(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis recebe o Prêmio Brasil Sorridente 2013

Cidade Comentários 26 de abril de 2013

O Município conquistou pela terceira vez consecutiva o reconhecimento do Conselho Federal de Odontologia pelos investimentos realizados nesta área


Anápolis foi o único município goiano a receber o Prêmio Brasil Sorridente, conferido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). A entrega aconteceu na última quarta-feira, em Brasília, no Memorial JK, com a presença do Prefeito Antônio Gomide. Esta é a terceira vez que o Município recebe a premiação, que é um reconhecimento aos investimentos realizados nesta área.
A cidade ficou na terceira posição entre os municípios acima de de 300.001, com 58 pontos, ficando atrás de Florianópolis-SC (65 pontos) e São Bernardo do Campo-SP (75 pontos). Foram também contemplados os municípios nas faixas de até 50 mil habitantes e de 50.001 a 300 mil habitantes.
Anápolis conta, hoje, com mais de 90 equipes compostas por dentistas e auxiliares de saúde bucal, atuando na Estratégia de Saúde da Família (antigo PSF), Unidades Básicas, nos Centros de Especialidades Odontológicas, em entidades filantrópicas, creches e escolas de Anápolis. As ações abrangem desde gestantes e recém-nascidos a idosos, por meio de 12 programas implantados. Entre os projetos de maior destaque em que o município foi pioneiro estão o Atendimento Odontológico Domiciliar, onde um consultório móvel é montado na casa do paciente acamado que não tem condições físicas de ir a uma Unidade de Saúde; e Atendimento na Zona Rural, que trata-se de um ônibus totalmente equipado que leva o atendimento odontológico para a população da zona rural. Esses programas foram copiados e implantados por vários municípios brasileiros e até outros países da América Latina.
Outros programas, recentemente implantados também se destacam. O Ortodontia Preventiva atende crianças de 6 a 12 anos que precisam de correções com aparelho ortodôntico e o Gestante Feliz Bebê Sorridente oferece atendimento e orientações às gestantes sobre os cuidados de higiene bucal para ela e seus bebês. O município conta ainda com o programa de Prevenção do Câncer de Bucal, onde a população recebe orientações sobre a forma correta de realizar o autoexame para prevenir a doença e também oferece encaminhamentos para especialistas, quando necessário.
Os investimentos na saúde bucal do município foram além dos programas. A atual gestão da Prefeitura de Anápolis também contratou mais de 160 profissionais para a Atenção Básica e 50 para o Centro de Especialidades Odontológicas. Novos equipamentos foram adquiridos, além da reforma de diversas unidades de saúde. Também são feitos atendimentos no Hospital-Dia do Idoso e Centro de Convivência dos Idosos. Além disso, a Prefeitura criou o sistema de odontologia 24 horas no Hospital Municipal para emergências e ainda há o plantão até as 22 horas no Cais do Jardim Progresso.
A administração municipal ainda reformou as instalações do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Bairro Maracanã, ampliando de 800 para 1.500 a quantidade de atendimentos mensal. Também houve aumento no número de profissionais atuantes, totalizando mais de 50, e foram adquiridos novos equipamentos. A reestruturação da Central Odontológica da Vila Jaiara também garantiu um aumento de 50% na quantidade de procedimentos. O tratamento nas duas unidades é oferecido por especialistas nas áreas de periodontia, prótese, endodontia, bucomaxilofacial, odontopediatria e atendimento para pacientes especiais.
Para a coordenadora de Saúde Bucal, Ana Cláudia Dezzen, nos últimos quatro anos, os serviços de odontologia melhoraram e cresceram significativamente. “Anápolis deu um salto no atendimento odontológico tanto em relação à cobertura, atendendo pessoas que não têm condições de pagar por um tratamento, quanto na qualidade desse atendimento”, disse.

A coordenadora acrescentou ainda que o Prêmio Brasil Sorridente, representa o reconhecimento de todo o planejamento realizado na área pela administração municipal. “Oferecemos à população um tratamento diferenciado e o Prêmio Brasil Sorridente é a prova que o trabalho tem dado certo. Além disso, a iniciativa nos fortalece para que possamos ir em busca de mais oportunidades e investimentos para garantir um sorriso saudável para toda a população de Anápolis”, finaliza.

Programas de Saúde Bucal de Anápolis

Escovação: Trata-se de uma ação coletiva realizada mensalmente em todas as escolas do município para instruir as crianças sobre a forma correta de escovar os dentes, como prevenir cáries e distribuição de kits odontológicos com escova de dente, creme e fio dental;

Dente São: O programa atua dentro de todas as escolas municipais levando o atendimento odontológico como obturações, extrações, limpeza, etc.

Férias Sorridente: Durante o período de férias escolares, as crianças continuam recebendo tratamento odontológico nas escolas. O programa é uma continuação do Dente São.

Ortodontia Preventiva: Crianças de 6 a 12 anos que apresentarem necessidade de corrigir alguns problemas como recuperação ou controle do espaço, correção de mordida cruzada (superior ou inferior), correção de mordida aberta (anterior ou posterior), remoção de hábitos deletérios e outros são encaminhadas pelo programa Dente São para receber o tratamento.

Saúde Bucal em Casa: Atende pacientes acamados que não têm condições de buscar uma unidade de saúde para receber tratamento odontológico. Por isso, por meio de um consultório móvel, profissionais de saúde bucal levam até eles o tratamento. Normalmente, essas pessoas passam por uma triagem feita pelos agentes de saúde.

Gestante Feliz, Bebê Sorridente: Programa incentiva as gestantes a usarem a rede pública para o acompanhamento da gestação (pré-natal). Durante este período elas recebem atendimento odontológico e orientações sobre como realizar a higienização bucal do bebê quando este nascer. Além disso, a partir do parto, a criança também receberá acompanhamento de saúde bucal.

Prevenção de Câncer Bucal: O atendimento preventivo é realizado através de palestras para a população conscientizando sobre a importância do autoexame bucal. Uma vez que o paciente tenha alguma alteração suspeita na cavidade bucal, ele é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para diagnóstico e tratamento.

Atendimentos aos Idosos: Mais qualidade de vida é oferecida às pessoas idosas através de um atendimento realizado dentro dos abrigos, Hospital Dia do Idoso e Centro de Convivência dos Idosos. Uma equipe especializada atende esta população realizando tratamento químico odontológico, bem como confecção de próteses dentárias.

Atendimento Móvel:

- Zona Rural – A população da zona rural é atendida através no consultório móvel instalado no ônibus totalmente equipado para o procedimento.

- Anápolis Sem Miséria - Um consultório móvel foi disponibilizado para atendimento da população caracterizada como de extrema pobreza nos bairros mais carentes da cidade onde não há nenhuma cobertura de saúde.

Plantão Odontológico: O plantão odontológico foi criado para atender as emergências. No Hospital Municipal, o atendimento emergencial é 24 horas.

Atendimento Noturno: O programa foi desenvolvido para atender emergências odontológicas e também pacientes que trabalham durante o dia. O atendimento noturno odontológico funciona no Cais Jardim Progresso e funciona até as 22 horas.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO): As unidades doMaracanã e Vila Jaiara dão continuidade ao trabalho realizado pela rede de atenção básica do município. O tratamento é oferecido por especialistas nas áreas de periodontia, confecção de próteses, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial e dentística. O CEO também se dedica ao atendimento de pessoas com necessidades especiais e à odontopediatria para crianças de 0 a 3 anos.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Oposição e situação criam embate por situação do PETI

19/04/2017

Ao usar a tribuna na sessão de quarta-feira ,19, o vereador Antônio Gomide (PT) falou sobre a necessidade de a gestão muni...

Caixa equilibrado foi a maior conquista, avalia Roberto Naves

12/04/2017

Numa entrevista coletiva, com a presença de quase todos os membros de seu secretariado e de vários vereadores, o Prefeito R...

Prefeitura anuncia revitalização do Mercado Municipal em curto prazo

07/04/2017

O Mercado Municipal “Carlos de Pina” é um dos principais pontos turísticos da cidade e também um local tradicional de ...

Alvará de funcionamento terá rigorosa fiscalização na Cidade

23/03/2017

A Divisão de Fiscalização e Posturas vai desencadear, no início de abril, uma intensa e rigorosa fiscalização em todos ...