(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis X Anapolina: Tudo pronto para grande clássico da rodada de abertura do Campeonato Goiano de 2016

Esportes Comentários 29 de janeiro de 2016

Nesta quinta-feira,28, presidente da Federação Goiana de Futebol veio conhecer o novo gramado e as reformas feitas no Estádio Jonas Duarte. “Templo” já está pronto para receber Galo e Rubra


A primeira etapa das obras previstas do projeto de ampliação e reestruturação do estádio Jonas Duarte está finalizada e o principal espaço esportivo de Anápolis está apto para o início do Campeonato Goiano de Futebol na cidade que acontece neste domingo, 31, entre as equipes do Anápolis e Anapolina. O clássico promete reunir 10 mil torcedores do Galo e da Rubra, apelido das duas equipes.
A liberação foi realizada pelas instituições de segurança, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar através dos laudos competentes e atestada pelo presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta, pelo prefeito João Gomes, pelo deputado Rubens Otoni e demais autoridades que realizaram nesta quinta-feira, 28, a última inspeção no local, percorrendo as arquibancadas, áreas de convivência, vestiários, banheiros e, por final, o novo campo que foi todo rebaixado. Faltam apenas os retoques finais que incluem a demarcação do campo e serviços de limpeza.
O presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, aprovou esta primeira fase de intervenções no Jonas Duarte. “Fico feliz pelo empenho das autoridades que estão fazendo com que o estádio tenha uma cara nova. Estas intervenções vão credenciar este espaço para dar suporte ainda mais às nossas competições estaduais e nacionais”, afirmou o presidente. Um dos autores da emenda que garantiram verbas para a reforma do estádio, o deputado federal Rubens Otoni citou a importância de beneficiar o esporte através das obras no Jonas Duarte.
O prefeito João Gomes destacou a importância da finalização desta primeira etapa das obras mencionando que esta vem em benefício aos milhares de torcedores que vão lotar o estádio no próximo domingo. “Trabalhos muito nestes últimos meses e o resultado está aqui. Com certeza, os anapolinos vão sentir a diferença do nosso novo estádio e ficar ainda mais ansiosos pelas intervenções que estão por vir. Esperamos um bom jogo no domigo”, finalizou o prefeito.

Últimas intervenções
O plantio do gramado foi concluído e os serviços de adubação, tratamento, nivelamento e irrigação do campo serão contínuos. A mureta que receberá os alambrados também foi concluída, e ainda, os serviços de pintura e reparos de iluminação. Antecipando um serviço que estava previsto para a próxima fase da obra, foram concluídas, também, a reforma de quatro dos oito banheiros, que apresentavam estado crítico de conservação.

Projeto
A reforma do Estádio Municipal Jonas Duarte permite a ampliação do principal espaço esportivo da cidade. Serão feitos também uma nova arquibancada, contemplando três pavimentos: subsolo; térreo e nível superior, estrutura onde os torcedores ficam. Após as intervenções, a capacidade do estádio passará de 10 mil atuais para 15 mil pessoas que poderão acompanhar de perto os jogos.

Dentro do projeto, serão utilizados cerca de 1.160 m³ de concreto armado e mais de 116 toneladas de aço. A previsão é que tudo seja concluído em 2016. Durante os serviços o estádio continuará funcionando. A intenção é dar comodidade e atender aos torcedores que valorizam esse espaço. Além das arquibancadas, haverá ampliação da lanchonete, dos vestiários, do espaço para árbitros e comissão técnica, e toda a parte administrativa.

Histórico dos clubes anapolinos

A ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ANAPOLINA nasceu no dia 1º de janeiro de 1948. O nome do clube foi sugerido por Moisés Roriz. A primeira diretoria foi empossada no dia 1º de fevereiro daquele ano, tendo como presidente Gisberto Ferraresi. O primeiro jogo aconteceu em 18 de abril de 1948. A RUBRA derrotou o Ferroviário Esporte Clube, de Araguari, por 3x2. Dona de uma torcida fervorosa e apaixonada, a Anapolina teve seu momento histórico na década de 80, quando montou um dos maiores times do futebol anapolino, liderado por Sávio; Ney, Mateus e companhia. Em 1981 foi campeã goiana dentro de campo, diante do Goiás, mas perdeu o título no tapetão. No mesmo ano foi vice-campeã da Taça de Prata, que hoje equivale ao Campeonato Brasileiro da Série B. Cinco vezes campeã amadora de Anápolis, vice-campeã goiana em 81, 83 e 2000; terceiro lugar no Brasileiro da Série C de 1998; nono lugar no Brasileiro da Série A em 1982; e campeã goiana da Divisão de Acesso em 2013. O clube atualmente é presidido pelo empresário Leandro Ribeiro da Silva.


O ANÁPOLIS FUTEBOL CLUBE foi fundado no dia 1º de maio de 1946, por um grupo de carroceiros. Inicialmente, adotou o nome de Operário Futebol Clube. Em 1947, conquistou o seu primeiro título estadual. Era a primeira vez que um time do interior ganhava o campeonato que não é reconhecido pela federação goiana de futebol. Em 1951 muda de nome e passa a ser o Anápolis Futebol Clube. O clube conquistou o campeonato regional de 1954. Também não reconhecido pela FGF. Na década de 60 ganhou os apelidos: Galo da Comarca, Tricolor da Manchester e Time dos Carroceiros. Já na era profissional, em 1965, sagra-se campeão estadual. O time campeão tinha nomes como Sorriso; Nina; Osmar, Paraguaio e Áli; Genésio e Eudécio; Zezito; Dida, Nelson Parrilla e Deca. O técnico era Agnaldo Felisberto, o Caxambu. No ano seguinte disputou a Taça Brasil, sendo o primeiro clube do interior de Goiás a participar desta competição. Três vezes campeão amador; campeão da Copa Goiás em 1967; campeão da Taça Cidade de Anápolis de 2011; vice-campeão goiano em 68, 95, 96 e 98; e bicampeão goiano da Divisão de Acesso em 1990 e 2012. O clube atualmente é presidido pelo empresário Mário Alves.

Autor(a): Da Redação

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Esportes

Times da Cidade já projetam o próximo Goianão

18/08/2017

O Campeonato Goiano de 2018 terá três representantes da Cidade: Grêmio Anápolis, Associação Atlética Anapolina e Anáp...

Abertas as inscrições para os Jogos da Primavera

18/08/2017

A mais tradicional competição esportiva de Anápolis já está com inscrições abertas. Alunos de escolas das redes públi...

Quem será o campeão?

10/08/2017

Termina, neste domingo, a temporada 2017 para o futebol anapolino e com bons resultados. Associação Atlética Anapolina e G...

Goiânia recebe o Grêmio Anápolis no Estádio Olímpico

03/08/2017

A primeira partida entre Grêmio Anápolis e Goiânia foi marcada por um lance polêmico: o árbitro Wilton Sampaio marcou um...