(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

“A Transparência é a marca da nossa gestão à frente da Câmara”

Política Comentários 05 de julho de 2018

Presidente vê Legislativo mais próximo da população e com prestígio para impulsionar líderes para a política regional


Qual a marca de sua gestão como presidente da Câmara?
É a transparência. O cidadão tem acesso a todas as informações, seja diretamente na Câmara, ou mesmo pelo Portal da Transparência. Também qualificamos a divulgação dos atos dos vereadores nos meios de comunicação e nas mídias sociais do Legislativo.

O que se configurou como maior desafio?
A retomada da obra da Câmara. No primeiro momento era necessário fazer uma auditoria, para que os culpados pelos erros fossem responsabilizados. Num segundo momento era importante que a retomada das obras fosse definitiva, solução que atende os anseios da Câmara e da sociedade, de terminar a obra de forma correta, funcional e mais econômica possível.

O que foi feito para dar mais transparência às ações?
O novo plenário foi fundamental, pois assim as pessoas acompanham mais efetivamente a ação do vereador. Temos os canais de comunicação da Casa, como as transmissões das sessões pela rádio, internet, canal 10 da Net e também o nosso site, que é diariamente atualizado. Estabelecemos uma nova identidade visual e qualificamos nossas redes sociais e isso comprova que o nosso desejo é estar cada vez mais próximos das pessoas.

Como avalia a relação entre Legislativo e o Executivo?
De alto nível e respeitosa. Tanto por parte dos vereadores, como do prefeito Roberto Naves e seus auxiliares, a relação é institucional, republicana. Há respeito de ambas as partes e, com isso, as ações fluem e a sociedade ganha. Este modelo de relacionamento tem permitido que muitas ações, serviços e obras sejam realizadas pela Prefeitura, encaminhadas pela Câmara.

Os demais vereadores participam com sugestões e idéias?
Vejo que a Câmara tem cumprido bem o seu papel como Poder Legislativo e no envolvimento constante dos debates de interesse da população. Os vereadores melhoraram a qualidade do debate. Nesse segundo ano os colegas estão mais seguros, mais participativos e com melhores propostas para discussão.

Foi possível tratar da solução de questões macro, como segurança e saneamento?
A participação dos vereadores foi fundamental para a solução de problemas que há muito tempo prejudicavam a sociedade. A Câmara conduziu a manifestação da sociedade organizada nas questões do sistema penitenciário e no reforço da segurança na cidade. Assim como nas tratativas ora realizadas com o Governo do Estado para estabelecer um contrato mais eficaz com a Saneago.

O Legislativo tem peso para projetar nomes para a política em Goiás?
Claro que sim. A ascensão do vereador Leandro Ribeiro à Secretaria Desenvolvimento Econômico de Goiás é um exemplo claro deste peso. O resgate da credibilidade da atuação do vereador é peça fundamental no processo de fortalecimento político de Anápolis. Sabemos que nossa primeira missão é com o mandato parlamentar. Nas horas vagas, interagimos com o projeto eleitoral. A Câmara tem prestígio suficiente para impulsionar novas lideranças para o cenário político estadual.


Ações e programas realizados na gestão de Amilton no Legislativo
TRANSPARÊNCIA
A atual Mesa Diretora, sob a presidência de Amilton Filho, dinamizou o Portal da Transparência, para facilitar o acesso da população a todas as informações do Poder Legislativo. Ao mesmo tempo foi consolidada a prática do Pregão Eletrônico, o que assegura equidade e eficiência aos processos licitatórios.

IDENTIDADE VISUAL
Os prédios que abrigam os departamentos da Câmara foram pintados, reforçados e padronizados. Os gabinetes, departamentos e prédios do Legislativo receberam placas de identificação, assim como a fachada do novo plenário. A Câmara estabeleceu sua identidade visual, facilitando a interação com o cidadão.

ADMINISTRAÇÃO
Foram reestruturados os departamentos administrativos e legislativos da Câmara. Foi contratada empresa de segurança armada, para garantir a proteção do bem público, servidores e visitantes. O trabalho ficou mais ágil e eficiente. Na prática a prestação de serviço ficou mais profissional e qualificada.

NOVO PLENÁRIO
Em função da condição insalubre devido às obras da nova Câmara, foi adaptado o novo plenário (foto), para receber vereadores, imprensa e população. O presidente Amilton Filho coordenou o processo que culminou com a adaptação de prédio próximo à Câmara para abrigar o plenário. Foram instalados sistemas elétrico e hidráulico, assim como sonorização e mobílias.

Concurso Público e Parlamento Jovem, legados históricos
O presidente da Câmara, Amilton Filho convoca aprovados no concurso público realizado em 29 de outubro de 2017, sob coordenação do Centro de Seleção da UFG. São chamados para tomar posse assistentes administrativos (5 vagas), assistentes de Controle Interno (2), analista administrativo/jurídicas (1), analista administrativo/contábeis (2) e controlador interno (2). “A valorização do servidor é revertida em benefício direto para o cidadão”, diz Amilton Filho.

PARLAMENTO JOVEM
O programa Parlamento Jovem, criado por Amilton, com respaldo dos demais vereadores, foi concluído com sucesso no dia 28 de junho. No período de um mês acadêmicos se tornaram vereadores e assessores. Dos 170 inscritos 50 foram selecionados. “Levamos ao ambiente acadêmico a prática da boa política e trazemos para a Câmara ideias criativas que enriquecem a ação parlamentar”, avalia Amilton.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Política

Ronaldo Caiado acusa Governo de usar dados para mascarar crise do Estado

08/11/2018

O governador eleito Ronaldo Caiado (Democratas) cobrou maior transparência nos dados repassados à equipe de transição pel...

Partido realiza ação social em prol da Casa Joana

08/11/2018

O Democratas Mulher Anápolis irá realizar nesta sexta-feira, 09, a partir das 09 horas, em Anápolis, uma manhã odontológ...

Vereador exige explicações para aumento da energia elétrica em Goiás

08/11/2018

O vereador João da Luz (PHS) informou na tribuna, durante a sessão ordinária da última quarta-feira,07, que esteve em Bra...

Ronaldo Caiado terá muitos desafios para enfrentar em sua terra natal

02/11/2018

Não dá para falar que se trata de uma “herança maldita”. Mas, dá para dizer que os “gargalos” de Anápolis vão o...