(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Acadêmicos da UniEVANGÉLICA apresentam projetos promissores

Tecnologia Comentários 03 de agosto de 2018

Iniciativas incluem a criação de um carro de corrida, um kart movido a energia elétrica e uma mão mecânica


Em sintonia com a visão da UniEVANGÉLICA de investir em desenvolvimento tecnológico e ampliar a produção de conhecimento acadêmico, diversos acadêmicos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica estão dedicando boa parte da sua vida acadêmica no desenvolvimento de projetos tecnológicos. Estas ações são uma expansão do que é aprendido em sala de aula e têm como foco contribuir com o desenvolvimento da sociedade.
Um dos projetos é o Guara 062, um carro que poderá ser utilizado em corridas, mas que serve também como um laboratório de mecânica. Os alunos passam por todas as etapas, da concepção, montagem do chassi até a colocação do motor. Agora, eles procuram apoio para finalizar o veículo – falta ainda o motor.
Para o acadêmico de Engenharia Mecânica Victor Martins, a união dos colegas em torno da iniciativa é o que faz toda a diferença. “A parte mais difícil de fazer o carro não é projetar o veículo, e sim organizar a equipe. Ter a equipe unida é mais importante do que fabricar o carro. Porque com uma equipe unida, é possível realizar qualquer coisa”, destacou.
O professor Ricardo Wobeto, coordenador pedagógico do curso de Engenharia Mecânica, enxerga um futuro promissor para os alunos que atuam no Guara 062. “Estamos vendo surgir na UniEVANGÉLICA diversos talentos que serão aproveitados pelo atual e futuro mercado de trabalho. Com foco no desenvolvimento tecnológico, os alunos já saem preparados para todos os desafios de indústrias, como a automobilística”.
Ele explicou que o Projeto Baja SAE Guará 062 avança como referência em desenvolvimento e qualificação dos estudantes na área de veículos automotores por meio da construção de um veículo totalmente planejado, projetado e fabricado pelos estudantes de Engenharia Mecânica.
“Esse veículo Off Road segue normas da SAE Brasil - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, fomentando o desenvolvimento e trabalho em equipes, aprimoramento técnico, aplicação dos conhecimentos mecânicos abordados na Engenharia Mecânica, Planejamento Financeiro, Marketing e RH, lideranças de projeto e suas áreas, a fabricação de peças e sistemas de freio, transmissão, suspensão e estrutura de chassis”, continuou.
Por meio dos conhecimentos adquiridos, os alunos garantem uma base de conhecimento para um dos principais objetivos: participar dos campeonatos regionais e o nacional, um desafio entre 84 universidades e cursos de Engenharia Mecânica do Brasil. Os três melhores projetos recebem o direito de participar do campeonato mundial de Baja nos Estados Unidos.

Sustentabilidade
A inovação tecnológica é aliada da sustentabilidade. Alunos de Engenharia Mecânica buscam contribuir com o Meio Ambiente por meio da construção de um carro de kart elétrico. Atualmente, este veículo possui um motor a combustão, que será trocado em breve. Em breve eles pretendem obter as peças para concluírem o projeto.
Lucas Antônio Batista é um dos estudantes de Engenharia Mecânica participante da iniciativa. Para ele, investir em energias renováveis deve se tornar prioridade em qualquer empreendimento tecnológico. “A ideia é retirar a queima de combustível fóssil e colocar uma energia mais limpa no sistema, porque o kart queima muito combustível”, explica.
O professor Márcio José Dias, diretor do curso de Engenharia Elétrica da UniEVANGÉLICA, é um entusiasta de tecnologias que diminuem o impacto sobre o meio ambiente. “Como inovador, podemos citar a troca de motores de combustão, que fazem a queima de combustíveis fósseis, por energia renovável. Esta é a principal razão deste projeto. Acreditamos que até 2030 haverá uma troca do uso de motores a combustão por veículos elétricos. Os nossos alunos já estão sendo preparados para esse mercado”, visualiza.

Mão mecânica
Melhorar a qualidade de vida de pessoas que perderam algum membro do corpo está entre as principais utilidades da mão mecânica criada pelo estudante de Engenharia Elétrica Joshua Marques. Em três dias, o acadêmico elaborou o projeto, montou a mão e apresentou o trabalho aos professores e colegas. O funcionamento pode parecer simples, mas foram necessárias várias horas de estudos e dedicação nas peças para chegar ao produto final.
As partes da mão e do braço foram impressas em uma impressora 3D. Quando uma corrente elétrica é ativada, os dedos se movem. “Isso aqui foi só o começo. Eu quero fazer um corpo robótico completo, começar com o braço, de uma forma que eu possa dar continuidade com o corpo”, anunciou o acadêmico Joshua Marques.
Para o professor Hélio Queiroz, diretor do curso de Engenharia Mecânica, o diferencial dos acadêmicos que entram nestes projetos é a dedicação. Ele pontua que, antes de mais nada, é preciso levar a sério cada parte do curso. “A engenharia permite, mas também ela demanda envolvimento, dedicação, como o Joshua vem fazendo”, exemplifica.

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Tecnologia

Simulador é atração da Semana Nacional de Trânsito

14/09/2018

Um simulador de impacto será uma das principais atrações da Semana Nacional de Trânsito, a ser realizada entre os dias 18...

Acadêmicos da UniEVANGÉLICA apresentam projetos promissores

03/08/2018

Em sintonia com a visão da UniEVANGÉLICA de investir em desenvolvimento tecnológico e ampliar a produção de conhecimento...

Audiência debaterá sobre antenas

13/04/2018

As mudanças no regulamento para a instalação de antenas de telecomunicação no Município é o tema de uma audiência age...

Município vai ter a maior usina fotovoltaica urbana do Brasil

22/03/2018

O Município de Anápolis será referência no Brasil na produção de energia fotovoltaica, sistema que converte a luz natur...