(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Aeroporto de Cargas: Um novo horizonte para as exportações e importações

Especial Comentários 03 de outubro de 2014

Quando estiver em pleno funcionamento, o aeroporto irá permitir pousos e decolagens de aeronaves de alta tonelagem


Com investimento estimado de R$ 200 milhões, o Aeroporto de Cargas de Anápolis deverá ser o único na modalidade na região Centro-Oeste. A primeira fase do projeto está em vias de terminar, com a conclusão da pista de 3,3 mil metros de extensão, que possibilitará operações com aeronaves de, até, 420 toneladas.
Conforme informou ao CONTEXTO a assessoria de imprensa da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), terminada a primeira etapa, será iniciada a posterior, que consiste na construção das pistas de taxiamento, pátio de estacionamento e estruturas complementares para operação do aeroporto.
O Aeroporto de Cargas recebeu o selo do PAI - Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento, com o objetivo de assegurar prioridade no desenvolvimento de todos os processos referentes ao seu andamento. Além dos mais de 3,2 mil de comprimento da pista principal, a mesma terá 75 metros de largura, sendo 30 metros (15 de cada lado) de “stop way”, uma espécie de pista de desaceleração de emergência que funciona como área de escape. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 40 mil metros quadrados em concreto.
Segundo João Bosco Adorno, coordenador do grupo de trabalho responsável pela implantação ao Aeroporto de Cargas e da Plataforma Logística Multimodal, a obra está em ritmo acelerado. Na semana passada, cerca de 160 máquinas estavam trabalhando no canteiro e as partes mais complexas e que exigem maior movimentação de terra, que envolvem os encabeçamentos de pista, já estão quase prontos. Ele informou, também, que a licitação para a segunda fase do projeto, deve sair ainda este ano, provavelmente, no mês de novembro, em razão de algumas adequações que surgiram em razão de uma portaria da Secretaria Nacional de Aviação Civil, que regula a concessão de aeroportos no País.
O Aeroporto, quando ficar pronto, estará praticamente acoplado com a Plataforma Logística Multimodal e dará condições para que o escoamento da produção seja feito por três diferentes sistemas: o rodoviário, o ferroviário e o aéreo.

Plataforma Logística
A Plataforma Logística Multimodal conta com a área total de 100 hectares. Situada em terreno contíguo ao Aeroporto de Cargas e ao Porto Seco, próximos ao Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), o projeto da Plataforma Logística Multimodal contempla terminais de frete aéreo, centro rodoviário de cargas, terminal ferroviário de cargas, armazéns gerais (refrigerados e de produtos de base e graneis) e polo de serviços e administração logística.
O superintendente do Porto Seco Centro-Oeste, Edson Tavares, especialista na área de logística, afirmou que Anápolis estará dando um passo muito importante, com o aeroporto de cargas, para se consolidar como um dos principais referenciais logísticos do País. Na sua avaliação, o impacto que o aeroporto trará para a economia de Anápolis e de Goiás será muito grande, em função de que serão movimentadas cargas de alto valor agregado. Além do que, outro aspecto importante é o impacto na qualificação da mão-de-obra para ser empregada no setor.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Especial

Exemplo de solidariedade e cidadania

11/10/2018

Os alunos da Escola Municipal “Professora Nadyr de Souza Andrade”, no Bairro Jardim Alvorada, em Anápolis, tiveram na ú...

Sete anos de filantropia em Anápolis e trabalho reconhecido nacionalmente

06/09/2018

No dia 1º de setembro, a Clínica Valor da Vida completou sete anos de fundação. E, com bons motivos para comemorar. Afina...

Baile de debutantes para um grupo de meninas mais do que especiais

23/08/2018

Lorraine do Vale Bernardes; Thalita Mylena Cardoso Francisco, Loislene de Jesus Costa, Hellen Julia Lima Demétrio. Quatro me...

Programação Arraiana 2018

28/07/2018

- Unidades do Rápido Jundiaí - Av. Minas Gerais, 112 – Jundiaí Anashoping – Av. Universitária, 2.221 – Vila Santa...