(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis é líder no ranking de transparência em Goiás

Geral Comentários 10 de junho de 2016

Levantamento feito pelo Ministério Público Federal avalia os portais de transparência mantidos pelos estados e municípios. Anápolis atingiu a nota máxima nesta avaliação


O Ministério Público Federal (MPF) divulgou na última quarta-feira,08, a nova classificação nacional dos portais da transparência de estados e municípios brasileiros, conhecida como Ranking da Transparência. O projeto, de autoria da Câmara de Combate à Corrupção do MPF, avaliou portais de 5.567 municípios, 26 estados e do Distrito Federal. O balanço das ações civis públicas propostas também foi divulgado.
A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Ação nº 4/2015 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados “boas práticas”. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.
Na primeira análise dos portais, em 2015, apenas sete municípios e um estado conquistaram nota 10 na avaliação. Já nesta segunda análise, o número de municípios com a nota máxima subiu para 120, enquanto o de estados subiu para três.
O Índice Nacional de Transparência – média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros - aumentou cerca de 30% entre a primeira e a segunda avaliação. De 3,92, em 2015, subiu para 5,15 em 2016. A listagem completa com a nota de todos os municípios está disponibilizada no portal www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br.
O projeto tem o objetivo de fiscalizar o cumprimento das leis de transparência pelos entes políticos e de incentivar a publicidade na Administração Pública e o controle social das receitas e despesas, a fim de prevenir a prática de corrupção.
Divulgado nacionalmente em dezembro de 2015, o projeto mostrou que o Governo do Estado de Goiás ficou na 13ª colocação, ao lado de Alagoas e Pará, no índice de transparência das contas públicas. Entre as capitais, Goiânia aparecia na 22ª colocação.
Pela nova avaliação, o Governo do Estado de Goiás aparece em 4° lugar. Já a capital Goiânia, embora tenha obtido uma pontuação ligeiramente maior nesta nova fase, caiu para a 25ª colocação entre as capitais.

Anápolis
O Município de Anápolis segue em 1° lugar no ranking entre os municípios goianos com o melhor índice de transparência pelos critérios avaliados no projeto, obtendo nota máxima desta vez.
A nota 10 atribuída a Anápolis é fruto do Portal da Transparência da Prefeitura que é diariamente atualizado. São informações acessíveis e que podem ser consultadas, a qualquer hora, em um link de fácil visualização no site anapolis.go.gov.br. Lá podem ser encontrados todos os atos oficiais da administração que tem como carro chefe o Diário Oficial, publicação da Prefeitura que divulga a maioria das informações consideradas para o levantamento. O Diário Oficial, desde a sua implementação em maio de 2010, terá publicado, até o fim deste ano, 1.614 edições.
O prefeito João Gomes disse que, a partir do momento que Anápolis recebeu nota 9,1, orientou todas as secretarias da Prefeitura para que fosse buscada a avaliação máxima, mas o gestor confessou que ficou surpreso com o alcance da nota 10 em seis meses. “Faço um agradecimento a toda equipe da administração que doou todos os seus esforços para que pudéssemos chegar a esse patamar”, disse o prefeito. (Com informações do MPF-GO e da Prefeitura de Anápolis)

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

UniEVANGÉLICA - Seminários destacam direitos da pessoa com deficiência

20/09/2018

Foi promovido nesta semana na UniEVANGÉLICA o Seminário dos Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa d...

Regulamenta lei que proíbe fabricação e uso do cerol

20/09/2018

O governo de Goiás editou o Decreto n° 9.316, de 18 de setembro de 2018, que regulamenta a Lei n° 17.700/2012, que dispõe...

Comarca de Anápolis fica de fora do plano para a expansão de novas varas

20/09/2018

A Comarca de Anápolis ficou de fora da primeira fase do plano de reestrutura judiciária, definido pela Lei 20.254/18, que d...

Vereador destaca do Dia do Vicentino

20/09/2018

Em discurso no pequeno expediente, durante a sessão ordinária da última quarta-feira,19, o vereador Lisieux José Borges (...