(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis e Grêmio enfrentam Aparecidense e CRA Catalano na estreia

Esportes Comentários 23 de novembro de 2012

Campeonato começa no dia 20 de janeiro e os times anapolinos correm contra o relógio para montarem os plantéis que entram em campo na busca do título de campeão goiano. Há promessas de bons elencos para as disputas


As equipes do Anápolis Futebol Clube e Grêmio Esportivo Anápolis vão estrear na elite do futebol goiano, jogando contra a Aparecidense e o CRA Catalano, no dia 20 de janeiro. O Galo faz seu primeiro jogo no certame no Estádio “Jonas Duarte”, enquanto o Grêmio irá ao “Genervino da Fonseca” em sua primeira participação no Goianão. Os times, que conquistaram o título de campeão e vice-campeão da Divisão de Acesso, estão em fase intensa de preparação, com montagem do elenco e há certo clima de mistério nas sondagens e contratações dos atletas, o que é considerado natural.
A Federação Goiana de Futebol (FGF) divulgou a tabela e a fórmula de disputa do Goianão 2013, que terá a participação de 10 clubes: Anápolis; Grêmio Anápolis; Goiás; Vila Nova; Atlético; CRA Catalano; Goianésia; Rio Verde, Itumbiara e Aparecidense. Os jogos da primeira rodada da temporada vão ocorrer no dia 20 de janeiro e a final está prevista para acontecer no dia 19 de maio. Ao todo, serão disputados 96 jogos para a definição do campeão, vagas na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D, além dos dois clubes que serão rebaixados à Divisão de Acesso no próximo ano.
O campeonato será dividido em três fases. Na primeira, os clubes se enfrentam em Turno e Returno, em um total de 18 rodadas. Ao final do primeiro turno serão definidos os quatro melhores colocados, que avançam à Fase Semifinal, e os dois últimos, que serão rebaixados para a Divisão de Acesso, segunda divisão do futebol profissional em Goiás.
Na Fase Semifinal haverá dois confrontos distintos, que serão definidos de acordo com a posição em que a equipe encerrou a 1ª Fase: 1º colocado X 4º colocado e 2º colocado X 3º colocado. Os clubes se enfrentam em partidas de ida e volta. O melhor colocado na 1ª Fase tem a vantagem de jogar pela igualdade de placares e o mando de campo da segunda partida.
Na Final, haverá confrontos de ida e volta para a definição de quem fica com o título. O clube com melhor campanha em toda a competição tem vantagem de jogar por placares equivalentes. Caso haja empate em pontos conquistados em todas as fases do Campeonato, nenhuma equipe leva vantagem na Fase Final e a igualdade de placares leva a disputa do título para os pênaltis.
Os três melhores colocados na classificação final do Goianão 2013 garantem participação na Copa do Brasil de 2014. O futebol goiano tem direito a uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D 2013. A mesma será destinada ao clube melhor colocado, exceto Goiás, Atlético, CRAC e Vila Nova, que já estão garantidos nas séries A, B e C do futebol brasileiro.

Interdição
Entre as nove praças esportivas apontadas até o momento para sediar os jogos do Goianão 2013, apenas o estádio “Valdeir José de Oliveira”, em Goianésia, está previamente interditado pela FGF. A entidade solicitou que melhorias fossem realizadas no local para proporcionar mais conforto e segurança a torcedores, jogadores, imprensa e todos os envolvidos nas partidas de futebol.
Com essa medida, o local do mando de campo dos jogos do Goianésia Esporte Clube está com o status “a definir” na tabela. O clube tem até o dia três de janeiro para ter o estádio aprovado pela Comissão de Vistoria da FGF, ou indicar onde serão mandados os jogos. A mesma data vale para todos os clubes apresentarem os laudos de aprovação dos estádios que sediarão suas partidas. (Com informações da assessoria da FGFGO)

Jogos do Anápolis e do Grêmio na 1ª. Fase
1ª. Rodada
20/01 (20/01)
Anápolis X Aparecidense
CRA Catalano X Grêmio Anápolis

2ª. Rodada (23/01)
Atlético X Anápolis
Grêmio Anápolis X Goiás

3ª. Rodada (27/01)
Grêmio Anápolis X Anápolis

4ª. Rodada (30/01)
Anápolis X Vila Nova
Goianésia X Grêmio Anápolis

5ª. Rodada (03/02)
Itumbiara X Grêmio Anápolis
Rio Verde X Anápolis

6ª. Rodada (06 e 07/02)
Grêmio Anápolis X Rio Verde
Anápolis X Goianésia

7ª. Rodada (17/02)
Aparecidense X Grêmio Anápolis
Itumbiara X Anápolis

8ª. Rodada (24/02)
CRA Catalano X Anápolis
Grêmio X Atlético

9ª. Rodada (03/03)
Anápolis X Goiás
Vila Nova X Grêmio Anápolis

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Esportes

Arena é campeão Goiano de futsal

08/12/2017

O trabalho de base feito pela Escolinha de Futsal Arena, a cada ano, vem conseguindo grandes resultados. Nesta reta final de ...

Grêmio Anápolis - Lateral e atacante contratados

08/12/2017

A passagem do técnico Edson Júnior pelo Campeonato Goiano da Terceira Divisão, quando dirigiu a Jataiense, surtiu efeito p...

Vai começar a pré-temporada do Galo

08/12/2017

Segunda Feira, dia 11 de dezembro, às 15 horas, o Anápolis Futebol Clube vai dar o pontapé inicial com vistas ao Campeonat...

Rubra apresenta os primeiros reforços

08/12/2017

A Comissão Técnica da Anapolina já tem o planejamento definido para iniciar os trabalhos visando o Campeonato Goiano de 20...