(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Amarelinhos, a resposta

Contexto Político Comentários 18 de junho de 2010

Como novo integrante do quadro de agentes de trânsito da cidade, me sinto satisfeito por observar a preocupação do Legislativo Municipal, referente ao trânsito.


Amarelinhos, a resposta
Como novo integrante do quadro de agentes de trânsito da cidade, me sinto satisfeito por observar a preocupação do Legislativo Municipal, referente ao trânsito. Porém, sobre a crítica feita semana passada pelos vereadores Assef Nabem e Amilton Batista, gostaria de dizer que a autoridade do agente é definida por lei federal. Na situação retratada, o taxista foi abordado ao parar o veículo em local proibido para um casal de idosos descerem. Gostaria de tranqüilizá-los, pois o bom senso foi aplicado, e o veículo não foi guinchado por causa da situação em questão, mas possivelmente por constar alguns anos de licenciamento atrasado e registro vencido, o que não liga uma situação à outra. Tenho certeza que o agente procurou o auxiliar o máximo possível na situação. Mas a própria população que anda corretamente exige tal postura imparcial do agente, que além de fiscalizar, precisa garantir um bom serviço prestado a população através de outros meios. E os novos agentes vieram com o objetivo de contribuir para a melhoria da cidade, procurando atender da melhor maneira possível as ocorrências. E acho até um bom momento para destacar o comprometimento da classe, que ao ser complementada com novos 47 agentes, se dispõe ainda mais ao trabalho em prol da satisfação da população que anda pelas ruas. Por isso a importância de um estreito relacionamento entre a Administração, Câmara Municipal, os agentes e a própria população, pois temos interesses em comum. Inclusive já estamos caminhando na tentativa de inicialização deste processo.
Agente Mendonça - CMTT Anápolis

Ficha Limpa I
A Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010, conhecida popularmente como "Ficha Limpa" vale, já para as eleições deste ano. A definição é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considerou o novo diploma apto para o pleito de outubro. A matéria foi relatada no colegiado pelo ministro Hamilton Carvalhido, que se manifestou favorável à aplicação do dispositivo já no pleito deste ano, por não trazer nenhum dano ao processo eleitoral.

Ficha Limpa II
A "Lei da Ficha Limpa" prevê que os candidatos a cargos eletivos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado - segunda instância -, ainda que caiba recurso, ficam impedidos de registrar a candidatura. São, portanto, considerados legalmente inelegíveis. A Lei também alterou de três para oito anos o período em que o candidato permanecerá inelegível após cumprimento da pena.

Barbosa, o indefinido
Na quarta-feira, 16, o pré-candidato ao governo pela Nova Frente, Vanderlan Cardoso (PR), se reuniu, por mais de duas horas, com o presidente do PSB, Barbosa Neto. O socialista saiu do encontro dizendo que não há nada definido em relação à aliança entre o seu partido e o PR. E mais: que está conversando com o PMDB de Iris Rezende. Vanderlan afirmou que não vê o PSB fora da chapa da Nova Frente e que todos os esforços serão feitos para trazer Barbosa Neto para a composição.

Sem nomes
O senador Marconi Perillo, pré-candidato ao Governo de Goiás pelo PSDB, descartou a hipótese da indicação dos democratas Pedro Sahium ou Cláudio Paiva, como nomes para compor a vice em sua chapa, no caso de uma eventual aliança com o DEM. Segundo ele, nem mesmo a coligação entre os dois partidos está definida, quanto mais a escolha de nomes. Ou seja, estão querendo colocar os bois à frente da carroça.

Palpite
Após a palestra com os estudantes, mais descontraído, Marconi Perillo indagou à platéia qual seria o palpite para o jogo de estréia do Brasil na Copa do Mundo, contra a Coréia do Norte. Os estudantes, meio tímidos, arriscaram placares de magros: 1 a 0, 2 a 0, 2 a 1. Marconi, como bom torcedor, disse que o placar teria que ser superior a 4 a 0, porque o adversário era o último colocado no ranking da Fifa. Errou feio... Como todos sabem, o Brasil ganhou, apertado, pro 2 a 1. Tomara que o placar sugerido pelo senador venha, agora, no segundo jogo contra a Costa do Marfim.

Apoio
O candidato tucano Marconi Perillo ganhou apoio de várias lideranças do movimento estudantil de Anápolis, que estão propondo a criação de uma frente, não só para ajudar na campanha, mas, também, visando encaminhar sugestões ao programa de governo do PSDB para Goiás.

Vice e votos
O vice-governador Ademir Menezes vai correr atrás de votos para conquistar uma das 41 cadeiras da Assembleia Legislativa de Goiás. Ele disputará o cargo pelo Partido da República (PR). Ademir anunciou a decisão num evento em Aparecida de Goiânia com as presenças do Governador Alcides Rodrigues; os deputados federais Sandro Mabel e Chico Abreu; Vanderlan Cardoso, pré-candidato ao governo de Goiás pela Nova Frente; prefeitos e vereadores de várias cidades, dentre outras lideranças.

Máximas do Twitter
O senador Demóstenes Torres lança em Anápolis na próxima segunda-feira, 21 de junho, o livro Máximas no Twitter, coletânea de frases que publicou no microblog (twitter.com/demostenes_go). O evento acontece às 19h30 no Brasil Park Shopping. Na obra, Demóstenes apresenta opiniões sobre os principais assuntos debatidos no Brasil e em Goiás. No livro também é possível conhecer as audiências públicas virtuais realizadas pelo senador, como as que deram origem à proposta de internação compulsória, que pretende oferecer tratamento médico para viciados em drogas (principalmente o crack) e intensificar o combate ao tráfico. Demóstenes tem mais de 11.500 seguidores e foi considerado o senador mais ativo no Twitter, liderando a lista do site Twitteranking.

Vitrine
O empresário Wilson de Oliveira, segundo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), avalia que o FCO Itinerante foi uma verdadeira vitrine para divulgar Anápolis. Na reunião do Conselho, foram liberados financiamentos do Fundo Constitucional Centro-Oeste, no valor de R$ 150 milhões, sendo que a Hypermarcas, que adquiriu a Neoquímica, teve aprovado financiamento de mais de R$ 90 milhões para a expansão dos seus negócios na cidade.

Cargo
O jornalista Jonathan Jayme foi exonerado do cargo de Assessor de Eventos e Cerimonial e nomeado para o cargo de Assessor de Comunicação do Gabinete do Prefeito. Os decretos foram publicados no Diário Oficial do Município que trouxe, também, a confirmação de Céser Donizete, que foi exonerado do cargo de Chefe de Gabinete do Pre¬feito e Vice-Prefeito. Conforme o CONTEXTO adiantou na última edição, ele estará atuando no staff da campanha do deputado Rubens Otoni e da candidata à presidência, Dilma Rousseff em Goiás.

Reforma
O prefeito Antônio Gomide já encaminhou à Câmara de Vereadores, o projeto da reforma administrativa, que vai mudar o status de algumas diretorias para secretarias. A matéria está nas comissões e vai a plenário na próxima semana. E, falando em reforma, o Centro Administrativo deve receber algumas melhorias em sua estrutura física. A Prefeitura anunciou pregão para a contratação de uma empresa para realizar o serviço.

Debates
O tribunal Superior Eleitoral (TSE), em resposta a uma consulta feita pelo deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) afirmou que é livre o debate, antes das convenções partidárias e, consequentemente, a homologação das candidaturas, nos jornais impressos e portais da internet. O parlamentar questionou, ainda, se a participação de pré-candidatos em debates poderia acarretar sanções e se pré-candidatos que compareçam a debates e não peçam votos poderiam sofrer sanções. “O questionamento é muito amplo não cabendo resposta concreta e objetiva”, afirmou o relator, ministro Marco Aurélio, ao dizer que nestes dois últimos casos deve se avaliar caso a caso.

Blog na mira
O ministro do TSE, Henrique Neves, solicitou informações à Google Brasil Internet Ltda. sobre os dados do responsável pelo conteúdo do site dilma13.blogspot.com. Uma ação cautelar foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a empresa ao considerar que ela hospeda site no qual não se podem identificar os responsáveis por seu conteúdo. Sustenta que o blog apresenta várias matérias enaltecendo a pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, inclusive, com pedido expresso de ajuda financeira “pretensamente destinada não só as despesas do próprio blog, mas, também, à confecção de vários tipos de materiais de campanha eleitoral”.

Plano Goiás 2030
Quem quiser dar sua opinião sobre o desenvolvimento de Goiás, pode responder na internet a consulta pública do Plano Goiás 2030, sobre o plano estratégico de longo prazo do Estado. Basta acessar o site www.consultaplanogoias2030.go.gov.br e responder as 30 questões sobre temas considerados estratégicos para o desenvolvimento econômico e social de Goiás nos próximos 20 anos. O Plano é coordenado pela Sefaz, executado pela Seplan e conta com a assessoria de um consórcio de empresas liderado pelo Instituto Sagres, de Brasília.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.623

26/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.622

18/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.621

11/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.620

05/05/2017

Contexto Político...