(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis terá o Dia Mundial Sem Carro

Esportes Comentários 18 de setembro de 2014

Movimento que começou no Brasil em 2001, hoje tem adesão de diversas cidades


Que tal aproveitar a Semana da Mobilidade e fazer um percurso a pé ou de bicicleta. Esta é a proposta do Dia Mundial sem Carro, que terá programação em Anápolis no próximo dia 21, no Parque Ipiranga a partir das 08 horas, com o apoio da Prefeitura Municipal.
Segundo informou Edergênio Vieira, da Secretaria de Meio Ambiente, o objetivo do evento é lançar uma espécie de manifesto/reflexão acerca do uso do carro, como veículo de transporte pessoal, nas médias e grandes cidades. A programação será ampla, começando com um café da manhã oferecido aos participantes e, logo em seguida, haverá uma “bicicletada”, sorteio de brindes e outros atrativos para chamar a atenção da população.

O que é?
A história do Dia Mundial Sem Carro - DMSC começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Europeia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 comunidades. No ano seguinte, foram 1683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade.
No Brasil, a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT); Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG), Joinville (SC) e São Luís (MA). Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005.
A cada ano que passa, mais e mais pessoas, entidades da sociedade civil e governantes veem no Dia Mundial Sem Carro, uma oportunidade para se sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões relacionadas à mobilidade urbana, como: saúde; qualidade de vida; poluição, orçamento e acidentes.
A proposta é que o Dia Mundial Sem Carro e a Semana da Mobilidade se espalhem por várias cidades do País. A agenda sugerida pela ONG Dia Mundial sem Carro (www. diamundialsemcarro.org.br) é que a semana comece no dia 16 de setembro e tenha um grande encerramento no dia 22 de setembro, que é consagrado como o Dia Mundial Sem Carro.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Esportes

Quem será o campeão?

10/08/2017

Termina, neste domingo, a temporada 2017 para o futebol anapolino e com bons resultados. Associação Atlética Anapolina e G...

Goiânia recebe o Grêmio Anápolis no Estádio Olímpico

03/08/2017

A primeira partida entre Grêmio Anápolis e Goiânia foi marcada por um lance polêmico: o árbitro Wilton Sampaio marcou um...

A um empate do acesso

03/08/2017

Oito meses de trabalho resumidos em 90 minutos... Esta é a situação da Associação Atlética Anapolina, que vai receber, ...

Garotada do Grêmio Anápolis quer surpreender o favorito Goiânia

27/07/2017

O Grêmio Anápolis, dos times semifinalistas, foi o que mais sofreu, conquistando a vaga nos minutos finais da última parti...