(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Alunos da UEG participam do Projeto Rondon

Educação Comentários 22 de julho de 2016

Estudantes selecionados de Anápolis, Quirinópolis e Ceres farão trabalho volutário no Rio Grande do Norte


Mais uma vez a UEG participa do Projeto Rondon e, neste ano, a Missão Forte dos Reis Magos vai a 20 cidades do Rio Grande do Norte. Os alunos das unidades de Quirinópolis, Anápolis e Ceres embarcaram com a professora Cibele Pimenta para a missão que será na cidade de Rio do Fogo.
A primeira parada da viagem é Natal, onde a turma se juntará aos acadêmicos e docentes de outras 40 universidades. O intuito é promover troca de informações antes de cada equipe chegar às cidades de destino.
A professora Cibele explica que Rio do Fogo apresenta problemas de infraestrutura como saneamento básico. Outras carências enfrentadas pela população da cidade dizem respeito ao aproveitamento sustentável da fauna e da flora da região.
Adriano Guimarães, do Curso de Enfermagem do câmpus Ceres, é um dos estudantes da UEG que participa da Missão Forte dos Reis Magos. Ele não esconde a empolgação com a experiência que viverá. “O projeto é uma lição de vida, por se tratar de um trabalho voluntário. A expectativa dos alunos e das professoras é uma das melhores possíveis, de todos se doarem. Nós vamos passar para aquelas pessoas um pouco do que aprendemos na graduação”, explica o jovem de 21 anos.

Diagnóstico
A professora Cibele Pimenta explica que a primeira ação do projeto, em abril, foi uma visita feita pelos participantes aos municípios com o intuito de realizar um diagnóstico das principais dificuldades enfrentadas pela população local. Com esses apontamentos em mãos, foi possível traçar atividades e ações a serem desenvolvidas no período de 24 dias do projeto.
“Esse é um momento em que estudantes e professores realmente aprendem a viver em comunidade, a respeitar as pessoas e suas diferenças, a respeitar as culturas. Quando voltam da missão, os estudantes têm uma outra forma de pensar e de ver o mundo ”, explica.
O Projeto Rondon é uma iniciativa do governo federal, em parceria com instituições de ensino superior estadual e federal. O objetivo é despertar nos estudantes a responsabilidade social, por meio do desenvolvimento de ações que tragam benefícios às comunidades das cidades visitadas.
As inscrições para a próxima missão já estão abertas. As atividades da Missão Tocantins do Projeto Rondon estão marcadas para os meses de janeiro e fevereiro de 2017.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Saúde na Escola conta com 100% de adesão em Goiás

15/03/2019

Os 246 municípios goianos se cadastraram no Programa Saúde na Escola com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás ...

Institutos Federais vão formar novos agentes digitais

07/03/2019

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) terão até 29 de março para aderir ao Programa Nacional d...

UniEVANGÉLICA amplia parcerias com as universidades estrangeiras

07/03/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA é uma instituição que oferece várias oportunidades para que seus ...

UniEVANGÉLICA amplia parcerias com as universidades estrangeiras

07/03/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA é uma instituição que oferece várias oportunidades para que seus ...