(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis sedia Encontro Regional de Astronomia

Geral Comentários 20 de fevereiro de 2015

Evento visa a capacitação dos professores da cidade e região em ensino de astronomia e ciências espaciais


Anápolis recebe, pela segunda vez, o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). O evento está na sua 56ª edição e é realizado até sábado, 21, na sede do Instituto Federal de Goiás, pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
A abertura oficial da programação aconteceu na quinta-feira, 19, e contou com as presenças do prefeito João Gomes, dos secretários municipais Fabrízio Ribeiro (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Virgínia Melo (Educação), do professor doutor que a integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, João Batista Canalle, e da vereadora Maria Geli Sanches.
O evento promove a capacitação dos professores da cidade e região em ensino de astronomia e ciências espaciais e também de universitários interessados pelo tema. Toda a programação é gratuita e conta com palestras e oficinas. O professor João Batista Canalle ressaltou que tudo foi preparado para que o conhecimento seja repassado. “Vamos mostrar como podemos incluir nas salas de aula um tema tão importante com materiais didáticos e também por meio da prática como, por exemplo, a observação do sol”, explicou.
Segundo o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabrízio Ribeiro, nesta edição do encontro, os participantes também terão atividades lúdicas, como a instrução de como elaborar foguetes de garrafas pet. “Estamos aliando teoria e prática e assim o encontro se torna mais atrativo”, observou.
A secretária municipal de Educação, Virgínia Melo revelou que Anápolis se destaca nos investimentos na rede de ensino por aliar conhecimentos em vários setores. “À medida que o professor consegue colocar na criança a vontade de pesquisar e buscar informações além dos livros, temos futuros profissionais de excelência que se destacam em qualquer profissão que escolherem. E isso começa pela educação básica que oferecemos”, disse.
O prefeito João Gomes ressaltou que a Administração Municipal projeta Anápolis para ser referência na área da ciência e tecnologia. “É um conjunto de ações. Ajudamos na construção da sede do IFG aqui na cidade que hoje é um grande parceiro na realização de eventos como este. Temos ainda a preocupação na formação constante dos nossos professores que levam para as salas de aula conteúdos de forma dinâmica que permitem um aprendizado mais rápido. Ainda construímos o Planetário Digital que atrai estudantes de outras cidades e nos torna referência de qualidade nesta área”, diz.

Resultados
Segundo a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, a prova de que esse mecanismo funciona está em Anápolis. Em 2013, apenas duas unidades escolares participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), sem conquista de medalhas. Já no ano seguinte em que houve a realização do encontro na cidade, das quase 30 unidades escolares que participaram da OBA, foram conquistadas 24 medalhas, inclusive uma na Mostra Brasileira de Foguetes.

Serviço
56º EREA Encontro Regional de Ensino de Astronomia
Período:19 a 21 de fevereiro, a partir das 8 horas
Onde: Instituto Federal de Goiás (IFG) – Avenida Pedro Ludovico – s/n – Residencial Reny Cury
Entrada franca – Inscrições no Planetário Digital de Anápolis – 3902-2728

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Uma viagem de realidade e ficção a Praga

18/08/2017

Tudo começou numa viagem de família à Praga, capital da República Tcheca, em 2013. A cidade antiga, cheia de belezas e de...

Anápolis recepciona interessados em conhecer os cursos

18/08/2017

O Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, realiz...

Ministério oferece cursos gratuitos e a distância

18/08/2017

Estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação profissional na área do turismo com subsídios do Programa ...

Governo espera cadastrar 15 mil estudantes

18/08/2017

Depois de ter sido lançado em Anápolis, recentemente, o programa Passe Livre Estudantil foi apresentado de forma detalhada,...