(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anvisa ouve reivindicações dos laboratórios goianos

Saúde Comentários 15 de junho de 2017

Um dos temas tratados durante o encontro foi a demora da fila de registro de medicamentos, grande preocupação do setor


Anápolis recebeu, no último dia 09, a presença do médico sanitarista e epidemiologista, Jarbas Barbosa da Silva Júnior, diretor- presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele veio participar da primeira edição do evento Diálogos Regulatórios, promovido pelo Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo). O encontro aconteceu nas dependências do Denali Hotel, onde estiveram também presentes dezenas de empresários e representantes de instituições de ensino superior: PUC-GO, UEG e UniEvangélica.
Também participaram do evento a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás e presidente da Câmara Setorial de medicamentos de Goiás (Casmed-GO), Maria Cecília Martins Brito; o conselheiro e presidente da Comissão de Direitos regulatórios da OAB-DF, Glauco Santos; o diretor adjunto da Anvisa, Pedro Ivo Sebba Ramalho; o presidente do Sindifargo, Heribaldo Egídio e o presidente executivo da entidade, Marçal Henrique Soares.
Após a abertura oficial, conduzida pelos presidentes Heribaldo Egídio e Marçal Soares, o evento teve sequência com uma explanação sobre a criação e os trabalhos do Grupo Avançado de Estratégia Regulatória (GAER), criado com o objetivo de fortalecer a área técnica do Sindifargo junto aos seus associados e também junto à Anvisa. Dentro deste propósito, foi contratada a consultoria da Register Medical Group, que estará auxiliando as ações do GAER.
O presidente da Anvisa abriu sua palestra saudando a diretoria do Sindifargo e enaltecendo a iniciativa de aproximar o setor regulado da Anvisa. O foco principal da palestra foi a fila para registro de medicamentos, uma questão que causa muita preocupação à indústria farmacêutica. O diretor-presidente da Anvisa adiantou que estão sendo estudadas várias medidas para se reduzir a fila, como por exemplo o agrupamento de processos para análise em bloco e a retirada de demanda que já não tenha mais interesse por parte do requisitante. Aliado a isso, ele destacou que uma série de mudanças estão sendo feitas no Portal da Agência e em diversas áreas, com o objetivo de melhorar a prestação de serviços, sobretudo, na área de medicamentos.
A superintendente da Suvisa-GO, Maria Cecília, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Câmara Setorial de Medicamentos, da qual o Sindifargo faz parte. Ela também enumerou uma série de medidas que estão sendo adotadas no intuito de agilizar o atendimento prestado pela vigilância sanitária goiana.
O presidente Heribaldo Egídio agradeceu a presença das autoridades e dos representantes dos laboratórios que atenderam ao chamamento para o evento que, segundo ele, terá novos desdobramentos tratando de interesses da indústria. “Vamos fazer uma agenda positiva, para que a gente possa estar junto com a Anvisa, a Suvisa-GO e o meio acadêmico debatendo temas de interesse comuns para que as nossas indústrias possam cada vez mais produzir com qualidade e inovação”, destacou o dirigente do Sindifargo, agradecendo a disponilidade das instituições em manter parcerias com o Sindicato.
Após o encontro, que contou com cerca de 70 participantes, foi oferecido um almoço no local, com a presença do deputado federal Alexandre Baldy, que é vice-presidente do Sindifargo e esteve também participando da reunião da entidade que fechou a agenda de trabalho.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Nova força-tarefa para combater a dengue, zika e chikungunya

16/11/2017

Durante solenidade realizada no Teatro Municipal, na última terça-feira,14, o Prefeito Roberto Naves reuniu dezenas de repr...

Dengue - Redução de casos economiza R$ 3,6 mi

09/11/2017

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Anápolis volta a intensificar os cuidados com a dengue, chikungunya e zik...

Anápolis vai sediar campanha para doação de medula óssea

03/11/2017

Jovens e mães, Eva e Karise são duas amigas que enfrentam o mesmo problema: a leucemia. Eva Araújo, ex-servidora da Prefei...

Anápolis tem alta incidência de sífilis

20/10/2017

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico da Sífilis, publicação técnica da Coordenação Estad...