(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis fecha 2012 com saldo positivo de empregos formais

Economia Comentários 25 de janeiro de 2013

Durante o ano, a economia do Município garantiu 4.321 empregos com carteira assinada. Para Prefeitura, qualificação tem contribuído para este resultado


Anápolis vive um momento pleno em sua economia e os bons resultados são sentidos pela população. Hoje o acesso ao emprego e a renda existem de forma mais efetiva. Nos últimos anos a cidade apresentou gráficos crescentes na criação de novos postos de trabalho, fechando 2012 com salto positivo de 4.321 novos empregos formais.
Números do Ministério do Trabalho mostram que, de janeiro a dezembro do ano passado, foram admitidos 41.925 trabalhadores contra 37.604 demissões. O bom resultado foi puxado pela pelo setor da Indústria de Transformação que criou 1.778 novos postos em Anápolis. Esses números comprovam o potencial econômico de Anápolis que é hoje a cidade mais industrializada do interior do Centro-Oeste.
Para manter o ritmo na criação de emprego e melhoria na renda dos anapolinos, a Prefeitura de Anápolis executa uma ousada política de qualificação profissional. O carro chefe dessa iniciativa é o programa Qualificar, que tem o objetivo de inserir e garantir a permanência do trabalhador no mercado.
Em quatro anos, o programa certificou mais de 17 mil pessoas em inúmeros cursos de qualificação profissional. A formação dessa mão de obra permitiu que setores como a indústria, o comércio, gestão e informática ampliassem seus negócios reafirmando o potencial econômico de Anápolis.
A Prefeitura de Anápolis passou a contar também com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, que tem como objetivo ampliar as políticas de inclusão dos cidadãos no mercado de trabalho. Para este ano, o intuito é aumentar as parcerias com instituições que ofertam cursos de qualificação, garantindo mão de obra necessária para os empreendimentos instalados em Anápolis.

PIB
Anápolis é destaque na econômica goiana. A confirmação desse potencial veio com a ampliação de sua participação na produção das riquezas de Goiás. Com índice de 10,3%, a cidade está em segundo lugar no ranking 2010 dos municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB), ficando atrás apenas da Capital. Os dados divulgados pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás (Seplan), são reflexos dos constantes investimentos da Prefeitura de Anápolis. O levantamento revelou ainda que o PIB anapolino foi o que apresentou maior crescimento.
Outra comprovação deste desenvolvimento da cidade vem por meio do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Anápolis figura entre os cinco municípios goianos com melhor desempenho. A quinta edição do estudo levou em consideração os dados declarados pelos municípios brasileiros em 2010 nas áreas de emprego e renda, educação e saúde. Este é um reconhecimento do trabalho realizado pela Prefeitura de Anápolis em todos os setores.
O índice varia de 0 a 1, quanto mais próximo de 1 maior o nível de desenvolvimento da localidade. Em relação aos dados do ano passado, Anápolis subiu da sétima para quinta colocação. A cidade que, em 2000 apresentava um desenvolvimento moderado, apresentou um grande salto configurando, em 2010, alto nível de desenvolvimento. Das três áreas o destaque foi para emprego e renda, que apresentou o maior aumento, saltando de 0.8148 para 0.8581.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Economia

Ministério Público quer implantar nova tecnologia para monitorar os preços dos combustíveis

21/09/2017

O projeto MP de Olho na Bomba, desenvolvido pelo Ministério Público de Goiás em parceria com o governo estadual com o obje...

Preços dos combustíveis variam até mais de 36% nos postos

21/09/2017

O Procon de Anápolis realizou, entre os dias 12 e 14 de setembro, pesquisa para aferir a variação de preços dos combustí...

Balança comercial registra o 44º superávit consecutivo

21/09/2017

O secretário de Desenvolvimento (SED), Francisco Pontes comemorou na última quarta-feira, 13, o resultado da balança comer...

Anápolis é a cidade do Estado com mais vagas de emprego

21/09/2017

O Sistema Nacional de Emprego é uma instituição criada pelo Governo Federal, com objetivo de promover a interação entre ...