(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

A polêmica sobre a Área Azul

Trânsito Comentários 25 de abril de 2014

Mais ruas com vagas de Área Azul poderia ser a solução para um grande problema enfrentado pela população anapolina: encontrar um lugar para deixar seu veículo


Mais ruas com vagas de Área Azul poderia ser a solução para um grande problema enfrentado pela população anapolina: encontrar um lugar para deixar seu veículo. Esta, hoje, é uma tarefa dificíl que exige muito tempo e paciência. Principalmente, nas avenidas em que o comércio é intenso. É preciso dar várias voltas e contar com muita sorte para encontrar um espaço.
O estacionamento rotativo público, ou Área Azul, desempenha um papel importante em cidades com uma grande quantidade de veículos, pois limita o tempo de permanência e estimula rotatividade de veículos e, consequentemente, o aumento das vgas.
A proposta é que avenidas mais movimentadas, que estão ligadas ao setor central, como Mato Grosso, Minais Gerais, Santos Dummont, Pinheiro Chagas e São Francrisco, além de trechos da das Avenidas Pedro Ludovico e Brasil, Norte e Sul, possam adotar o sistema.
O CONTEXTO, mais uma vez, abriu espaço para que seus leitores pudessem manifestar suas opiniões sobre o assunto. E eles cobram que, antes que o sistema possa ser difundido, é necessário que funcione de maneira eficaz. As reclamações são inúmeras como a falta de uma melhor fiscalização por parte da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), que impossibilita a rotatividade. Outra reclamação apontada pelos leitores é a dificuldade de encontrar o cartão da Área Azul para comprar.
Algumas pessoas sugerem até que, para funcionar, o Município também precisa investir em Tecnologia que facilite tanto para os usuários quanto para a fiscalização, como por exemplo, com opções de pagamento eletrônico e via celular.

CMTT estuda a ampliação das vagas
Para o diretor do órgão, Alex Araújo, os problemas de trânsito estão relacionados ao aumento da frota de veículos
Na avaliação sobre os problemas existentes no trânsito de Anápolis, feita pelo diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Trasporte (CMTT), Alex Araújo, está, principalmente, a melhoria econômica da população. Ele revelou ao CONTEXTO que a frota veicular do Município já passa dos 225 mil veículos, o que exige novas metodologias e tecnologias de gerenciamento de trânsito na Cidade.
Segundo Araújo, nos últimos anos, a CMTT tem adotado medidas permanentes de planejamento e realizado obras com o intuito de minimizar os impactos que esta grande quantidade de veículo provoca. Dentre elas, o direcionamento de fiscalização de trânsito nas regiões onde trafegam uma maior quantidade veículos, a manutenção e implantação de sinalização nas vias com pinturas e instalação de placas, a reestruturação do sentido de circulação de determinadas vias; a implantação de novos equipamentos eletrônicos controladores de semáforos parasubstituir os antigos, o estudo e elaboração de projetos de mobilidade urbana e de implantação de corredores de ônibuse a própriarotatividade de estacionamento, motivo da Enquente desta edição.
Em relação a essas vagas da área azul, ele enfatizou que são realmente escassas e que há um trabalho desenvolvido pela equipe da CMTT para melhorar o aproveitamento dos espaços pelos usuários. Também falou sobre o estudo que está em andamento de planejamento de ampliação da área azul no Setor Central, inclusive, coma adoção de tecnologias que facilitam a sua eficiência para garantir que um maior número de pessoas possam utilizar o mesmo espaço na via como estacionamento.
“A cidade é um organismo, complexo, dinâmico e em constante evolução, a qual, a CMTT e a atual administração, vem trabalhando continuamente para o atendimento das demandas tão justas e necessárias que a comunidade exige de sua cidade”, finalizou.

Autor(a): Vander Lúcio Barbosa

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Trânsito

Lei garante ações contínuas de educação no trânsito

26/10/2017

A partir de agora, Anápolis terá campanhas constantes de conscientização de respeito no trânsito. Com base na lei propos...

Campanha “Mão na Faixa” visa reduzir acidentes e mortes

26/10/2017

Reduzir acidentes, preservar vidas. Estes são os pilares da campanha “Mão na Faixa”, lançada pela Companhia Municipal ...

Semana Nacional registra redução de acidentes em ruas e rodovias

21/09/2017

A redução dos índices de violência no trânsito demonstra que as políticas públicas municipais de educação para o set...

Campanha conscientiza sobre o uso da faixa de pedestres

24/08/2017

A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), através da diretoria de Educação, continua com ações de conscie...