(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis recebe prêmio de reconhecimento

Geral Comentários 05 de maio de 2016

Reconhecimento às iniciativas locais foram conferidas pela Federação Goiana dos Municípios


O projeto Unidade Agroecológica da Prefeitura de Anápolis rendeu ao prefeito João Gomes o título de “Prefeito Amigo da Agricultura Familiar”, conferido pela Federação Goiana dos Municípios (FGM). A solenidade de premiação aconteceu durante o encerramento da 14ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar, no último dia 29, no município goiano de Urutaí. A entidade certificou projetos de estímulo ao surgimento de cooperativas e associações de agricultores familiares e ao desenvolvimento e incremento da comercialização de produtos agrícolas dos municípios de Anápolis, Mineiros, Rio Verde, Mundo Novo, Brazabrantes, Valparaíso de Goiás, Cristalina e Mimoso de Goiás.
O prefeito João Gomes participou do evento junto com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Air Ganzarolli, com o diretor de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Álvaro Gonçalo. A primeira-dama Lucimar Gomes também o acompanhou à premiação.
O diretor de Agricultura e Abastecimento, Álvaro Gonçalo, explica que a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, implantou, em 2010, a Unidade Agroecológica, na antiga Escola Agrícola. O objetivo da iniciativa foi divulgar, incentivar e capacitar agricultores familiares durante a produção. Após a formação de um grupo de produtores, surgiu a necessidade da criação de uma associação de produtores para a consolidação do grupo, denominada Associação dos Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (Aproar), que congrega cerca de 30 produtores familiares.
A última ação do projeto foi a criação da primeira Feira Agroecológica de Anápolis (Feagro), que reúne apenas agricultores familiares associados ao Aproar. Oprojeto busca melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades rurais. Além disso, estimula a prática da agricultura orgânica com base em um processo produtivo de baixo custo sem o uso de agrotóxicos. A Unidade Agroecológica integra as várias ações da Prefeitura de Anápolis em prol do meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis que a atual administração desenvolve.
Criado em 2010, o projeto promove palestras, cursos, oficinas e integração com as faculdades do município e região para a conscientização da importância da agroecologia e agricultura orgânica. Segundo o diretor de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Álvaro Gonçalo, o objetivo do projeto é divulgar a produção de alimentos sem agrotóxico. “Os produtores rurais e estudantes da área aprendem que esse tipo de produção faz bem para o meio ambiente e também para a qualidade dos alimentos”, falou.

A premiação

Segundo o presidente da FGM, Divino Alexandre da Silva, o prêmio visa valorizar as boas ações desenvolvidas pelos prefeitos, mesmo com os problemas que atingiram o País nos últimos meses. “A agricultura familiar, alicerçada em pequenos proprietários com mão de obra de obra familiar, é responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros. É por isso que os municípios devem valorizar e incentivar essa prática”, detalhou Divino Alexandre.
De acordo com o superintendente de relações institucionais da FGM, Haroldo Naves, o prêmio recebeu as inscrições de 106 projetos, dos quais apenas oito cumpriram com todos os requisitos determinados no edital da premiação. Os projetos selecionados receberam uma carta de crédito personalizada do Sebrae contemplando duas capacitações para os municípios, além de um diploma certificado pela FGM e por entidades parceiras, como o Instituto Federal (IF) Goiano.

Autor(a): Da Redação

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Cartões do Renda Cidadã estão no radar do MPF

20/04/2018

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), por meio de sua Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), instaurou, na últi...

Memorial resgata parte da história do classismo e da economia local

20/04/2018

Um acontecimento casual levou à descoberta de um acervo importante para o resgate da história da Associação Comercial e I...

Mãe se diz punida, apenas, pelo seu inconformismo

20/04/2018

Desde a morte do filho, Paulo Gabriel Lopes Tonetto, ocorrida em novembro de 2014, quando o mesmo contava, então, com 24 ano...

PRF se engaja em campanha “Eu sou do bem, Eu sou de Deus”

20/04/2018

Na manhã da última quarta-feira, 18, mais um passo importante foi dado para tornar nacionalmente difundida a campanha “Eu...