(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis ganha mais um cartão postal

Cidade Comentários 29 de dezembro de 2012

Novo espaço de lazer fica localizado no final das duas pistas da Avenida Getulino Artiaga


Uma antiga área degradada dá lugar a mais um belo cartão postal de Anápolis. Trata-se do Parque da Liberdade, um marco na política ambiental do município, inaugurado nesta quinta-feira,27. A festa de entrega de mais esse ponto de lazer e preservação ambiental contou com a realização de apresentações musicais com o Coral da Cidade e da Orquestra Sinfônica de Anápolis, além de uma grande queima de fogos.
O Parque da Liberdade é um ícone da política ambiental desenvolvida no município nos últimos anos. A nova opção de lazer, contemplação e preservação é fruto de um projeto ousado, que transformou um local degradado, que servia de depósito de lixo, em um local de orgulho de todos os anapolinos.
O novo parque está situado numa área de preservação ambiental com extensão de 25 mil metros quadrados, com uma moderna estrutura. O local conta com pista de caminhada de piso permeável, lago com cascata, pontes e deck de madeira ao redor. Para as atividades de lazer foram instalados playground e estações de ginásticas para todas as idades. Além disso, há uma praça de contemplação com bancos, mesas e lixeiras em todo o ambiente. O espaço também foi todo arborizado e recebeu iluminação adequada para segurança dos visitantes.
Além de ser mais uma alternativa de lazer e um novo cartão postal, o Parque da Liberdade tem papel fundamental na preservação das nascentes do Córrego Catingueiro, da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite, que corriam risco de serem assoreadas. Com a recuperação de uma área que oferecia riscos à comunidade, a preservação ambiental está aliada à qualidade de vida.

Política ambiental
O Parque da Liberdade faz parte da política da atual administração de recuperar áreas de preservação ambiental e proporcionar mais lazer e qualidade de vida à população. Em dezembro de 2010 foi inaugurado o Parque Ambiental Ipiranga, no Bairro Jundiaí, que se tornou o mais novo cartão postal da cidade. A Prefeitura ainda entregou aos anapolinos o Parque Ambiental José Crispim Ramos, na Cidade Jardim, considerada uma importante área do cerrado brasileiro.
E a recuperação de espaços vai além da construção de parques. A atual gestão também criou o Programa de Proteção e Preservação de Áreas Verdes Públicas Municipais, com o cercamento de espaços de interesse ecológico na cidade. A política ambiental do município aproveita áreas importantes que, após serem revitalizadas, se tornam motivo de orgulho para os anapolinos. Exemplos são os parques Senador Onofre Quinan (Central Parque), Antônio Marmo Canedo (Matinha) e JK e as praças Cônego Trindade, na Vila Góis, e Deputado Abílio Wolney (Praça do Ancião), no Centro. Desde 2009, mais de 50 praças foram construídas ou revitalizadas e a previsão é que mais espaços públicos sejam entregues à comunidade no próximo ano.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Segundo viaduto da Brasil já tem a primeira rampa pavimentada

12/10/2017

A impermeabilização da rampa sul do viaduto “Idelfonso Limírio”, erguido na confluência da Avenida Brasil e da Rua Am...

Certificado presta homenagem a personalidades anapolinas

12/10/2017

Seis personalidades que em suas ações defendem a vida e a família foram homenageadas durante sessão solene realizada no d...

Passe Livre Estudantil deve funcionar a partir do dia 17

12/10/2017

O programa Passe Livre Estudantil (PLE) deverá começar a funcionar em Anápolis no início da próxima semana, provavelment...

Ministério Público terá nova sede

05/10/2017

Com previsão de as obras começarem a serem executadas ainda este ano, o Ministério Público, em Anápolis, vai funcionar n...