(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

ACIA celebra 80 anos de fundação e o 40º aniversário do DAIA

Cidade Comentários 10 de novembro de 2016

Solenidade teve a inauguração da Biblioteca e do Memorial sobre a evolução da economia de Anápolis


Na Reunião Ordinária de Diretoria da última quarta-feira 09, a Associação Comercial e Industrial de Anápolis comemorou seu octogésimo aniversário de fundação e os 40 anos de implantação do Distrito Agro Industrial de Anápolis. Dezenas de autoridades e lideranças empresariais prestigiaram o evento que foi marcado por homenagens e pela inauguração de um espaço denomina do Memorial do Comércio e da Indústria, onde foram compilados e distribuídos milhares de documentos que relatam os principais acontecimentos da trajetória da ACIA, nascida Associação Comercial de Anápolis, em 1.936.
A solenidade teve como convidados especiais o ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Anápolis, Irapuan Costa Júnior, em cujo governo efetivou-se a implantação do Distrito Agro Industrial de Anápolis e o empresário Sultan Falluh, que presidia a Associação Comercial e Industrial de Anápolis na mesma ocasião, ou seja, em 1976.
Também, marcaram presença o Chefe de Gabinete Civil da Governadoria do Estado, Frederico Jaime Filho; o Chefe do Gabinete Militar do Governo Estadual, Coronel Adailton Florentino; o Presidente da Agência Goiana de Regulação, Ridoval Chiareloto, que representou o Governador Marconi Perillo; o Presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás, Ubiratan da Silva Lopes; o Presidente Regional da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Wilson de Oliveira; o ex-presidente da ACIA Ruy Abdalla; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Air Ganzarolli; o Tenente Coronel PM Paulo Roberto, subcomandante do Terceiro Comando Regional da Polícia Militar; o vice-prefeito eleito de Anápolis, Márcio Cândido, diretores de diversos departamentos e lideranças comunitárias em geral.
Oradores
O primeiro orador da noite foi o ex-governador Irapuan da Costa Júnior, que fez um relato sucinto da criação do DAIA, recordando da visita feita ao, então, Presidente da República Ernesto Geisel, de quem obteve a promessa de se autorizar a liberação de verbas para a definição do projeto. Segundo ele, em poucos meses o Ministro do Planejamento da época, João Paulo dos Reis Veloso, fez o comunicado da autorização. Irapuan Costa Júnior discorreu sobre o projeto de implantação do DAIA, conduzido pelo economista Reinando Fonseca. Segundo ele, o Governo Federal arcou com 95 por cento da despesa, ficando o Governo Estadual responsável por, apenas, cinco por cento.
Em seguida, discursou o ex-presidente da ACIA, empresário Sultan Falluh, que disse ser o sócio mais antigo da entidade, estando ligado a ela há mais de 60 anos. Falou sobre sua passagem pela Presidência em um momento histórico, justamente quando foi inaugurado o DAIA.
Falaram, ainda, os ex-presidentes Ridoval Chiareloto, Rui Abdalla, Wilson de Oliveira e Ubiratan da Silva Lopes. Na parte seguinte, o Presidente da ACIA, empresário Anastácios Apostolos Dagios, oficializou a inaugurada a Biblioteca, que leva o nome do Professor João Asmar, advogado, membro da diretoria da instituição há várias décadas e autor do livro que conta a história da entidade. Em um discurso carregado de emoção, o homenageado lembrou fatos importantes da vida de Anápolis, dentro da economia, da política e da sociedade em geral. João Asmar disse que, apesar da idade (94 anos), se sente disposto a continuar trabalhando por Anápolis.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Oposição e situação criam embate por situação do PETI

19/04/2017

Ao usar a tribuna na sessão de quarta-feira ,19, o vereador Antônio Gomide (PT) falou sobre a necessidade de a gestão muni...

Caixa equilibrado foi a maior conquista, avalia Roberto Naves

12/04/2017

Numa entrevista coletiva, com a presença de quase todos os membros de seu secretariado e de vários vereadores, o Prefeito R...

Prefeitura anuncia revitalização do Mercado Municipal em curto prazo

07/04/2017

O Mercado Municipal “Carlos de Pina” é um dos principais pontos turísticos da cidade e também um local tradicional de ...

Alvará de funcionamento terá rigorosa fiscalização na Cidade

23/03/2017

A Divisão de Fiscalização e Posturas vai desencadear, no início de abril, uma intensa e rigorosa fiscalização em todos ...