(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Alunos da Rede Municipal colaboram nas informações contra o Aedes aegypti

Saúde Comentários 18 de outubro de 2018

Mobilização contou com alunos, agentes de combate a endemias, Corpo de Bombeiros e outros parceiros


Reduzir ainda mais os casos de dengue em Anápolis, que já tiveram uma queda de 86% nos últimos dois anos é o objetivo da Prefeitura de Anápolis com a intensificação das ações de combate ao Aedes Aegypti. Nesta quarta-feira, 17 uma mobilização com cerca de 300 alunos de escolas estaduais e municipais, Corpo de Bombeiros, Ala 2, Tiro de Guerra, agentes de endemias e comunitários de saúde, no Parque Residencial das Flores e Recanto do Sol, chamou a atenção da comunidade para os perigos da doença.
O setor foi escolhido por ser o que apresenta a maior incidência de notificações na cidade, apesar da queda contínua apresentada a cada estudo. Outra estratégia é mobilizar as crianças que são consideradas excelentes multiplicadoras de campanhas como esta. Fábio Lucena Ribeiro, de 11 anos, aluno da Escola Municipal Desembargador Air Borges de Almeida, deu seu recado. “Não deixar água parada vai ajudar nossa saúde, pois a dengue pode até matar!”, alerta o garoto que vai levar todas as informações para os pais e familiares.
Desde o dia 15 de outubro, os agentes de endemias estão nas ruas para visitar todos os imóveis da cidade até o fim do mês. Neste ano, eles ganharam um reforço extra com o auxílio dos agentes comunitários de saúde que vão atuar na área de cobertura de cada um. Somando serão mais de 700 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e 20 da Ala 2.
A coordenadora técnica de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Patrícia Godoi, explica que essa integração entre os agentes irá garantir um trabalho mais ágil e eficiente. “Os agentes comunitários vão atuar em seus locais de trabalho. Eles já possuem um elo com a comunidade o que fortalece a conscientização”, conta. Já os agentes de endemias estarão nas áreas que não possuem cobertura da Estratégia de Saúde da Família, o que vai garantir o alcance em toda a cidade. “Lembrando que cada agente de saúde fará esse trabalho em apenas cinco dias no mês para não comprometer sua rotina de assistência às famílias”, frisa.
Com essa intensificação é possível visitar todos os imóveis da cidade neste início de período chuvoso. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é fazer essa cobertura e no próximo mês promover mais mobilizações chamando a população para o combate ao mosquito. “Assim conseguiremos passar por esse período sem problemas e diminuiremos ainda mais os casos da doença”, avalia Patrícia Godoi.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Crise na Saúde - Municípios estão em dificuldades sem os repasses do Estado

10/01/2019

De acordo com o Atlas da Eficiência da Educação (versão 2018) em Goiás, a gestão da educação em 213 municípios (93% ...

Verba para equipamentos na odontologia municipal

10/01/2019

Devido ao trabalho executado na área de saúde bucal, inclusive com a criação de 12 novas equipes em dois anos, a Prefeitu...

SAMU - Frota de ambulâncias tem novas viaturas

10/01/2019

Um serviço de referência que falta pouco para atingir também o padrão de excelência em atendimento. Trata-se do Samu de ...

Campanha de combate ao mosquito da dengue nos bairros

20/12/2018

O Dia D da campanha Anápolis contra a Dengue aconteceu nesta quinta-feira, 20, , no Jardim Esperança, simbolizando o iníci...