(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anapolino é ouro em competição internacional

Educação Comentários 12 de abril de 2014

O Estado de Goiás conquistou três medalhas de ouro WorldSkills Americas, competição interamericana de profissões técnicas


Três alunos do Senai Goiás subiram ao lugar mais alto do pódio na disputa do WorldSkills Americas, competição interamericana de profissões técnicas realizada em Bogotá, na Colômbia, entre 1º e 6 de abril, e ajudaram o Brasil obter o melhor resultado entre os 17 países participantes.
Gabriel de Castro Freitas, Paulo Henrique Castro, ambos egressos da Escola Senai Vila Canaã, de Goiânia, e Selimar Dias dos Santos, da Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange, de Anápolis, conquistaram medalhas de ouro nas ocupações de desenho assistido por computador, design gráfico e marcenaria, respectivamente.
No retorno a Goiânia, ocorrido na última quarta-feira,08, os competidores foram recepcionados no Aeroporto Santa Genoveva por gerentes e assessores do Senai Goiás, além de familiares e amigos. Ainda emocionados com a conquista das medalhas, eles contaram sobre os dias de disputa na Colômbia.
Para Selimar Dias dos Santos, de 19 anos, a medalha de ouro é fruto de sua dedicação à área de marcenaria. Em 2010, ele concluiu a aprendizagem em marcenaria, na Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange, em Anápolis. Após o curso, iniciou a preparação para a Olimpíada do Conhecimento, em 2012, quando levou a medalha de bronze. Em 2013, abriu uma empresa de móveis planejados em sociedade com seu irmão. “A competição não é fácil, mas também estava confiante na vitória, consegui me concentrar e estabelecer metas”.
Pontuação - A equipe brasileira que participou da Worldskills Américas foi formada por 34 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional, que disputaram medalhas em 31 modalidades profissionais. Desses, 30 são do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e 4 do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A competição, que reuniu 186 jovens, teve, no total, 36 modalidades profissionais, das quais 5 ocorreram de forma demonstrativa. O Brasil alcançou a maior pontuação entre todas as delegações (16.755 pontos), mais de 3 mil pontos à frente da Colômbia, a segunda colocada, com 13.029 pontos. Esse somatório leva em conta o desempenho de toda a delegação de cada país.

Preparação
Selimar Dias Santos Filho enfrentou uma verdadeira maratona de preparação, na oficina do curso de marcenaria da Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange”, em Anápolis. No dia 30 de março, Selimar Dias, 19 anos, embarcou rumo à Bogotá, na Colômbia, acompanhado do Instrutor de Marcenaria profº Tacilio Cordeiro da Silva, para se juntar a jovens de diversas partes que foram selecionados para esta edição da WordSkill América, que contou com a participação de mais de 400 competidores de 24 países membros.
O aluno recebeu apoio do Departamento Nacional do SENAI, que enviou para a FATEC SENAI Roberto Mange o Kit de Treinamento na área da marcenaria, para que o mesmo pudesse aprimorar seu treinamento. Este kit acompanhou Selimar na competição internacional.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Ensino à Distância: UniEVANGÉLICA aposta no crescimento tecnológico

19/07/2018

Os avanços tecnológicos da educação trazem novos modelos e metodologias de aprendizagem, desafiando professores a aprimor...

UniEVANGÉLICA - Abertas inscrições para vestibular dos cursos à distância

12/07/2018

Está aberto o processo seletivo para o vestibular EAD – Ensino à Distância do Centro Universitário de Anápolis – Uni...

UniEVANGÉLICA abre inscrições para aluno especial no Mestrado

12/07/2018

Interessados em cursar disciplinas na modalidade “aluno especial” no Programa de Pós- Graduação em Sociedade, Tecnolog...

Reitor da UEG visita universidade na Hungria

05/07/2018

O reitor da Universidade Estadual de Goiás, professor Haroldo Reimer, visitou, na última semana, importantes universidades ...