e seu corpo de profissionais é capacitado a atendê-los em seus diferentes níveis de comprometimento. A unidade mantém convênios com a Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação na cessão de funcionários da área pedagógica. Um convênio, também, é mantido com a SAS (Secretaria de Assistência Social), que contribui para o custeio de material de consumo.


Programas desenvolvidos
- Educação Precoce
- Autonomia, Socialização e Interação - ASI - Projeto: EACS (Espaço de Aprendizagem e Construção do Saber) e Ensino Especializado.
- Atendimento Educacional Especializado - AEE - salas temáticas (Raciocínio Lógico, Leitura e Escrita, Informática e Artes)
- Educação de Jovens e Adultos - EJA - parceria com a SEMED
- Formação Inicial para o Trabalho - FIT

Atividades Complementares
- Educação Física
- Passando a Bola para a Inclusão (treinamentos esportivos)
- Atividades Aquáticas nas modalidades de recreação e relaxamento
- Fanfarra e Banda Musical.
- Capoeira, Arte que Educa.
- Conscientização Ambiental - Venha fazer parte desta luta.
- Psicomotricidade
- Dança; Teatro, Música e Artes Visuais,
- Brinquedoteca,
- Informática Educativa
- Apoio Familiar

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Sucesso da exposição agropecuária em seu novo parque, na BR-153

14/09/2017

A 61ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana) está sendo realizada em novo espaço, neste ano, o Sindicato Rural d...

Primeira Igreja Batista comemora Jubileu de Ouro no Município

14/09/2017

A Igreja Batista Central de Anápolis celebrou, com êxito, o seu Jubileu de Ouro, marcando cinco décadas no trabalho de eva...

Audiência pública busca soluções para a Estação Rodoviária Rodoviário

14/09/2017

Sem apresentar nenhuma solução que possa pelo menos reduzir as várias deficiências enfrentadas nos últimos anos, por ini...

Aulas do Cursinho Municipal vão começar no próximo sábado

14/09/2017

O prefeito Roberto Naves lançou, nesta quarta-feira, 13, o curso preparatório gratuito para vestibulares e para o Exame Nac...