(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis recebe nova turma do Minha Primeira Empresa

Geral Comentários 21 de fevereiro de 2014

De agosto do ano passado até janeiro deste ano, mais de cinco mil pessoas se inscreveram no programa em Goiás


Realizado pela Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Goiás (SIC) e Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE Goiás), o programa inicia a capacitação em Anápolis com aulas nos próximos dias 24 e 25, na Faculdade de Tecnologia do Senai.
Voltado para capacitar empreendedores, facilitar a abertura de novas empresas e oferecer sustentabilidade aos negócios abertos, o programa Minha Primeira Empresa registrou, de agosto do ano passado a janeiro de 2014, cerca de 5 mil inscritos, sendo que 57% são do sexo masculino e 43% do sexo feminino. De acordo com o coordenador do programa, Ricardo Barcellos, as estatísticas revelam que 33% dos participantes têm de 26 a 30 anos, 24% com idade entre 31 e 35, e 21% possuem 21 a 25 anos. Além disso, 35,6% são de pessoas com 2º grau completo e 26% com superior completo.
Com a formação desse público, o programa pretende ainda incrementar o empreendedorismo formal, gerando impactos positivos para a sociedade, como a formalização de empresas, a geração de empregos diretos e indiretos, aumento da inovação, da oferta de produtos e serviços, da atividade econômica e da sustentabilidade das empresas no primeiro ano, além do aumento da renda per capita e melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, a partir do incentivo à cultura empreendedora.

Etapas
Os participantes selecionados passarão por seis etapas durante o programa Minha Primeira Empresa. A primeira será o ‘Diagnóstico do Perfil Empreendedor’. A proposta é avaliar o participante e ajudá-lo a compreender a personalidade empreendedora, fornecendo informações para a tomada de decisões e condução de negócios. Todo o trabalho de avaliação será conduzido por um profissional da área de Psicologia, que ficará responsável ainda por repassar os resultados do diagnóstico para o e-mail cadastrado no programa. Após essa etapa, o participante poderá integrar as próximas etapas, que compreendem Curso de Iniciação ao Empreendedorismo, Curso de Gestão da Primeira Empresa e Plano de Negócios, Criação da Primeira Empresa, Crédito Primeira Empresa.
O Curso de Iniciação ao Empreendedorismo será oferecido durante três dias. Nesta etapa, os selecionados vão receber orientações, com aulas expositivas sobre definição, princípios e objetivos de empreendedorismo, o empreendedorismo no mundo e no Brasil, os atributos do empreendedor, estratégias empreendedoras, funções da Administração, conceitos de mercado, ética e trabalho, recursos humanos, noções de administração financeira, noções de marketing e vendas, e casos empresariais.
Também estão programadas aulas com temáticas relacionadas ao conceito de micro e pequena empresa, microempreendedor individual, empreendedor individual de responsabilidade limitada, classificação por faturamento anual, supersimples, linhas de crédito, microproduzir, formalização de empresas, avaliação do curso e informações específicas.
O resultado do Diagnóstico do Perfil Empreendedor e a conclusão do curso de Iniciação ao Empreendedorismo serão requisitos imprescindíveis para que o participante possa integrar a turma do curso de Gestão da Primeira Empresa e Plano de Negócios.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Capitão Waldyr pode ser nome da Plataforma

13/07/2017

Decano da indústria, com uma folha de mais de 60 anos prestados aos classismo e, em especial, à Federação das Indústrias...

Prevista redução de construtores com novas exigências do MC

13/07/2017

A exigência do Ministério das Cidades para que todos os pequenos e médios construtores tenham o Cadastro Nacional da Pesso...

Anápolis presente no Conselho Nacional de Juventude

06/07/2017

A assessora de juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Larissa Pereira, foi eleita para ocupar uma das três cadeiras d...

Ubiratan Lopes é empossado na presidência da FACIEG

29/06/2017

O empresário anapolino Ubiratan da Silva Lopes foi empossado na presidência da Federação das Associações Comerciais, In...