(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Alimentos para uma vida longa e saudável

Saúde Comentários 14 de maro de 2014

Conhecer mais sobre os alimentos é essencial para você conseguir melhorar sua qualidade de vida e longevidade.


É certo que todos nós gostariamos de poder viver até os 100 anos esbanjando saúde para todos os lados. O segredo está nos alimentos e aqui deixo 28 dicas sobre superalimentos para uma vida longa e saudável como você sempre quis.

1. Brócolis, uva e salada
A melhor aposta para uma vida longa e saudável é uma dieta rica em nutriente e pobre em calorias. Portanto, não perca tempo e inclua esses três superalimentos na sua dieta o quanto antes.

2. Amora
Esta fruta é um poderoso antioxidante, conhecido por aumentar a imunidade e evitar doenças. Segundo um estudo da Universidade de Harvard, uma porção de amora ou duas porções de morango pode reduzir o risco de declínio cognitivo em idosos.

3. Alho
Estudos revelam que o alho possui compostos que impedem a formação de substâncias químicas cancerígenas no corpo. Além disso, mulheres que comem alho tem menor risco de contrair certos tipos de câncer de cólon.

4. Azeite de oliva
Duas colheres de azeite por dia pode ser o suficiente para cuidar da saúde do cérebro e da prevenção do cancro. O azeite de oliva também é conhecido por trazer benefícios ao coração.

5. Acelga
Esse vegetal é rico em nutrientes como fibras, vitamina C e ácido fólico. Segundo estudos da Universidade de Vanderbilt, os sobreviventes do câncer de mama em Xangai que comeram nabo, repolho e acelga, tiveram menor risco de morte ou recorrência do câncer durante o período de estudo.

6. Abacate
Esse alimento tão gostoso ajuda a manter o coração saudável, pois reduz o LDL (o colesterol ruim) e aumenta os níveis de HDL (o bom colesterol). Além disso, o abacate ajuda a absorver vitaminas, como o beta-caroteno e o licopeno.

7. Tomates
Esse fruto também é fonte de licopeno, um nutriente importante no combate ao cancro. Comê-los em excesso ajuda na produção de carotenoides, que combatem substâncias cancerígenas que nosso corpo absorve.

8. Feijões
Um estudo da Universidade do estado de Michigan revelou que uma dieta rica em grãos e legumes aumenta os níveis de butirato, o que protege contra o aparecimento de cancro. Abuse de grãos e legumes em usa dieta.

9. Grãos e sementes
Ricos em fibras, estes alimentos nos protegem contra o diabetes, doenças cardíacas, alguns tipos de cancro e da obesidade. Além de reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

10. Bebida alcoólica com moderação
Pequenas quantidades de álcool pode beneficiar a saúde de seu coração. Porém, beba com moderação.

11. Um pouco de uísque
Pequenas doses dessa bebida podem proteger o coração e o fígado do acúmulo de gorduras.

12. Chá Pureh
Esse chá é rico em antioxidantes, o que auxilia no bom funcionamento do nosso sistema imunológico, promovendo assim uma vida mais saudável.

13. Café
O café ajuda no combate a doenças cardiovasculares e no controle da diabetes. Ele possui quantidades significativas de antioxidantes, o que auxilia na redução do câncer. Além disso, o café aumenta o HDL.

14. Chocolate
Essa tentação da mulherada é rico em antioxidante, o flavonóis, encontrado no cacau. Esse antioxidante está presente em maior quantidade nos chocolates escuros.

15. Menos carne vermelha
Estudo da Universidade da Carolina do Norte revela que quem como menos carne vermelha vive mais. Isso acontece porque as carnes são ricas em gorduras saturadas, o que eleva os níveis de colesterol, da pressão arterial e o risco de câncer.

16. Mais carne branca
Pessoas que comem mais carne branca como frango, peru e peixe tem risco menor de morrerem. Esse tipo de carne é rico em ômega 3 e 6 e ácidos graxos, que melhoram o funcionamento do organismo.

17. Mais nozes
As nozes são benéficas no controle da pressão arterial, na redução do colesterol alto, na prevenção do câncer de mama e na cicatrização. Além disso, elas são ricas em vitamina C e em ômega 3.

18. Produtos vermelhos
As frutas e os vegetais de cor vermelha são grandes aliados para nos deixar mais jovens. Alguns deles são: a beterraba para diminuir a pressão arterial e o tomate para abaixar o colesterol. No entanto, comer frutas e vegetais de cores variadas é a certeza de que você está ingerindo uma grande variedade de nutrientes.

19. Bananas
Esta fruta é rica em cálcio e potássio; ela previne cãibras e dores musculares. Além disso, ela contém o aminoácido triptofano, que é um excelente aliado no combate à insônia.

20. Peixes
Os peixes ajudam pacientes cardiopatas a viverem mais, porque são ricos em ômega 3. Essa substância ajuda a reduzir a inflamação que é responsável por danificar nosso DNA.

21. Alimentos orgânicos
Estudos mostram que esse tipo de alimento contém uma maior quantidade de vitaminas e minerais. Por serem cultivados sem agrotóxicos, esses alimentos tem níveis mais elevados de vitamina C e outros antioxidantes.

22. Não dê a última garfada
Deixe um pouco no seu prato depois de cada refeição, se você quer viver até os 100 anos de idade, sugere o autor Dan Buettner, que estuda as chamadas Zonas Azuis: áreas ao redor do mundo, onde as pessoas tendem a ter uma vida mais longa e saudável. Na cultura japonesa, por exemplo, as pessoas param de comer quando se sentem apenas 80% saciadas, uma prática que tem ajudado o país ganhar um lugar no topo da lista de pessoas mais velhas do mundo.

23. Coma a cada 3 horas
Estipular horários para comer estimula seu metabolismo, deixando-o acelerado. Dessa forma, além de perder peso você estará contribuindo para uma vida longa e saudável.

24. Dieta Japonesa
O estilo de comer do japonês ajuda a controlar o peso e como consequência ajuda na longevidade. Alimentos como peixe, tofu e legumes são alimentos básicos na dieta do japonês; estes ajudam a aumentar a expectativa de vida.

25. Dieta Mediterrânea
Esta dieta de peixes, azeite de oliva e nozes, ajuda-nos a ter uma vida mais saudável, um coração mais saudável, menores taxas de colesterol, obesidade e doença de Alzheimer.

26. Dieta Nórdica
Essa dieta é também conhecida como dieta viking ou dieta escandinava. Ela consiste em couve, pó de centeio, vegetais de raiz, farinha de aveia e peixe.

27. Comida caseira
Claro que não estou me referindo a feijoada ou o churrasco na casa do amigo no fim de semana. Mas sim àquela refeição feita com produtos naturais, pouco sal e livre de conservantes, essas sim são sempre mais saudáveis do que as que você geralmente encontra na rua e com certeza te ajudará a ter uma vida mais longa e saudável.

28. Não pare por aqui
Pesquise por mais informações que possam te ajudar a ter uma vida longa e saudável, busque sempre artigos sobre alimentação, prática de exercícios físicos, saúde, além de calculadoras para avaliar o seu progresso.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Nova força-tarefa para combater a dengue, zika e chikungunya

16/11/2017

Durante solenidade realizada no Teatro Municipal, na última terça-feira,14, o Prefeito Roberto Naves reuniu dezenas de repr...

Dengue - Redução de casos economiza R$ 3,6 mi

09/11/2017

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Anápolis volta a intensificar os cuidados com a dengue, chikungunya e zik...

Anápolis vai sediar campanha para doação de medula óssea

03/11/2017

Jovens e mães, Eva e Karise são duas amigas que enfrentam o mesmo problema: a leucemia. Eva Araújo, ex-servidora da Prefei...

Anápolis tem alta incidência de sífilis

20/10/2017

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico da Sífilis, publicação técnica da Coordenação Estad...