(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Antigas erosões são combatidas em vários setores

Infraestrutura Comentários 31 de agosto de 2017

Equipes da Prefeitura estão monitorando e fazendo a recuperação de diversas áreas degradadas de Anápolis. Ao todo, são 12 pontos


Enquanto vários projetos estão aguardando a aprovação junto ao governo federal, a Prefeitura de Anápolis, com recursos próprios, está atacando com determinação o avanço de erosões antigas e perigosas, que estão engolindo o patrimônio público e o privado, além de colocar em risco a vida das pessoas. No bairro Arco-Íris, por exemplo, uma cratera começou a ser fechada.
A obra fica na Rua Daniel da Cunha Teles, onde uma galeria de água pluvial já está quase pronta em substituição à antiga, que não suportou a vazão ao se romper e iniciar uma erosão de grandes proporções e que ameaçou a casa do Marcelo Silva, 48.“O buraco chegou na porta de casa, depois que a drenagem rodou”, revelou o morador maltratado pelo problema e ainda desconfiado. “Vamos aguardar pra ver se dessa vez resolve”, disse ressabiado. È que ali, já houve vários remendos, que nunca resolveram a demanda.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Vinícius Alves de Souza, acompanha a evolução deste e de, pelo menos, outros 12 pontos que estão monitorados e serão solucionados pelo governo municipal. “Vamos fazer uma intervenção que vai resolver o problema de forma definitiva”, garantiu ao visitar o local, onde a obra será concluída na próxima semana. “A rede pluvial será toda reconstituída e a drenagem vai evitar novas situações. Em seguida, vamos fazer a compactação de terra e a pavimentação”, informou. Três caixas de contenção de grande porte, em três níveis diferentes, vão barrar a força da água da enxurrada.

Alívio
Na Rua Vinícius Teixeira Braga, no Sítio de Recreios Vale das Laranjeiras, ao fundo do Residencial Copacabana, uma frente de serviço já está no local e deve permanecer por mais 15 dias. Um alívio para os moradores de uma casa que fica ao lado da erosão. “Minha casa já está abalada. Tinha medo que acontecesse o pior, se nada fosse feito”, revelou Stefanie Dias Almeida, 20, que mora com o marido, a avó e um primo.
A situação se agravou desde que a caixa receptora da rede de água pluvial se rompeu há dois anos, abrindo uma vala que já rasgou a via pública e invadiu uma propriedade particular, numa grande extensão de prejuízos para o erário, para o proprietário da área e para o meio ambiente, já que minas d’água e uma lagoa natural estão sendo assoreadas. O trabalho de recomposição do manancial poderá ser feito depois da reconstituição da rede pluvial que já foi iniciada.

Próximas frentes
Ainda no mês de setembro, outras duas áreas serão recuperadas. Na Vila Formosa, onde uma das maiores erosões da cidade já teve o aterramento iniciado. Por questões de segurança, a intervenção definitiva será iniciada, com previsão de ser concluída no mês de outubro.
Já a Vila Santa Maria, onde alguns moradores já estão com as residências comprometidas e protegidas apenas por bananeiras, os trabalhos serão iniciados em seguida.
A Prefeitura também irá desenvolver ações com a participação da Defesa Civil do município para garantir a integridade da população atingida e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o objetivo de concluir a recuperação das áreas atingidas.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Infraestrutura

Secretaria fiscaliza queda brusca de vazão no Ribeirão Piancó

28/09/2017

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos está encaminha...

Drenagem urbana é um grande desafio para a gestão pública

28/09/2017

Durante encontro com empresários na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), ocorrido na noite da última qu...

Plano para recuperar estradas

14/09/2017

Para dar garantias de que, no período chuvoso, as estradas vicinais estarão em boas condições de escoamento da produção...

Antigas erosões são combatidas em vários setores

31/08/2017

Enquanto vários projetos estão aguardando a aprovação junto ao governo federal, a Prefeitura de Anápolis, com recursos p...