Um dia inteiro reservado para a busca de novos talentos de velocidade do atletismo de Anápolis. Este é o principal objetivo do Festival de Velocidade de Atletismo, promovido pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação Programa Zatopek. Os testes serão realizados através de provas de velocidade neste sábado, 15, a partir das 08 horas, na pista de atletismo da UniEvangélica, instituição parceira do programa.
O coordenador do Zatopek, Marcos Bonfim, explica que o festival procura interligar as escolas que estão trabalhando com atletismo, na busca de novos talentos para as provas de velocidade. Ele afirma que a seleção dos jovens que participarão do Festival de Velocidade foi realizada nas escolas do município nas quais ocorre a prática do atletismo e através de inscrições realizadas na coordenação do programa. Estarão reunidos os principais atletas que se destacam nos treinamentos realizados de forma rotineira, disse.
Estes participarão de provas masculinas e femininas, nas categorias pré-mirim, mirim, menores e juvenil, nas provas de velocidade de 60, 75, 100, 200, 250, e 400 metros, além dos revesamentos 4 x 75 m; 4 x 100 e revesamento medley. Segundo o coordenador, a expectativa é de reunir cerca de 200 atletas da rede municipal e estadual de ensino da cidade.
Ainda de acordo com Marcos Bonfim, as novas descobertas do Festival de Velocidade serão convidadas a compor o Núcleo de Excelência de Atletismo do programa Zatopeck, onde poderão aprimorar os seus treinamentos. Este será um dos maiores eventos da cidade para a busca de atletas de destaque que poderão trazer resultados cada vez melhores para eles e para a cidade, finalizou.
Programa Zatopek
Pelo oitavo ano consecutivo, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve as atividades do programa Zatopek. A ação atende mais de 1.500 crianças e adolescentes em campeonatos interescolares e treina atletas do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE) nas categorias de salto a distância, salto triplo, corridas de velocidade, fundo e meio-fundo, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura.
A Prefeitura de Anápolis disponibiliza profissionais para que o treinamento seja completo. Técnicos, auxiliares, fisioterapeuta e fisiologista realizam atendimentos durante os treinos e acompanham o desenvolvimento dos competidores. As atividades do Zatopek contam com duas frentes: a primeira relacionada às competições interescolares envolvendo alunos das redes municipal, estadual e privada.
Uma vez por mês as escolas se encontram para disputar provas de fundo, que variam de 1.609 metros a 6 km. Através desta competição, os estudantes ranqueados podem participar do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE). A segunda frente trata-se da equipe que cuida dos alunos/atletas que se destacam no circuito escolar e que, posteriormente, formam o Núcleo de Excelência.
Comentários
Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.