(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

A importância da revisão antes de viajar

Geral Comentários 29 de dezembro de 2012

Detalhes simples fazem a diferença na hora de pegar a estrada


As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, a possibilidade de viajar, seja para reencontrar familiares e amigos ou fazer um passeio em férias. Para os que vão viajar de carro é importante que se faça uma completa revisão no veículo a fim de garantir a segurança da família na viagem e evitar aborrecimentos. Mesmo se o percurso não for muito longo a checagem é fundamental para evitar futuras dores de cabeça.
Na lateral do pneu estão as iniciais T.W.I., a sigla vem do inglês Tread Wear Indicator, e significa indicador de desgaste da banda de rodagem. De acordo com o empresário Edmar Mendes, com experiência a mais de 21 anos no segmento de pneus, o condutor deve estar atento a essa parte. "O T.W.I. é onde se tem o controle do índice de desgaste do pneu. A partir dele é possível diagnosticar a drenagem de água e da saída de impurezas do pneu, o que garante uma maior estabilidade no veículo", explica.
O que o proprietário de um centro automotivo, André Luiz Ferreira, reforça. “É fundamental verificar se os pneus estão com o índice de profundidade permitido. Se estiver abaixo de 1,6 milímetros de profundidade, está na hora de serem trocados", explica e dá um alerta: "se os pneus não estiverem em boas condições, o condutor pode ter que pagar multa, além de colocar sua vida e a de terceiros em risco".
Ainda tratando sobre o assunto, ele sugere dar atenção aos pneus de tração. "É importante fazer rodízio com os pneus da tração, porque onde o carro traciona é que eles mais se desgastam", recomenda.
Outros pontos importantes na hora de revisar o veículo são quanto à suspensão, escapamento e troca de óleo. "Ao revisar o carro o condutor não pode se esquecer de pedir ao profissional especializado que verifique os componentes da suspensão, pivô e amortecedores", lembra André. Segundo ele cerca de 50% dos estragos em veículos acontecem por causa do desgaste da correia dentada. "A correia dentada, também, deve ser revisada, porque ela pode se arrebentar durante o trajeto", complementa.
Trocar o óleo, verificar faróis e conferir a validade dos extintores são detalhes que não podem passar despercebidos, segundo o especialista. Quanto ao escapamento, também, é importante fazer essa verificação. "Se o escapamento estiver irregular o consumo do veículo aumenta", enfatiza.
E, mesmo que o motivo não seja uma viajem o alinhamento e o balanceamento do veículo devem ser realizados a cada 5.000 quilômetros. Para Edmar Mendes, o número atual de veículos no Brasil é muito grande e a malha viária continua a mesma. E, apesar de uma parte considerável estar em boas condições, algumas partes dela são precárias. "E apesar da maior frota ser de veículos novos, todos devem fazer uma boa revisão antes de viajar", finaliza.

Outras recomendações para a revisão no seu veículo
O que se recomenda é manter os faróis bem alinhados ou regulados para que possam oferecer maior visibilidade da pista durante a noite. Outro pequeno detalhe, que pode passar despercebido é o limpador de pára-brisa. Com o passar do tempo, a borracha da palheta se resseca, podendo assim, não fazer uma limpeza adequada do vidro dianteiro do veículo. Quanto aos pneus, verificar a calibragem e mantê-la de acordo com as especificações do fabricante é importante para a segurança e a estabilidade do veículo. Caso um dos pneus do carro fure ou a troca se faça necessária, é importante que o pneu de estepe esteja em condições de uso e também é importante evitar o uso de pneus ‘carecas’ que, além de representar perigo durante a viagem, ainda significam uma infração às leis de trânsito.
Não deixe de conferir, também, a suspensão do veículo e fique atento a detalhes, como: derrapagem em curvas e ruídos diferentes ou direção puxando para um dos lados; situação dos freios, pois o funcionamento correto dele é indispensável. É também importante ter atenção ao sistema elétrico do carro. Faça uma revisão no funcionamento do desembaçador traseiro e no nível de carga de sua bateria.
Caso, durante a revisão, alguma peça do veículo seja substituída, procure saber a origem e se a mesma está de acordo com as especificações do fabricante. É bom lembrar que os carros funcionam com um sistema integrado de peças e que para cada uma, corresponde uma função. Com o tempo elas vão se desgastar naturalmente. E, é por este motivo, que uma revisão, periódica e de forma adequada, se faz tão importante para sua segurança e de sua família.

Autor(a): Carol Evangelista

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Município quita dívidas trabalhistas de ex-servidores comissionados

19/04/2017

A Prefeitura de Anápolis começa a quitar dívidas trabalhistas do município, que estão pendentes desde 2011, para ex-serv...

Ovos de chocolate com diferenças salgadas, aponta pesquisa do Procon

12/04/2017

O Procon de Anápolis divulgou a pesquisa sobre os preços de produtos para a páscoa- ovos de chocolate e caixas de bombons....

Projeto da sede do MP tem significativo avanço

12/04/2017

A proposta de se definir uma nova sede para as promotorias de Justiça em Anápolis (hoje funcionando em um edifício da Aven...

Advogados receberam a Caravana Nacional de Prerrogativas

07/04/2017

Morosidade do Poder Judiciário; desrespeito por parte de autoridades policiais, juízes, promotores; porte de arma; e até o...