(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

APAE: Associação oferece reabilitação física pelo SUS

Saúde Comentários 13 de fevereiro de 2015

Os Serviços atendem a pessoas vítimas de Acidentes, AVC e outras situações que comprometam a atividade física em qualquer nível


Há um ano e meio a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, em Anápolis oferece, através do SUS, o Serviço Especializado em Reabilitação Física para todas as pessoas vítimas de acidentes convencionais, AVC (acidente vascular cerebral, ou, derrame) e outras situações que comprometam a atividade física das pessoas. Na unidade são atendidos usuários com domicílio em Anápolis; Goianápolis; Campo Limpo de Goiás, Teresópolis e Gameleira. O Serviço Especializado em Reabilitação Física, somado aos Serviços de Reabilitação Intelectual e Auditiva, permitiu à APAE Anápolis ser habilitada pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação, CER III.
O CER III-Reabilitação Física oferece atendimentos especializados nas áreas de medicina física; fisioterapia; fonoaudiologia; psicologia; musicoterapia; terapia ocupacional; enfermagem, assistência social e nutrição. Esta ampla equipe multidisciplinar atende aos pacientes que apresentem os quadros clínicos de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE); Acidente Vascular Cerebral (AVC), Lesão Medular; Paralisia Cerebral; Mielomeningocele; Distrofias Musculares; Síndromes Genéticas e, ainda, comprometimentos ortopédicos como o pré e o pós operatórios de cirurgias ortopédicas, Politraumatizados (acidentados) e Amputados.
O primeiro passo para ser atendido na unidade é procurar um posto de saúde e, durante a consulta médica, um formulário de encaminhamento de referência e contrarreferência será preenchido e encaminhando para o CER III-Reabilitação Física.
Ainda no posto, o atendente deverá fazer uma solicitação no sistema SISREG (Sistema de Regulação), para preagendamento de consulta em reabilitação física e aguardar a confirmação da consulta, que será feita por contato telefônico pelo SISREG e pelo CER III. Depois da confirmação, o paciente retornará ao posto de saúde para apanhar a autorização da consulta.
No dia e horário marcados, o usuário deverá comparecer ao CER III-Reabilitação Física levando a autorização da consulta e os seguintes documentos: encaminhamento de referência e contrarreferência; cópias da carteira de identidade (RG); CPF; comprovante de endereço com CEP da rua; cartão do SUS, cartão de vacina e certidão de nascimento, quando se tratar de criança.
Além dos atendimentos realizados, o CER III-Reabilitação Física oferece transporte aos pacientes que, por causa do quadro clínico apresentado e condição financeira precária, não possam fazer o uso do transporte coletivo ou veículo particular. A coordenadora do Serviço de Reabilitação Física da APAE Anápolis, Ednéia Gonçalves Nogueira, garante que este é um diferencial do serviço prestado pela unidade. “O nosso objetivo maior é proporcionar a estes usuários o recebimento dos atendimentos com assiduidade, mantendo a continuidade e, assim, trazer melhores resultados em seus tratamentos de reabilitação”. Por isso ela afirma que a conquista do veículo, cedido pelo Ministério da Saúde à Instituição, através da Prefeitura Municipal, foi de suma importância para o Serviço.
A paciente Patrícia Moraes, que apresenta quadro de esclerose múltipla, está há seis meses em tratamento no CER III Reabilitação Física, onde recebe uma série de atendimentos com psicóloga, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional às segundas-feiras, entre as nove da manhã e 13h00. “O Leandro (motorista) me busca e me leva de volta para casa de uma maneira muito prestativa, sempre com um sorriso no rosto. Se não fosse esse transporte, nem sei como seria”, narra a paciente, satisfeita com o benefício.
O CER III Reabilitação Física está localizado na Rua Dr. Genserico, nº 20, próximo ao Hospital Evangélico. Informações podem ser obtidas pelos fones (62) 3706-9141 / 3706-9142 / 3706-9145.

Autor(a): Carol Evangelista

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Faculdade promove campanha educativa

24/11/2017

Em novembro, a Faculdade Fama realiza uma ação, em parceria com a Prefeitura de Anápolis e apoio de empresas, voltada para...

Nova força-tarefa para combater a dengue, zika e chikungunya

16/11/2017

Durante solenidade realizada no Teatro Municipal, na última terça-feira,14, o Prefeito Roberto Naves reuniu dezenas de repr...

Dengue - Redução de casos economiza R$ 3,6 mi

09/11/2017

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Anápolis volta a intensificar os cuidados com a dengue, chikungunya e zik...

Anápolis vai sediar campanha para doação de medula óssea

03/11/2017

Jovens e mães, Eva e Karise são duas amigas que enfrentam o mesmo problema: a leucemia. Eva Araújo, ex-servidora da Prefei...