(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

ACIA completa 80 anos de atividades no Município

Cidade Comentários 05 de fevereiro de 2016

A instituição exerce o relevante papel de apoio e participação de Anápolis na vanguarda da economia goiana


No início das atividades do ano, a Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) vai promover, no próximo dia 17, a partir das 19 horas, uma solenidade especial para marcar os 80 anos de atividades ininterruptas no Município. Idealizada, inicialmente, para unir e defender a classe empresarial, com arrimo na base de sustentação e implantação de uma política eficaz, com capacidade de fortalecer os interesses econômicos do Município, a ACIA, ao longo de seus 80 anos, tem, hoje, uma apreciável folha de serviços prestados à comunidade.
Fundada em 08 de fevereiro de 1936, ela é uma entidade civil, representativa, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de caráter assistencial, cultural e social. Desta forma, procura defender os direitos e interesses de seus associados, mantendo, sempre, elevado o seu nível ético, moral e intelectual atuando, permanentemente, em prol do desenvolvimento e do progresso da comunidade. Além disso, a ACIA se propõe a promover e a incentivar a união e a solidariedade entre os seus membros e as associações de classe do País, como ainda, manter uma extensa rede de serviços para seus filiados.
Desde a organização inicial dos comerciantes da então pequena Anápolis, aos dias de hoje, quando a Cidade se insere no seleto grupo das comunidades importantes para a logística empresarial que leva o País ao rumo do progresso e do desenvolvimento, são muitas as fases vividas, todas elas essenciais ao seu tempo.

Atividades
Foi da ACIA, por exemplo, o apoio fundamental para que Anápolis recebesse, em meados dos anos 30, um terminal da “Estrada de Ferro Goyaz”, importantíssimo para o escoamento da produção primária e, muito mais, para o recebimento dos produtos manufaturados oriundos do Sul e do Leste brasileiros. Anos depois, o empresariado anapolino, sob o comando da ACIA, participou, efetivamente, do projeto para a construção de Goiânia. Da mesma forma, nos anos 60, Anápolis participou, pelos caminhos abertos por seu empresariado, via Associação Comercial e Industrial, da obra comandada por Juscelino Kubitscheck, quando da implantação da Nova Capital, Brasília.
Depois disso, novamente, pode ser constatada a força da ACIA em projetos importantes, como a instalação da Base Aérea e do Distrito Agro Industrial, dois marcos fundamentais para que o Município alcançasse o status de força econômica que sempre o caracterizou. O DAIA é o retrato do perfil empresarial de Anápolis. A Base Aérea, que teve seu primeiro escritório funcionando nas dependências da ACIA, é outra importante referência para o Brasil.
Nos anos 60, o maior centro beneficiador de cereais e da indústria alimentícia de toda a região. Nos anos 60 e 70, forte polo atacadista, juntamente com a chegada da industrialização tecnológica, com fábricas de grande porte, dentre elas CEBRASA; CEMINA, PRECON, e dezenas de outras. Mais recentemente, os gigantescos laboratórios farmacêuticos, a montadora Hyundai e inúmeros outros empreendimentos que dão a Anápolis uma extraordinária força geradora de empregos, de rendas e de divisas. Tudo isso, apoiado, efetivamente, pela ACIA. Ao longo desses 80 anos, grandes vultos da economia de Anápolis e de Goiás passaram pelos quadros diretivos da ACIA. Todos eles, a seu tempo, deixaram sementes bem plantadas, o que resultou no fortalecimento da instituição, assim como, na respeitabilidade adquirida junto à comunidade regional.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Projetos das avenidas Brasil e da Fernando Costa sofrem alterações

17/01/2019

Com as obras de mobilidade chegando à reta final, a Prefeitura de Anápolis realiza interdições parciais na Avenida Fernan...

Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir do mês de março

10/01/2019

Vem aí, mais uma polêmica para os brasileiros digerirem. A partir do dia 1º de março deste ano, pedestres e ciclistas pod...

Escolas de Artes e Teatro recebem novas inscrições até 31 de janeiro

10/01/2019

A Escola de Teatro e a Escola de Artes “Oswaldo Verano”, unidades vinculas à Secretaria Municipal de Cultura e mantidas ...

Áreas degradadas são revitalizadas pela parceria Prefeitura/SANEAGO

10/01/2019

Pelo menos 14 erosões e áreas degradadas que colocavam ramais da rede de esgoto em risco foram recuperadas por meio de parc...