(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Ações visam melhorar a vida dos pedestres

Trânsito Comentários 15 de novembro de 2014

Órgãos de trânsito iniciou trabalho de revitalização de faixas de segurança e rebaixamento de calçadas


A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) iniciou uma série de ações que visam dar mais segurança para motoristas e, principalmente, para os pedestres. Na última quarta-feira,12, o órgão iniciou uma operação de revitalização de faixas de pedestres e rebaixamento de calçadas para adequá-las ao padrão de acessibilidade urbana. “Nossas ações são desenvolvidas com atenção especial a três aspectos - educação, humanização e infraestrutura – e as colocamos em prática levando em consideração as demandas da comunidade”, afirma o diretor da CMTT, Alex Araújo Martins.
Segundo o diretor, esse é um trabalho para execução durante vários meses. Neste primeiro momento acontecem intervenções somente nas faixas de pedestres dos locais onde são registrados maior fluxo de transeuntes, mas o planejamento de intervenções inclui a cidade em toda sua extensão. A tarefa seguinte é o rebaixamento das calçadas, nessas faixas revitalizadas, e ainda aplicar material que vai proporcionar uma iluminação diferenciada, o que vai garantir mais segurança durante as travessias. Alex Araújo explica que esse é um trabalho que será executado em conjunto com a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano.
No aspecto educativo, a equipe de educação para o trânsito da CMTT desenvolve um trabalho permanente e contínuo de formação nas escolas, em empresas e nas ruas da cidade. Para as unidades educacionais são preparadas palestras e oficinas lúdicas nas quais as crianças aprendem noções básicas de trânsito. Uma novidade, que será lançada nos próximos dias, é o projeto Amiguinho do Trânsito, cuja finalidade é incentivar as crianças a assumirem o papel de fiscais e de disseminadores dos hábitos adequados que devem ser adotados no trânsito. O material – uma pequena cartilha -vai ser distribuído nas escolas para que as crianças assinalem o comportamento dos pais enquanto estão conduzindo seus veículos.
A coordenadora de Educação para o Trânsito, Érika Delfino, explica que as atividades lúdicas contribuem para conscientizar os pequenos cidadãos quanto às atitudes adequadas para construir um trânsito melhor. Segundo ela, com esse trabalho pedagógico são obtidos resultados no presente, pois as crianças passam a observar e a cobrar uma conduta correta dos pais; e no futuro, considerando que estão aprendendo, desde a infância, como agir para que se tenha um sistema de trânsito mais seguro.
Entre as ações pedagógicas realizadas estão a construção de semáforo em EVA para fixar no lápis, pintura de placas de orientação, pintura e montagem de porta-retratos com palitos de picolé e jogo de boliche de trânsito. É um trabalho direcionado às crianças entre 4 e 6 anos.
Professores, coordenadores e diretores que queiram levar esse trabalho à sua unidade escolar podem entrar em contato com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Érika Delfino, pelo telefone 3902 2823. Ou, ainda, enviar um ofício ao diretor geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes Alex de Araujo Martins, pelos e-mails cmtt@anapolis.go.gov.br ou erikadelfino@anapolis.com.br.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Trânsito

DETRAN tem 35 novos serviços

13/07/2017

O total de 35 novos serviços serão disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), até o f...

Projeto Vida no Trânsito será implantado no Município

29/06/2017

Reduzir o número de vítimas – mortos e feridos - em decorrência de acidentes de trânsito é o principal objetivo do pro...

Justiça de Trânsito divulga estatística

09/06/2017

O Núcelo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) div...

CMTT promove simulação de acidentes como medida preventiva

26/05/2017

De repente, até o motorista vira passageiro, o mundo fica de cabeça pra baixo e tudo começa rodar. Esse é o cenário de u...