(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis recebe Semana Nacional de Conciliação

Justiça Comentários 14 de novembro de 2014

Evento que visa promover agilização de processos, vai acontecer no período de 24 a 28 próximos, com várias ações


A Comarca de Anápolis sediará, entre os dias 24 a 28 deste mês, a nona edição da Semana Nacional de Conciliação. O evento acontecerá em diversas localidades do País, numa promoção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais de justiça dos estados. Em Goiás, além de Anápolis, a ação acontecerá em Goiânia; Aparecida de Goiânia, Caldas Novas e Rio Verde.
Segundo o diretor do Fórum, juiz Carlos Limongi Sterse, todos os preparativos estão sendo ultimados para receber a estrutura do evento. Serão levados ao movimento de conciliação, processos que envolvam, por exemplo: Seguro DPVAT; Saneago; Causas Cíveis e de Família. Não serão levados processos referentes à Celg, bem como ações que envolvam a Prefeitura. No Município, a coordenação da Semana Nacional está a cargo da juíza Aline Vieira Tomás, titular da 2ª Vara de Família.
Os trabalhos da Semana Nacional de Conciliação, estão em consonância com as metas do CNJ, que fazem parte do planejamento estratégico 2013/2015. Conforme documento encaminhado ao Foro da Comarca, pelo juiz Paulo César Alves das Neves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a Meta 03 visa alcançar 65% de acordos por meio da conciliação; a Meta 02 pretende reduzir para 62% a taxa de congestionamento do judiciário goiano e a Meta 06 visa obter 80% de satisfação ao usuário da Justiça.
Destaque no cenário nacional, com o alcance de números relevantes de atendimento e acordos durante a Semana, o TJGO estima superar os índices registrados em 2013. Segundo o juiz Paulo César Alves das Neves, a expectativa é ultrapassar, em 10%, os números alcançados no ano passado, quando foram efetuados 54,5 mil acordos, o que significa que 91,8% das 59,3 mil audiências realizadas tiveram bom desfecho. Como esse resultado, em 2013, o valor arrecadado na oitava edição foi superior a R$ 40,7 milhões.

Mobilização
A Semana Nacional da Conciliação é um movimento de todos os tribunais do País, empenhados em realizar o maior número possível de acordos com a finalidade de reduzir o estoque de processos na Justiça brasileira. Neste ano, os trabalhos deverão focar os esforços de magistrados e servidores na solução de demandas judiciais de massa, que envolvem os maiores litigantes da Justiça.
A parte interessada ou o advogado podem solicitar a inclusão do processo na pauta do esforço concentrado de novembro. Para isso, em geral, é preciso informar o número do processo, nome da parte, CPF, número do contrato e telefone para contato. Vale lembrar que, se não for possível incluir o caso na campanha, o processo poderá ser trabalhado de maneira consensual ao longo do ano, nos programas regulares de conciliação dos tribunais.

SERVIÇO
Semana Nacional de Conciliação em Anápolis
Local: Faculdade Anhanguera - Av. Universitária, 683, Centro
Estrutura: Será instalado um Centro Judiciário de Solução de conflitos e um Juizado Especial Cível, oito bancas para ações cíveis (inclusive DPVAT) e de família, 18 guichês de atendimento para executivo fiscal e Saneago, além de um ambulatório para perícias médicas e atendimento do programa Pai Presente.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Justiça

Em sentença pioneira, porte de “chucho” incide em condenação

12/10/2017

Conhecidas como chucho, as armas artesanais – produzidas pelos próprios detentos – são comuns nos ambientes carcerário...

Juiz propõe investimentos para produção e segurança

24/08/2017

O Juiz de Direito Mateus Milhomem de Sousa, titular do Primeiro Juizado Especial Criminal da Comarca de Anápolis, endereçou...

Juiz propõe investimentos para produção e segurança

24/08/2017

O Juiz de Direito Mateus Milhomem de Sousa, titular do Primeiro Juizado Especial Criminal da Comarca de Anápolis, endereçou...

Condenação de Lula repercute no meio político de Anápolis

13/07/2017

Sentença do Juiz Federal Sérgio Moro condenou a nove anos e seis meses o Ex-Presidente Lula, por crimes de corrupção pass...