(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis disputa Prêmio com cidades de todo País

Economia Comentários 11 de maio de 2012

Programa aCredita, premiado pelo Sebrae, já tirou mais de cinco mil pequenos empresários da informalidade e é um dos destaques que pode ajudar na conquista


Depois de ser destaque na etapa estadual da 7ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, o Prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, busca o reconhecimento nacional pelas boas práticas na política pública de apoio ao micro e pequeno empresário. Na próxima terça-feira, 15, uma comitiva vai a Brasília para solenidade que irá anunciar os vencedores da etapa nacional do prêmio.
A etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi conquistada por Antônio Gomide por duas vezes consecutivas – em 2010 e 2012. O destaque entre os municípios goianos credenciou Anápolis a concorrer à premiação em nível nacional, um título inédito para a administração municipal, coroando para ações implantadas na cidade e que tem promovido um novo momento econômico da região.
Antônio Gomide é destaque no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor pela execução do programa Anápolis aCredita. A iniciativa disponibiliza acesso às linhas de financiamento para segmentos das micro e pequenas empresas que já apresentam resultados palpáveis. De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, desde a implantação do programa de crédito para pequenos negócios, Anápolis conseguiu tirar da informalidade mais de cinco mil empreendedores.
Entre as ações do programa, está a criação do Salão de Empreendedores de Microcrédito, que já alcançou sua 6ª edição e um volume de negócios que supera a casa de R$ 1 milhão, que beneficiou em cada edição uma média de 90 pequenos negócios.
Na avaliação do prefeito Antônio Gomide o prêmio que Anápolis busca na categoria de Médios e Grandes Municípios fará com que a cidade ganhe projeção ainda maior no cenário político administrativo do País. “Com a união entre o poder público, sociedade organizada e população, a cidade mais uma vez se destaca entre os municípios goianos. Uma conquista em nível nacional demonstraria com muita propriedade que as ações realizadas durante essa gestão são decisivas para firmar Anápolis entre as melhores cidades do País”, pontua.

Anápolis aCredita
Diante da necessidade de alternativas para facilitar o acesso ao crédito às micro e pequenas empresas, formais e informais, que tem dificuldades de obter crédito no sistema bancário tradicional, a Prefeitura de Anápolis criou o Programa Anápolis aCredita. A iniciativa contempla ações que facilitam o crédito para pessoas físicas e jurídicas que desejam montar ou ampliar seus negócios.
Para enquadrar o empreendedor no programa, é feita uma análise sócio-econômica do cidadão onde se avalia sua capacidade e potencialidade. Esta análise é feita pelos agentes de crédito que são treinados para identificar e acompanhar os empreendedores, orientando-os quanto aos créditos existentes.
O objetivo principal foi disponibilizar a população anapolina o acesso rápido, fácil, seguro e duradouro às linhas de financiamento que atendem aos segmentos das micro e pequenas empresas do município. A proposta é incrementar as atividades das empresas já existentes e tirar da informalidade àquelas que hoje não contribuem com seus impostos.

Prêmio
O principal objetivo da rede é consolidar uma agenda política sistemática, que possa ajudar na difusão de boas práticas administrativas e estimular as novas lideranças a fomentarem o empreendedorismo em suas cidades e regiões. Deverão estar à frente os prefeitos e ex-prefeitos que venceram as etapas nacionais do Prêmio.

Disputa
Além do Anápolis aCredita, outros nove projetos da Prefeitura de Anápolis que promovem o desenvolvimento da cidade em diferentes áreas também foram inscritos no prêmio. São eles: Anápolis - Natal de Luz, Agroecologia e Agricultura Orgânica, Qualificar, Segurança Alimentar e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, City Tour, Anápolis Sorridente Móvel, Centro de Referência em Tecnologia Social, Projeto Dar as Mãos e Centro de Recondicionamento de Computadores.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Economia

Ministério Público quer implantar nova tecnologia para monitorar os preços dos combustíveis

21/09/2017

O projeto MP de Olho na Bomba, desenvolvido pelo Ministério Público de Goiás em parceria com o governo estadual com o obje...

Preços dos combustíveis variam até mais de 36% nos postos

21/09/2017

O Procon de Anápolis realizou, entre os dias 12 e 14 de setembro, pesquisa para aferir a variação de preços dos combustí...

Balança comercial registra o 44º superávit consecutivo

21/09/2017

O secretário de Desenvolvimento (SED), Francisco Pontes comemorou na última quarta-feira, 13, o resultado da balança comer...

Anápolis é a cidade do Estado com mais vagas de emprego

21/09/2017

O Sistema Nacional de Emprego é uma instituição criada pelo Governo Federal, com objetivo de promover a interação entre ...