(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos nas ruas e livres na prisão. É uma questão de consciência. (Mahatma Gandhi)

Contexto Político Comentários 22 de janeiro de 2010


Oportunidade
Dificilmente haverá outra oportunidade tão boa quanto a da próxima quarta-feira, para as lideranças anapolinas cobrarem do Governo Estadual o cumprimento de algumas promessas de campanha e algumas propostas administrativas que nem sequer saíram do papel até hoje. O Governo de Goiás, que tem em Anápolis a segunda maior arrecadação de tributos do Estado, tem, ainda, um potencial extraordinário de apoio político, desde quando Alcides Rodrigues era interventor na cidade, à época, vice de Marconi Perillo.
Assim sendo, a presença de Alcides que, justiça seja feita, tem recebido amplo e total apoio do Prefeito Antônio Gomide (PT), vai ser importante para que Anápolis se situe melhor na plataforma político/administrativa do Estado, reivindicando o que lhe é de direito, em termos de investimentos nas obras físicas e sociais, muitas delas de extrema necessidade. Se as lideranças locais não descambarem para a demagogia barata, o peleguismo e, principalmente, para a bajulação, com certeza a visita do Governador vai ser muito proveitosa.

Nem pensar
A mesa Diretora da Câmara Municipal sugeriu um corte de R$ 3 mil em cada gabinete, para o acerto da contabilidade e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Doze vereadores concordaram. Mas, três deles, um do PMDB, uma do PSDB e um do PSC “soltaram os cachorros” e não concordaram, de jeito nenhum. E agora?

Revival
A história política de Anápolis registra a passagem do vereador Valmir Bastos (nascido e criado no MDB, depois PMDB) que, ao saber de alguma obra que estaria sendo levada para determinado bairro, corria na frente, fazia visitas antecipadas e convencia a população de que era iniciativa dele. Pois é... Valmir Bastos morreu há alguns anos, mas deixou seguidores. Agora mesmo, tem vereador espalhando pela cidade ser autor de muitas obras, algumas até da iniciativa do Governo Estadual, como as reformas nas estruturas da Saneago. Pode?

A cerca
O cercamento de áreas verdes pertencentes ao Município em Anápolis, até agora, ficou só na solenidade realizada no começo do mês, na Cidade Jardim. Terminada a reunião, as máquinas e os operários desapareceram de lá. Se vão voltar, ninguém sabe.

Quem manda
O assessor que não atendeu a uma determinação do Prefeito, também não atendeu à mesma determinação do Vice-Prefeito. Será por quê?

Restaurante
A Prefeitura está anunciando um, e o deputado Frei Valdair está anunciando outro restaurante popular (subsidiado pelo Governo) em Anápolis. Ambos, na Região Norte. Por que, então, não dividir, instalando um na Avenida Brasil Sul, onde milhares de trabalhadores de dezenas de empresas da região transitam diariamente?

Mobilidade
Uma das mais experientes parlamentares municipais, a vereadora Mirian Garcia-PSDB (que jura não ser pré-candidata a deputada estadual) pretende fixar-se, no começo do atual ano legislativo, na questão da mobilidade em Anápolis. Segundo ela, há muito o que se fazer na cidade para garantir o livre trânsito de pessoas portadoras de necessidades especiais. E ela está certa.

Caudilho
Tudo indica que, mais uma vez, Joaquim Roriz vai ser governador de Brasília. Em que pese seu envolvimento recente em tramas que o obrigaram, inclusive, a renunciar ao mandato de senador. Mas, as pesquisa apontam Roriz como preferido disparado dos eleitores brasilienses. É mole?

Justiça
João Rodrigues de Queiroz, empresário aposentado, ex-vereador, ex-dirigente esportivo e pioneiro no transporte coletivo de Anápolis, vai receber homenagem da Prefeitura. Ninguém mais do que ele merece. Fosse em outro país, João Queiroz, com certeza, teria direito a busto em praça pública. É um dos maiores benfeitores de Anápolis em todos os tempos.

Modernidade
A partir de fevereiro, os servidores da Prefeitura estarão obrigados a “bater” o ponto eletrônico, sistema em instalação e que vai controlar, tecnicamente, a movimentação do funcionalismo nas mais diferentes secretarias. Tem gente torcendo o bico. Principalmente aqueles que apenas “dão uma passada” na repartição, de vez em quando. E os que nem lá vão.

Assustador
Quem acompanha o noticiário das emissoras de rádio em Anápolis fica estarrecido com o gritante número de acidentes envolvendo motocicletas no trânsito urbano da cidade. A situação beira à calamidade. Os motivos são os mais variados, segundo explicações da Polícia e dos próprios envolvidos. Vão desde a intolerância, até a imprudência, a negligência e a imperícia dos condutores.

Briga feia
Jorcelino Braga (PP) Secretário Estadual da Fazenda e o Senador Marconi Perillo (PSDB) travam um “duelo de morte” pela imprensa de Goiânia. Quem ouve, lê ou assiste, os argumentos de ambas as partes, se assusta com o teor das colocações.

Prensa
Lideranças do PMDB estão anunciando uma cobrança efetiva ao Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, sobre suas reais pretensões políticas em relação a Goiás. Querem saber se ele, realmente, quer ser candidato a governador, a senador, ou a nada. Para quem conhece Meirelles, pode-se afirmar que ele não está “nem aí”.

Caminho
Dirigentes de diversas câmaras municipais na região de influência de Anápolis estão quebrando a cabeça para encontrarem uma forma de adaptarem as despesas com a receita. Tudo por conta das mudanças no repasse do duodécimo que, na maioria delas, diminuiu.

Prestígio
Pelo andar da carruagem, Anápolis, mais uma vez, ficará de fora nas discussões dos partidos políticos sobre a formação das chapas majoritárias para as eleições de outubro. A única exceção seria uma candidatura do deputado Rubens Otoni (PT) a governador, a vice-governador, ou, quem sabe, a senador. Mas, parece que nem isso está dando certo.

Perseguido
Primeiro suplente de deputado estadual pelo PDT, o empresário anapolino José de Lima, se queixa, profundamente, da direção regional do partido (deputada Isaura Lemos). Segundo Lima, que vai ser candidato a deputado estadual novamente, a direção do PDT simplesmente ignora Anápolis.

A avenida
Tem-se como certo que a Avenida Fayad Hanna, interditada desde o final do ano passado, por conta de uma enchente, vai ser liberada ao tráfego em poucos dias. E, como não deu tempo de fazer uma inauguração oficial da passagem sobre o Córrego “João Cesário”, a Prefeitura deve aproveitar e entregar as duas obras de maneira festiva.

A ferrovia
O mês de janeiro está indo embora e nada de reativação das obras da Ferrovia Norte Sul. Pelo menos no trecho que ligará Anápolis a Petrolina de Goiás. E a Valec, empresa responsável pela obra, ainda não deu qualquer sinal de que vai reativar os canteiros de obra. A população Anapolina começa a ficar apreensiva quanto a esta providência.

O aeroporto
A reforma e a ampliação do Aeroporto “Santa Genoveva”, em Goiânia, considerado um dos piores do Brasil, obras que foram interrompidas por conta de denúncias de superfaturamento, é outra “pedra no sapato” do Governo Federal. Como 2010 é ano de eleição e as referidas obras são promessas da campanha passada, todo mundo quer ouvir as devidas explicações.

A iluminação
Existe certa preocupação em Anápolis quanto ao término da iluminação da BR 153 (trevo da TCA ao distrito de Interlândia), cujas obras estão paralisadas. Além disso, dois trechos, de tamanhos consideráveis, não tiveram a instalação dos postes, sugerindo que não receberiam o benefício. A Prefeitura e o Dnit não explicaram a interrupção.

Acertos
Coisas importantes vêm sendo reveladas na Prefeitura. Por exemplo: funcionária que ganha mais de R$ 6 mil, colocada à disposição de gabinete de vereador. Tem mais: ex-vereador que prestou concurso para porteiro, certamente, objetivando “dar um jeito” depois. É mole?

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Político

28/09/2017

Prestação de contas O plenário da Câmara Municipal ficou pequeno para receber a equipe do Prefeito Roberto Naves e a p...

Clique na imagem para ver a coluna

18/08/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.634

10/08/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.633

03/08/2017

Contexto Político...