(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Abrigo dos Velhos comemora 70 anos de atividades ininterruptas

Cidade Comentários 01 de maro de 2018

Mantida por loja maçônica e o apoio de organismos governamentais e privados, instituição abriga, hoje, 70 idosos


Fundado em fevereiro de 1948, o Abrigo dos Velhos “Professor Nicephoro Pereira da Silva” comemorou seus 70 anos de existência no último dia 28, com uma solenidade festiva que reuniu membros da Loja Maçônica Lealdade e Justiça II, mantenedora da instituição; ex-presidentes; autoridades militares, civis e religiosas; convidados; colaboradores, voluntários e todos os internos ali acolhidos.
“O abrigo é, hoje, uma realidade, com setenta anos fazendo história e trabalho junto à comunidade anapolina”. Com estas palavras, o atual Presidente do abrigo, Ivan Alves de Oliveira, iniciou seu discurso de saudação aos presentes à solenidade. Ele afirmou, em seguida, que nestas sete décadas de amparo ao idoso, a entidade é referência no Estado de Goiás, com ações na beneficência, no amparo, cuidado e zelo das pessoas na fase mais avançada de suas vidas.
O Presidente fez um breve histórico do abrigo, lembrando que em fevereiro de 1948 foi registrada a ata de sua fundação, firmada por Aryowaldo Taham, “saudoso e obstinado irmão, que, movido pelo profundo sentimento beneficente, organizou a criação dessa instituição filantrópica de beneficência e amparo à velhice”. Situado na Avenida Madre Maria dos Anjos, no Bairro Jundiaí, o Abrigo ocupa uma área de 17 mil metros quadrados, doada por Jonas Ferreira Alves Duarte, pioneiro e ex-prefeito de Anápolis.
“Por sete décadas, o abrigo vem exercendo um profícuo e laborioso ato de caridade e cuidado ao idoso”, acrescentou Iran Alves de Oliveira, lembrando que a instituição é de longa permanência para idosos de ambos os sexos. Segundo ele, hoje vivem no abrigo 34 homens e 36 mulheres, o mais velho deles com 103 anos e, o mais novo, com 61 anos de idade. Para cuidar de todos os internos, o Abrigo conta com 20 funcionários e o apoio permanente de voluntários.

Estrutura
O Abrigo conta, também, com o apoio de organismos governamentais, privados e de entidades voluntárias “todos solidários com a nossa missão-fim, que é o bem-estar da vida do ser humano idoso”, diz o Presidente Ivan Alves de Oliveira. Na sua estrutura físico/administrativa, a diretoria conta com o apoio de nove voluntários, todos do quadro da Loja Maçônica Lealdade e Justiça II.
A parte física é composta por duas alas (uma masculina e outra feminina), além de lavanderia e cozinha industriais, com capacidade para preparar 500 refeições diárias, repartidas em cinco horários. Conta, também, com um posto de saúde para atendimento local e uma ambulância para deslocamentos de urgência e emergência. Existem, também, área de lazer e entretenimento; campo de futebol, espaço gourmet e salão para múltiplas funções.
Ivan Alves Oliveira lembrou, ainda que, nas fileiras de sua administração, o abrigo “já passou pelas mãos de notáveis homens que estiveram à frente do Abrigo”. Segundo ele, todos deixaram suas marcas na história da instituição, seja na edificação de áreas físicas do prédio “ou no abraço caloroso aos idosos, só para ver um sorriso estampado em suas faces”.
Concluindo, o Presidente destacou que a história do abrigo se confunde com o crescimento e a história de Anápolis. Lembrou que a instituição foi criada numa época em que seus idealizadores enfrentaram muitas dificuldades na construção, logística e, posteriormente, em toda a infraestrutura para doar aos idosos as condições favoráveis de conforto. “Tudo isso sempre com a preocupação de zelar pela comodidade e segurança da vida de pessoas frágeis, muitas delas sofridas, que já não encontram forças e vigor para, sozinhas, continuarem suas jornadas terrenas”.

Autor(a): Ferreira Cunha

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Cidade

Sinalização de trânsito é reforçada em toda a Cidade

13/12/2018

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), está fazendo uma verdadeira for...

Bairro vai ganhar moderno centro poliesportivo

13/12/2018

Daqui a cerca de três meses, de acordo com prazo garantido pela empresa contratada para execução da obra, os moradores do ...

Anápolis ganha escola com padrões de alta modernidade e tecnologia

07/12/2018

Parece até uma escola particular. E de primeiro mundo. Cada uma das salas da Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto, localiz...

Desestatização de órgãos municipais tranferirá serviços à iniciativa privada

07/12/2018

Através de um Plano Municipal de Desestatização (PMD), a Prefeitura de Anápolis vai transferir para a iniciativa privada ...