(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis poderá ter projeto piloto de polícia comunitária

Segurança Comentários 01 de abril de 2011

Posição estratégica do Município permite a elaboração de um projeto inteligente de segurança pública, o que vai ser providenciado em curto espaço de tempo


O 3º Comando Regional da Polícia Militar, sediado em Anápolis, apresentou ao Comando geral da corporação, um projeto para a implantação, no Município, de um projeto de policiamento que poderá servir de piloto para outras cidades goianas. A informação foi dada na noite da última quarta-feira,30, pelo comandante do 3º CRPM, coronel José Moacri Pimentel de Brito, durante reunião na Associação Comercial e Industrial.
A ideia seria montar duas unidades móveis - uma ligada ao 4º Batalhão e a outra ao 28º Batalhão - equipada com computador e acesso ao banco de dados com informações sobre ocorrências de criminalidade, que ficariam se deslocando por diferentes regiões da Cidade, fazendo um trabalho de prevenção e apoio comunitário. Cada unidade seria coordenada por um oficial da PM devidamente orientado para esta rotina. De acordo com o coronel José Moacri, a proposta já foi levada ao conhecimento do Prefeito Antônio Gomide.
A pauta da reunião da Acia foi para discutir os problemas da segurança em Anápolis. Eram aguardadas as presenças do secretário estadual de Segurança Pública, João Furtado, e do diretor geral da Polícia Civil, Edemundo Dias. Eles não puderam comparecer e foram representados pelo comandante geral da PM, coronel Raimundo Nonato de Araújo Sobrinho, e pelo delegado geral adjunto da Polícia Civil, Antônio Carlos de Lima. Também participaram da reunião o vice-prefeito João Gomes, o deputado estadual Carlos Antônio (PSC), além de vereadores, delegados lotados na regional de Anápolis, representantes da OAB e várias lideranças do segmento empresarial.
O representante da Polícia Civil, Antônio Carlos de Lima, relatou que ao chegar à cidade deparou-se com seis viaturas da PM, no início da noite, paradas na delegacia geral. O que, segundo ele, demonstra que há uma grade demanda. Informado sobre os graves problemas estruturais enfrentados pela Polícia Judiciária no Município, ele afirmou que dentro do planejamento da instituição há um projeto para a reestruturação da Polícia Civil de Anápolis. No entanto, ele não forneceu detalhes, mas observou que dadas as condições financeiras do Estado, não será dispensada a parceria que tem ocorrido na Cidade com a Prefeitura e o empresariado, que têm fornecido instalações, pneus e até combustível, para viaturas que, na semana passada ficaram paradas por falta do produto, conforme mostrou reportagem do CONTEXTO.
O Comandante Geral da PM, Raimundo Nonato de Araújo, adiantou que neste mês de abril ou no início de maio que vem, Anápolis já estará recebendo as novas viaturas para a renovação da frota operacional da corporação. Além disso, ele informou que foram destacados mais de 80 policiais recém-formados para o 3º CRPM. Ainda, segundo ele, outros avanços virão dentro do processo de revitalização da Polícia Militar de Goiás. “Conheço a realidade de Anápolis e as suas necessidades”, disse, enfatizando que o policiamento comunitário terá ênfase, já que a Cidade já tem um modelo muito bem encaminhado.


Atenção maior à Polícia Civil
O deputado estadual Carlos Antônio adiantou que estará cobrando na Assembleia Legislativa e junto ao Governo do Estado, respostas rápidas para as melhorias da segurança pública em Anápolis, sobretudo, em relação à Polícia Civil.
O presidente da Acia, Ubiratan da Silva Lopes ressaltou que Anápolis vem passando por um momento “extraordinário” de desenvolvimento e, novamente, foi destaque na última semana por um jornal de grande circulação nacional, o Estado de São Paulo. E, na sua opinião, para que este crescimento continue acontecendo com qualidade, a segurança é um requisito fundamental.
O delegado Manoel Vanderic Filho salientou que, além da reestruturação física, é necessária uma mudança de imagem da Polícia Civil. Conforme disse, as informações sobre a criminalidade na região podem estar subdimensionadas, pois, segundo ele, a população tem medo de ir às delegacias e, com isso, estima-se que em torno de 40% das denúncias não cheguem ao conhecimento da polícia.
O titular do Grupo de Investigação de Homicídios, Fábio Alves de Castro Vilela, informou que o Delegado Geral, Jerônimo Rodrigues, tem encaminhado os projetos para a reestruturação da Polícia Civil e, dentre as propostas, a criação de mais uma delegacia para funcionamento 24 horas. Além disso, ele destacou que há também a necessidade de o Estado resolver logo a questão da falta de uma carceragem feminina na cidade, dada a dificuldade de encaminhamento para outras localidades.
O delegado Glayson Reis defendeu a proposta da municipalização, que pretende apresentar com detalhes ao segmento empresarial. Ele explicou que o modelo não retira as prerrogativas institucionais das polícias Civil e Militar. E citou que, até 2005, a região Sudeste do País era campeã em criminalidade e, hoje, essa liderança é do Nordeste, que se baseia em um modelo antigo de segurança pública, aos moldes de Goiás. Como exemplo, apontou o caso de Diadema, no interior paulista que proporcionalmente era um dos maiores índices de criminalidade na América do Sul e, hoje, tem um índice menor do que o de Anápolis.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Segurança

Projeto tem o apoio do Exército, da Marinha e da Aeronáutica

08/12/2017

A audiência pública realizada no último dia 4 na sede da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, para debater a ...

Caso do Uber - Acusado diz: “queria somente divertir”

08/12/2017

O acusado de roubar na semana um veículo Uber e restringir a liberdade do motorista Cleyton da Silva Nascimento já está pr...

Treinamento para delegadas, agentes e escrivãs

30/11/2017

A 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Anápolis realiza vários cursos de atualização voltados para delegados, agen...

Ruas do centro terão policiamento ostensivo durante o fim de ano

30/11/2017

O policiamento nas regiões de maior presença do comércio em Anápolis, terão o policiamento reforçado neste final de ano...