(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis tem dois supersônicos em exposição pública

Geral Comentários 03 de dezembro de 2010

Monumento Mirage F-103 foi entregue em solenidade militar marcada pela emoção, com a presença dos primeiros pilotos de caças supersônicos do País, os “Dijon Boys”


Anápolis é uma das poucas cidades, no mundo a ter duas aeronaves supersônicas em exposição aberta e permanente ao público. A primeira foi instalada na Praça Americano do Brasil, na região central e, a segunda, na entrada da Base Aérea, às margens da BR-414. Esta, inaugurada no último dia 30. O Monumento Mirage F-103 foi entregue durante solenidade militar marcada pela emoção, com a presença de cinco de um total de oito pilotos da primeira geração de caças supersônicos, chamados de “Dijon Boys”, numa alusão à viagem que fizeram à França para receber os aviões e a tecnologia, muito avançada para a época. Isto, no ano de 1972, portanto, há 38 anos.
Os caças F-103 Mirage foram desativados em 2005, depois de 32 anos de operacionalidade, preservando a soberania do espaço aéreo nacional. A frota foi renovada com o Mirage 2000 e, futuramente, deverá receber outra geração de aeronaves ainda mais modernas, que serão adquiridas através do Projeto FX do Governo Federal.
O Tenente Coronel Aviador Jorge Frederico Bins, um dos “Dijon Boys” presentes à inauguração do monumento, foi o porta-voz do grupo. Ele lembrou que toda equipe, não só os pilotos, mas também os técnicos foram muito bem recebidos na França. Aquele momento, segundo ele, foi um dos grandes marcos para a aviação de caça e para a defesa aérea do País, que, então, inaugurava uma nova fase. O brigadeiro Ivan Moacir da Frota que já comandou a Base Aérea de Anápolis por duas ocasiões, discursou no palanque de autoridades e, emocionado, disse que estava se “sentindo em casa” e que o monumento ora inaugurado tem uma grande simbologia, que é a preservação da história da Força Aérea do Brasil.
O comandante da Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Alcides Teixeira Barbacovi destacou, além do aspecto histórico, o fato de o monumento ser, também, mais um elemento a reforçar a integração entre a Base Aérea e o Município. “Queremos que essa aeronave, aqui na entrada da nossa Base, seja mais um cartão postal da Cidade”, disse.
Antes da entrega do monumento, as autoridades militares e civis participaram do descerramento da placa do “Campo Marechal Márcio de Souza e Mello” na área de embarque e desembarque de passageiros e tripulantes localizada no interior da unidade. O nome faz uma homenagem ao ex-ministro da Aeronáutica que, em 1970, autorizou a construção da Base Aérea de Anápolis. “Estamos resgatando essa memória que é importante para a cidade, para o Estado e para o Brasil”, enfatizou Barbacovi.
O Major Brigadeiro Sérgio Peinado Mingorance, comandante do 6º Comando Aéreo Regional confirmou as informações de que a Força Aérea deve fazer grandes investimentos na unidade operacional de Anápolis, inclusive, com a implantação de um parque tecnológico. A expectativa é de que, nos próximos 10 anos, a Base Aérea seja praticamente duplicada.


Nomes dos oito “Dijon Boys”
Coronel Aviador Antônio Henrique Alves dos Santos
Tenente Coronel Aviador Jorge Frederico Bins
Tenente Coronel Aviador Ivan Moacir da Frota
Major Aviador Ronald Eduardo Jaeckel
Major Aviador Ivan Von Trompowsky Douat Taulois
Major Aviador Lúcio Starling de Carvalho
Major Aviador Thomas Anthony Blower
Capitão Aviador José Isaías Vilaça

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...