(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis lidera, mais uma vez, ranking de crescimento

Geral Comentários 08 de maio de 2010

Estudo divulgado pela Secretaria de Estado do Planejamento, reafirma Anápolis como o município mais competitivo do interior de Goiás. Riqueza e infraestrutura econômica e tecnológica são os aspectos ressaltados


Anápolis é a cidade mais competitiva do Estado. É o que mostra o Ranking dos Municípios Goianos-2009, divulgado pela Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). O estudo, coordenado pela Superintendência de Estatística, Pesquisa e Informação (Sepin), levou em consideração, para chegar ao resultado final da análise, as variáveis de: dinamismo, riqueza econômica, infraestrutura econômica/localização estratégico-logística, qualidade de vida, mão-de-obra, infraestrutura tecnológica e políticas de incentivos financeiros e tributários.
Os 15 municípios listados no ranking são, de acordo com a colocação, Anápolis; Rio Verde; Aparecida de Goiânia; Catalão; Senador Canedo; Itumbiara; Luziânia; Caldas Novas; São Simão; Mineiros; Niquelândia; Palmeiras de Goiás; Jataí, Qurinópolis e Trindade.
De acordo com a Sepin, a metodologia utilizada na elaboração desta edição do ranking foi a mesma feita em 2007, porém, com a inclusão de municípios acima de 14 mil habitantes. Neste caso, foram enquadrados os municípios de Cocalzinho de Goiás, Crixás, Hidrolândia, Orizona, São Simão e Uruana. Goiânia não entra nesse estudo, devido às particularidade que tem por ser uma capital.
“A partir de uma estratificação das características dos municípios mais competitivos, é possível formar um grupo com Anápolis, Rio Verde e Catalão, que têm certa consolidação da sua economia e que receberam a maior quantidade de recursos (exceto Catalão que é o 15º nesse quesito) de fontes como Programa Produzir e FCO. Esses municípios apresentam excelente infraestrutura como distritos industriais, aeroportos e localização estratégia. E, o PIB, é dos maiores no Estado. Esses municípios ainda contam com bons indicadores no que concerne à qualidade de vida como domicílios com água tratada, índice de violência de intermediário para menor e matrículas no ensino fundamental”, destaca a Seplan, na análise apresentada sobre o resultado da pesquisa.
Números efetivos
De acordo com a Seplan/Sepin, no grupo dos 15 municípios mais competitivos de Goiás, concentra-se 31,7% da população do Estado - cerca de 1,85 milhão de pessoas. Além, ainda, de participação de 38% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado; 41,2% na arrecadação de ICMS (dados de 2008); 20% do total de empregos formais urbanos e 26% no volume total da massa salarial (também dados de 2008). “Contudo, nos aspectos sociais há muitas diferenças, principalmente quanto ao atendimento da população com água e esgoto. Enquanto a maioria dos 15 municípios mais competitivos apresenta percentual de cobertura de água tratada acima da média do Estado, municípios como Aparecida de Goiânia e Luziânia apresentam valores abaixo desta média. Em relação ao esgoto, além de Senador Canedo, tem-se Aparecida de Goiânia, Niquelândia e Luziânia que apresentam valores inferiores aos do Estado”, avalia a pesquisa.
Dentre as variáveis da pesquisa, Anápolis se sobressaiu em três delas, ficando com o primeiro lugar: riqueza econômica, infraestrutura econômica/localização estratégico-logística e infraestrutura tecnológica. Já nos requisitos de dinamismo e qualidade de vida, o município ficou com o oitavo e o décimo primeiro lugar parciais.
O secretário de Planejamento, Oton Nascimento Júnior, afirma que o ranking tem a finalidade de compreender o processo de crescimento econômico dos municípios e os resultados obtidos no estudo, poderão servir de estímulo para a melhoria das suas estruturas produtivas e promoção da cultura empreendedora. “Desta forma, acompanhar a dinâmica dos municípios goianos torna-se fator relevante para subsidiar a alocação de recursos e de investimentos governamentais e do setor privado”, ressalta o secretário.

Cidade sustentável
Além de se posicionar como o município mais competitivo de Goiás, Anápolis foi eleita, ainda, como uma das 100 cidades mais sustentáveis do País. O prêmio, criado pela Associação Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil (ANPV), foi entregue ao prefeito Antônio Gomide na última quarta-feira, 05, no Senado Federal, em Brasília.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, para eleger as cidades foi instituído um comitê organizador e de avaliação que buscou informações nas centrais de dados disponíveis dentro e fora dos governos. Dessa forma, foram escolhidos os que registram um maior número de ações afirmativas práticas.
Segundo a ANPV, alguns dos critérios para a definição dos municípios foram: espírito empreendedor do atual prefeito; adoção de orçamento participativo; eficiência e gerenciamento estratégico com boas práticas administrativas; implantação de programas de capacitação e geração de emprego para os jovens; vocação educadora do município; implantação de redes sociais para proteção dos mais humildes; controle efetivo de gastos e transparência na aplicação dos recursos; cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal; redução da mortalidade infantil; cumprimento das metas nas áreas de saúde e educação; realização de campanhas educativas de prevenção à gravidez precoce, ao uso de drogas, às epidemias e doenças sexualmente transmissíveis; e conhecimento de outras medidas que demonstraram sensibilidade social e compromisso com metas assumidas de desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Força-tarefa para agilizar fila de processos parados

18/05/2017

Imagine que você tenha terreno e recursos para iniciar uma obra, mas esteja impedido de dar prosseguimento por conta da falt...

Força-tarefa para agilizar fila de processos parados

18/05/2017

Imagine que você tenha terreno e recursos para iniciar uma obra, mas esteja impedido de dar prosseguimento por conta da falt...

Convênios públicos têm nova regulamentação

11/05/2017

A Câmara Municipal realizou audiência pública nesta quinta-feira,11, em conjunto com a Prefeitura de Anápolis, para trata...

Corpo encontrado em lago é de empresário anapolino

04/05/2017

Na noite desta quinta-feira, 04, informação colhida pelo Jornal “A Voz de Anápolis”, junto a um irmão de Edmar Almeid...