(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis pode sofrer com a falta de água em 2018, segundo a SANEAGO

Geral Comentários 05 de julho de 2018

São 66 as cidades goianas que correm o mesmo risco. Relatório foi feito a pedido do Ministério Público


Mesmo com as recentes obras de transposição de águas do Ribeirão Capivari para o Ribeirão Piancó, onde fica o sistema de captação de água “bruta” que é elevada para a Estação de Tratamento, no Jardim das Américas I Etapa, Anápolis pode registrar escassez, ou, desabastecimento, ainda este ano. É o que aponta um relatório feito pela SANEAGO, a pedido do Ministério Público Estadual. Nele, a Empresa admite que mais de seis dezenas de cidades goianas poderão ter o abastecimento de água afetado durante o período de estiagem em 2018. O documento, também, aponta as medidas que devem ser tomadas pela Estatal para diminuírem-se as consequências. O relatório é de finalidade exclusivamente técnica, e traz junto as ações planejadas para a garantia do abastecimento.
De acordo com a Empresa, atualmente, não há risco de faltar água no Estado. Ela alega que monitora a situação dos mananciais e reservatórios na capital e no interior, além de promover ações que visam a regularidade no fornecimento de água. Todavia, justifica que, por se tratar de período de estiagem, a orientação é para o uso consciente das reservas domiciliares de água tratada. O documento, assinado pelo Presidente da SANEAGO, Jales Fontoura de Siqueira, foi divulgado pelo promotor Delson Leone Júnior, do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente e Urbanismo do MP-GO.

As providências
O relatório aponta que em Goiânia, o consumo elevado durante a estiagem, a vazão insuficiente nos sistemas João Leite e Meia Ponte, bem como a redução do nível de água na captação, são fatores que geram risco para o abastecimento de todos os bairros da Capital durante a estiagem. E, para diminuírem-se os efeitos, a empresa afirma que pretende distribuir a água captada e tratada, fazendo manobras no abastecimento dos reservatórios, com divulgação pública da forma como o procedimento será feito, abastecer hospitais asilos e escolas com caminhões-pipa, mediante a solicitação dos responsáveis, a plena operação do sistema produtor Mauro Borges, entre outras iniciativas. Estas medidas serão adotadas nas demais 65 cidades que correm o risco de desabastecimento. Na maioria delas, a Empresa pretende furar novos poços artesianos e interligá-los para potencializar o abastecimento.
Dentre as cidades que podem ter o abastecimento afetado durante a estiagem, na região metropolitana de Goiânia, estão: Goiânia: (todos os bairros abastecidos pelos sistemas produtores João Leite e Meia Ponte); Aparecida de Goiânia: (bairros abastecidos pelos sistemas Independência Mansões, Madre Germana, Lages e Tiradentes); Abadia de Goiás; Aragoiânia; Bela Vista de Goiás; Guapó, Nerópolis e Trindade.
Entorno do Distrito Federal: Cidade Ocidental: (região abastecida pelo Ribeirão Saia Velha); Cristalina: (região abastecida pelo Córrego Embira); Luziânia: (região abastecida pelo Ribeirão Palmital); Novo Gama; Valparaíso de Goiás: (região abastecida pelo Ribeirão Saia Velha); Formosa e Planaltina.
.Interior: Água Limpa; Anápolis; Araçu; Araguapaz; Arenópolis; Avelinópolis; Bom Jardim de Goiás; Buriti Alegre; Campo Alegre de Goiás; Carlândia; Caturaí; Cezarina; Cidade de Goiás; Cocalzinho de Goiás; Corumbaíba; Crixás; Cumari; Formoso; Goiandira; Goianésia; Goiatuba; Hidrolina; Indiara; Ipiranga de Goiás; Iporá; Jussara; Mairipotaba; Maurilândia; Morrinhos; Mozarlândia; Mundo Novo; Mutunópolis; Nova Crixás; Novo Brasil; Ouvidor; Petrolina de Goiás; Piranhas; Pirenópolis; Pires do Rio; Pontalina; Rio Verde; Sanclerlândia; Santa Fé de Goiás; São Luís de Montes Belos; São Miguel do Passa Quatro; São Patrício; Silvânia; Souzalândia; Taquaral de Goiás, Varjão e Vianópolis.

Autor(a): Da Redação

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Geral

Previdência alerta para novo golpe de estelionatários

16/11/2018

Os servidores públicos devem estar atentos a um golpe que vem sendo aplicado por estelionatários. Por meio de carta e de co...

Multas e débitos de veículos já podem ser parcelados no cartão

16/11/2018

O parcelamento de infrações de trânsito já estão valendo em Goiás, desde a última segunda-feira, 12, pelo programa Par...

Assembleia Legislativa analisa convalidação do ICMS em Goiás

16/11/2018

O governador José Eliton encaminhou na terça-feira, 13, para apreciação da Assembleia Legislativa, o projeto de lei que c...

Campeonato de Tiro Esportivo reúne mais de 400 competidores do País em Anápolis

16/11/2018

Mais de 400 atiradores de todos os estados brasileiros participam da Etapa Final do XXXI Campeonato Brasileiro e Open Interna...