(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis se destaca entre as principais cidades digitais do País

Cidade Comentários 24 de abril de 2014

Em 2012, foi realizado um ranking nacional com 100 cidades digitais e o Município alcançou a sexta posição, sendo a melhor colocada de toda região Centro-Oeste


Levantamento feito pela Rede Cidade Digital aponta que Goiás possui 44 cidades digitais. Esta análise faz parte do mapeamento de municípios - realizado pela RCD - que apresentam ou estão em desenvolvimento de iniciativas de tecnologia da informação e comunicação (TIC), como disponibilização de sinal gratuito de internet para sua população e programas de governo eletrônico (e-gov).
Goiás soma-se a outros 17 estados já mapeados, totalizando mais de 700 municípios já referenciados. As cidades inseridas no mapa são definidas por meio de sistematização de dados tendo como base a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações de veículos oficiais de comunicação das prefeituras e governos estaduais.
"O importante é que estas localidades estão na vanguarda e têm condições de oferecer serviços de qualidade e, mais que isso, de atender à legislação e ao clamor popular para uma gestão pública transparente", avalia o diretor da RCD, José Marinho.
Os critérios para a indicação de cidade digital partem do princípio de que estes municípios atendam, no mínimo: o fornecimento de sinal de internet (Wi-Fi) gratuito para os cidadãos, em sua totalidade ou em determinada área; e/ou, disponibilidade de ferramentas e infraestrutura e-gov, como serviços de atendimento via web ou ligação de órgãos e prédios públicos por meio de cabeamento óptico.
A Rede Cidade Digital é um veículo de comunicação virtual dirigido especialmente a gestores públicos, pesquisadores, empreendedores e cidadãos ligados aos temas de inclusão digital, governo eletrônico, soluções tecnológicas para municípios, smart cities, eventos e inovações que representem o desenvolvimento das localidades e das pessoas.

Ranking
Em 2012, Anápolis alcançou a 6ª. posição na segunda edição do Índice Brasil de Cidades Digitais (IBCD), através de um levantamento feito pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) em parceria com a Momento Editorial. Na primeira edição, o Município ocupava a 49ª. posição neste ranking, que tem como objetivo aferir o aumento dos investimentos no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs),tanto para melhorar a eficiência dos seus processos de gestão como os serviços prestados ao cidadão.
Dos 100 municípios do ranking de 2012, 58 estão situados na região Sudeste; 25 na região Sul; 12 na região Norte; 03 na região Centro Oeste e 02 na região Norte. Os 10 municípios brasileiros que obtiveram melhor pontuação na pesquisa, foram, pela ordem: Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Campinas (SP), Sorocaba (SP), Anápolis (GO), Porto Alegre (RS), Jundiaí (SP), Guarulhos (SP) e Santos (SP).

Praças digitais
A vanguarda de Anápolis como Cidade Digital, resulta de investimentos feitos ao longo dos anos pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, sendo que um dos carros-chefes é a oferta de internet gratuita. Hoje, a rede mundial de computadores pode ser acessada em 26 parques e praças da Cidade. O projeto começou a ser implantado em 2001 e, até o final deste ano, segundo o titular da Pasta, Fabrízio Ribeiro, a intenção é chegar a 50 pontos. Cada ponto permite em torno de 100 conexões ao mesmo tempo, o que possibilita uma carga de até 2,6 mil pessoas conectadas simultaneamente, sendo que a capacidade diária gira em torno de 40 mil usuários.
Os locais serão equipados com o sinal wi-fi, ou seja, acesso livre e gratuito à internet. Para utilizar o serviço, basta entrar no site da Prefeitura de Anápolis, www.anapolis.go.gov.br, clicar em Wi-Fi – Praças Digitais, acessar o link http://anapolisdigital.com e fazer o cadastro. Será gerada uma senha que permitirá o acesso à rede gratuita em um dos 20 pontos disponíveis. O cadastro atende todas as normas do Ministério da Comunicação e da Anatel.
Além das praças digitais, a Prefeitura desenvolve outras iniciativas para a popularização da internet, como os Telecentros. Atualmente, existem oito unidades implantadas, em diferentes regiões do Município, cada qual equipado com 11 computadores com impressora laser e internet banda larga. No ano passado, cerca de 30 mil pessoas foram atendidas nos espaços comunitários. E ainda, o Centro de Recondicionamento de Computadores, um projeto de tecnologia social que atua em três vertentes: educação ambiental, inclusão digital e inclusão social. O Centro recebe doações de equipamentos para recondicionamento e, com este material, oferece cursos de manutenção de hardware- montagem, limpeza, testes e dicas- e suporte em softwares (programas). Os computadores recondicionados são doados para ações de inclusão digital nas escolas da rede municipal ou entidades assistenciais.


O que é Cidade Digital?
Cidade Digital é um termo utilizado para municipalidades que executam iniciativas que visem diminuir as distâncias entre cidadãos, governos e instituições através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Uma Cidade Digital tem por principio a aplicação das TICs, buscando benefícios para a gestão do município e atendimento ao cidadão – desde ações de democratização do acesso à internet até os mais modernos sistemas de gerenciamento de dados. Por ser um conceito amplo, uma cidade digital se caracteriza por estar inserida na moderna sociedade da informação, possibilitando aos seus cidadãos, acesso às ferramentas digitais como extensão natural de seu modo de vida. (Com informações da Rede Cidade Digital, CPqD e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia)

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Obras nas ruas Amazílio Lino e Radial Sul na reta final

21/09/2017

Obras importantes de drenagem foram feitas nas avenidas Radial Sul e Amazílio Lino de Souza, na Vila Goiás, para evitar que...

Ipês amarelos na Avenida Brasil

21/09/2017

Enquanto são finalizadas as obras do Plano de Mobilidade Urbana no curso da Avenida Brasil, a Prefeitura, por meio da Secret...

Vice-Governador faz anúncio de projetos para expansão industrial

21/09/2017

O Vice Governador José Éliton participou, na noite da última quarta-feira, 20, de reunião com empresários na Associaçã...

Sucesso da exposição agropecuária em seu novo parque, na BR-153

14/09/2017

A 61ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana) está sendo realizada em novo espaço, neste ano, o Sindicato Rural d...