(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Apae forma primeiras turmas do projeto CDI Comunidade

Geral Comentários 07 de julho de 2011

Objetivo do projeto é promover a inclusão digital de jovens e adultos por meio de cursos gratuitos para a comunidade


Foi realizada na última terça-feira,5, a cerimônia de formatura de quatro das primeiras quatorze turmas do programa CDI Comunidade Apae Anápolis, programa desenvolvido em parceria com a Unicred e Unimed, que possibilitou a instalação de uma unidade do CDI – Comitê para a Democratização da Informática de Goiás na Escola Maria Montessori. O evento aconteceu no auditório da Escola Maria Montessori, Bairro Bouganville.
O projeto, de acordo com Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, coordenadora do Departamento de Ensino e Pesquisa da Apae Anápolis, tem por objetivo a inclusão digital de pessoas da comunidade anapolina que, de outra forma, dificilmente teriam acesso a algum curso de informática. São beneficiados jovens e adultos de baixa renda com cursos gratuitos na área de informática e cidadania. “Estamos iniciando as turmas do curso intensivo de férias, que deve ser concluído ainda no final deste mês e, no próximo mês, novas turmas serão formadas”, informou.
Durante a cerimônia, os formandos Leonardo Oliveira Tavares, Lucas Fernando Freire Pereira e Gisele Gonçalves Veras, representando as quatro turmas que concluíram o curso, apresentaram um trabalho coletivo sobre coleta e destinação do lixo, elaborado por eles e desenvolvido utilizando as ferramentas de informática que aprenderam a conhecer ao longo das 70 horas aula que duraram o curso.
O presidente da Apae Anápolis, Hélio José Lopes, exaltou a parceria com Unimed e Unicred como fator fundamental para o sucesso do projeto. O médico pediatra e presidente da Unicred Centro Norte Goiano, Arnaldo de Souza Teixeira Jr., falando em nome da cooperativa, disse sentir-se orgulhoso ao ver os primeiros resultados da ação conjunta que possibilitou a implantação do projeto CDI Comunidade na Apae Anápolis.
O laboratório digital foi inaugurado em 1º de abril deste ano e, desde então, vem oferecendo cursos gratuitos de informática para a comunidade, contribuindo com a inclusão digital, tema que pode se tornar futuramente um direito social garantido pela Constituição Brasileira. Esses cursos são ministrados através do CDI – Comitê para a Democratização da Informática de Goiás, uma organização não-governamental que utiliza a tecnologia como ferramenta para combater a pobreza e a desigualdade, estimular o empreendedorismo e criar novas gerações de empreendedores sociais.
O CDI tem uma rede com 816 espaços de atuação, chamados CDIs Comunidade, espalhados por todo o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai, além dos escritórios de representação nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Jordânia. Vale lembrar que, em Anápolis, o apoio da Unimed e da Unicred são fundamentais para a concretização do projeto, pois além de promoverem a sua instalação, essas empresas arcam com todas as despesas de manutenção, repassando à Apae, mensalmente, o valor necessário para a sua continuidade.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Programa ID Jovem completa primeiro ano de vigência

08/12/2017

A Secretaria Nacional de Juventude comemora os bons resultados do Programa Identidade Jovem. Em 1 ano de vigência da iniciat...

Aumenta para oito anos prisão de bêbado que dirige e mata

08/12/2017

Após cinco anos de espera, o projeto 5568/2013 foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A análise ocorreu na sessão desta ...

Pesquisa aponta intenção de compras dos anapolinos

08/12/2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Anápolis acaba de divulgar a pesquisa de intenções de compras do consumidor anap...

Residencial Copacabana recebe plantio de mudas de árvores

08/12/2017

Preservar o meio ambiente e cuidar do planeta. Foi com esta disposição que estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio do ...