(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

APAE recebe doação de veículo adaptado

Cidade Comentários 28 de maro de 2014

Instituição recebeu da Prefeitura uma van equipada para o transporte de pessoas portadoras de deficiência motora


A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, doou uma van adaptada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em solenidade realizada na manhã da última terça-feira,25. A primeira parte da solenidade foi realizada no mini-auditório e, em seguida, as autoridades e convidados foram para o hall do Centro Administrativo, onde o veículo foi exposto.
A van tem capacidade para transportar três cadeirantes e três acompanhantes, e é destinado ao transporte de pacientes do Centro Especializado de Reabilitação Auditiva, Física e Intelectual (CER).Com esse veículo adaptado é possível realizar a locomoção adequada de pessoas que não têm condições de mobilidade e acessibilidade aos meios de transportes convencionais, tais como cadeirantes e pessoas com diversos tipos de deficiência motora. Com esse benefício elas poderão frequentar a unidade com assiduidade e não interromper o tratamento.
Estiveram presentes no evento o prefeito, Antônio Gomide, o vice-prefeito, João Gomes, o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, entre outros secretários do município; o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Luiz Lacerda, os vereadores Pedro Mariano, Pedrinho do Porto Rico, Jean Carlos, Amilton Filho, Maria Geli e Eber Mamede. Também fizeram parte da solenidade o promotor de Justiça e curador da Saúde, Marcelo Henrique dos Santos e a presidente da Apae de Anápolis, Suelene Rodrigues Ribeiro.
De acordo com a presidente da Apae, Suelene Rodrigues Ribeiro, o veiculo será de extrema importância para o CER. Ela acredita que a pareceria entre Prefeitura e passou a ser mais dinâmica desde 2009. “Só temos a agradecer por tanto trabalho dedicado a essas pessoas que precisam. É para eles que nós existimos”, disse. Ela destacou que a parceria com a administração municipal garante mais qualidade de vida para todos os alunos atendidos na Apae.
O secretário de saúde, Luiz Carlos Teixeira, lembra que esta é mais uma grande ação da parceria entre Prefeitura e Apae. “A implantação do CER foi muito importante para o município e, agora, com a entrega deste veículo, a vida de muitas crianças e adultos que precisam de um tratamento especializado será facilitada”, afirmou.
Para o promotor de justiça, Marcelo Henrique dos Santos, o processo que viabiliza o acesso das pessoas ao SUS não pode ser desenvolvido somente pelo estado. “É preciso buscar parcerias em instituições sérias, e não tinha outra melhor do que a Apae, para a Secretaria trabalhar junto, com o intuito de desenvolver e consolidar o CER”, ressalta.
O prefeito Antônio Gomide disse que a entrega da van adaptada a Apae é um ato simbólico de tudo aquilo que foi buscado nos últimos cinco anos. “Não é apenas a doação de um veículo, mas representa o interesse do poder público, e demonstra sua vontade em querer transformar a vida destas pessoas”. Ele acrescentou que as políticas de inclusão social só funcionam quando se estabelecem parcerias com instituições sérias.

CER

O CER da Apae realiza serviços gratuitos pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS), como diagnósticos, tratamentos e acompanhamentos necessários para pacientes com deficiências física, intelectual e auditiva de todas as idades. O objetivo é promover autonomia e independência dessas pessoas. No CER sã realizadas consultas médicas em ortopedia e neurologia, atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, musicoterapia e assistência social: uma equipe capacitada para atender pacientes politraumatizados, doenças neuromusculares, lesões neurológicas e outros.

Outros benefícios
Em dezembro de 2013, três ônibus escolares novos e adaptados também foram doados pela Prefeitura para o transporte dos alunos da Escola Maria Montessori – unidade educacional da Apae. Os veículos adquiridos por meio da Secretaria Municipal de Educação são equipados com elevador e espaço para acomodação de cadeira de rodas, o que permite facilidade de acesso, conforto e segurança aos usuários. A parceria beneficiou mais de 300 .
Outra parceria entre Prefeitura e Apae é a realização do programa Apae em Ação na Comunidade. A finalidade do evento é garantir atendimento gratuito à comunidade, em especial às pessoas atendidas pela instituição. Na programação os participantes têm acesso a serviços na área jurídica, esporte, saúde, beleza e oficinas pedagógicas.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Câmara Municipal de Anápolis vai ter seu hino oficial em breve

15/06/2017

O vereador Teles Júnior (PMN) informou, durante o uso da tribuna, na sessão ordinária da última segunda-feira,12, que pro...

Presidente da UVG defende 13º e férias para os vereadores

09/06/2017

Em visita à Câmara Municipal de Anápolis, na manhã da última quarta-feira,07, o Presidente da União dos Vereadores de G...

Anápolis ainda tem muito caminho para melhorar em informação

02/06/2017

Criada em 2011, a Lei de Acesso à Informação ainda não é aplicável de forma plena por boa parte dos municípios brasile...

MP pode aliviar dívida municipal com o INSS

18/05/2017

Durante a marcha dos prefeitos à Brasília, na terça-feira,16, o Presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória amp...