(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

APAE de Anápolis recebe prêmios como destaque no Centro-Oeste

Social Comentários 10 de agosto de 2017

Instituição figura no ranking das cem melhores ONGs do País, conforme premiação do Instituto Doar e Revista Época


A APAE de Anápolis recebeu uma premiação que a categoriza como a melhor ONG (Organização Não-Governamental) da Região Centro-Oeste em 2017, além de estar no ranking das cem melhores ONGs do país.
O reconhecimento advém de uma iniciativa do Instituto Doar e da Revista Época que realizaram a primeira edição da premiação Melhores ONGs na noite do dia 07 de agosto, última segunda-feira, em São Paulo-SP. Entre as mais de 300 mil organizações existentes no país, mais de 1500 se inscreveram para se chegar as 100 melhores ONGs do Brasil.
Para estar neste Ranking - entre associações de caridade, organizações da sociedade civil, institutos e fundações filantrópicas – a APAE teve que atender a 44 critérios relacionados à gestão e transparência. E atendeu.
Professores e Alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que fizeram a seleção das instituições, averiguaram a veracidade de cada dado informado por elas, como causa e estratégia; representação e responsabilidade; gestão e planejamento; estratégia de financiamento e comunicação e prestação de contas.
A APAE foi eleita juntamente com instituições de grande destaque nacional como o Instituto Ayrton Senna; Instituto Guga Kuerten; Instituto Luísa Mell de Assistência aos Animais e Meio Ambiente (ILM); Associação SOS Amazônia; SOS Mata Atlântica; Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (GRAACC) e Instituto Akatu. A lista completa com as cem organizações premiadas será divulgada na Revista Época, da Editora Globo, no próximo final de semana (Mas já está disponível no site http://epoca.globo.com). De acordo com o presidente da APAE, Hélio Lopes, a premiação significa que a instituição tem trilhado o caminho certo. “Porém, estar agora entre as cem melhores ONGs do Brasil e ser eleita a melhor da região Centro Oeste, aumenta a responsabilidade de todos nós da diretoria, conselho administrativo, gestores e colaboradores”, certifica.
A superintendente da instituição apaeana, Nancy Oliveira, considera que para chegar a este reconhecimento o caminho percorrido pela instituição foi longo. “A APAE vem galgando esse espaço há alguns anos, procurando fazer seus processos administrativos, contábeis, financeiros e comunicacionais da maneira mais transparente possível, de forma que as pessoas conheçam e confiem na administração que está à sua frente”, avalia Nancy.
O resultado desta transparência vem com o importante título de reconhecimento nacional, que se deve ao engajamento dos colaborados e diretoria institucional que amam o que fazem, de acordo com a superintendente, “principalmente ao presidente Dr Hélio Lopes, que com sua visão dinâmica e empreendedora, não mede esforços para elevar o nome da nossa instituição”, destaca.
Em 2015 a APAE foi acometida por uma crise administrativa e financeira, que culminou com a destituição da ex-presidente. Com isso a instituição voltou a ser presidida, em maio do último ano, por Hélio José Lopes, que já esteve à frente da APAE de Anápolis entre 2008 e 2013, período em que ocorreram relevantes conquistas na instituição.
Compor o Ranking das 100 melhores organizações filantrópicas do país não quer dizer que a APAE não precise mais da colaboração financeira de voluntários. Parte da renda da instituição é oriunda de doações feitas por pessoas físicas e jurídicas, que ajudam a manter os serviços prestados pela instituição.
De acordo com o Instituto Doar, o objetivo da premiação é valorizar os bons exemplos, criando um estímulo para as ONGs e uma vitrine para os potenciais doadores se decidirem a doar e colaborarem com a execução destes relevantes trabalhos.
Prestes a completar 48 anos, a APAE Anápolis é uma organização social sem fins lucrativos que oferece serviços relacionados à saúde, assistência social e educação em prol da inclusão social da pessoa com deficiência

Autor(a): Carol Evangelista

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Social

Parque Calixtópolis recebe o “Prefeitura em Ação”

27/09/2018

O poder público perto de você. Este é o lema do Programa Prefeitura em Ação, que todo mês leva aos bairros anapolinos s...

“Central Solidária” da APAE busca apoio da comunidade anapolina

06/09/2018

“Precisamos ajudar instituições que prestam um serviço correto e de qualidade, por isso coopero com o trabalho da APAE...

Rotary e Plumatex promovem encontro de alunos da APAE com “Os Incríveis”

23/08/2018

“Um programa diferente, esperado com muita ansiedade, expectativa e alegria. Assim definiu e comemorou o seu primeiro encon...

Montadora doa caminhões para projeto social

10/05/2018

Na terça-feira, 08, a Prefeitura de Anápolis recebeu dois caminhões que foram doados pela Caoa Montadora Hyundai e Chery. ...