(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

100 anos de Waldyr O´Dwyer é comemorado em Anápolis

Geral Comentários 15 de julho de 2016

Homenagem, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás, reuniu importantes lideranças do meio político e classista de Goiás


Emoção. Esta foi a palavra que marcou a homenagem prestada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e a sua Regional em Anápolis, pelos 100 anos do empresário e líder classista Waldyr O´Dwyer, na noite do último dia 12/07. A comemoração teve início com uma missa celebrada pelo Bispo Dom João Wilk, na Igreja São Francisco de Assis, no Bairro Jundiaí. Em seguida, houve a parte solene e festiva realizada no salão de eventos da paróquia, que ficou lotado por autoridades, familiares e amigos do Capitão Waldyr, como é mais conhecido o homenageado.
A festa foi prestigiada por dezenas de autoridades militares, políticas, classistas, dentre elas o governador Marconi Perillo; o prefeito João Gomes; o presidente da FIEG, Pedro Alves; o vice-presidente da FIEG e presidente da Regional Anápolis, Wilson de Oliveira; o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso Ferreira; o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Ubiratan Lopes; o general de brigada Riyuzo Ikeda, representando o comandante do Exército Brasileiro, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; os embaixadores do Brasil na Irlanda, Brian Glynn; na Holanda, Hans Peters e na Alemanha, Dirk Brengelmannn; os ex-prefeitos Eurípedes Junqueira, Wolney Martins e Adhemar Santillo; secretários municipais e estaduais, vereadores, presidentes e diretores dos Sindicatos das Indústrias e várias outras personalidades.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo, intitulado: “100 anos de história. Waldyr O´Dwyer, o capitão da indústria”, destacando toda a trajetória do aniversariante onde o mesmo, em entrevista, fez um recorte de passagens importantes da vida pessoal, empresarial e classista. O vídeo foi desenvolvido pela produtora La Lumière, com roteiro, produção e direção de Cássia Fernandes.
E, claro, numa festa de aniversário não poderia faltar o bolo com velas e o tradicional “Parabéns para você!”, marcando, assim, a passagem do centenário do empresário que dedicou boa parte da sua vida em prol do desenvolvimento de Anápolis e do Estado de Goiás. O presidente da Fieg, Pedro Alves, junto ao governador Marconi Perillo, fez a entrega de uma placa com homenagem da Fieg a Waldyr O´Dwyer, que durante muitos anos foi diretor da entidade; foi fundador do Núcleo da Fieg em Anápolis, hoje transformada em Regional, a qual é seu presidente de honra.

Discursos
O Governador de Goiás, Marconi Perillo, não economizou adjetivos para homenagear o Capitão Waldyr O´Dwyer, na festa do centenário do empresário e líder classista. “É um cidadão honrado, dedicado, que serviu ao Exército Brasileiro, que serviu ao desenvolvimento de nosso Estado. Goiás não teria chegado aonde chegou, sem a contribuição do Capitão Waldyr”, declarou o chefe do Executivo goiano. Em seu discurso, Marconi fez questão de agradecer publicamente o aniversariante, por muitas conquistas que Goiás teve no seu processo de industrialização e, em especial, várias conquistas importantes para Anápolis.
O prefeito de Anápolis, João Gomes, lembrou que iniciou a sua atividade classista na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), há cerca de 30 anos. Segundo ele, o entusiasmo com que o Capitão Waldyr- naquela época com os seus 70 anos de idade- encampava as lutas da cidade, “me contagiou”, frisou o chefe do executivo anapolino, observando que, de fato, a liderança e o entusiasmo do Capitão foram fundamentais para que o Município conquistasse posição de destaque no cenário econômico, consolidando-se como um dos maiores polos industriais do interior do País.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Pedro Alves, ressaltou a contribuição dada pelo Capitão Waldyr à industrialização de Goiás, como membro da diretoria da entidade, como conselheiro do Sesi e do Senai. “O Capitão Waldyr é motivo de orgulho para o Sistema FIEG. Sua luta, seu trabalho e determinação foram determinantes para o crescimento da indústria de Goiás”, frisou Pedro Alves, acrescentando que o setor tem uma dívida impagável com o homenageado por esta valorosa contribuição.
O presidente da Fieg Regional Anápolis, Wilson de Oliveira, ressaltou que o Capitão Waldyr possui uma larga folha de serviços prestados a Anápolis, a Goiás e ao Brasil. Conforme observou, o homenageado teve uma participação exemplar no voluntariado, servido por cerca de 70 anos ao Rotary, sendo um de seus membros mais antigos e atuantes. “O Capitão Waldyr é um exemplo e uma inspiração para nós que exercemos o classismo e o voluntariado, doando nosso tempo, nosso trabalho e dedicação para melhorar a sociedade em que vivemos e para fortalecer o setor produtivo”, sublinhou Wilson de Oliveira.

Agradecimento
Com a voz embargada, o Capitão Waldyr O´Dwyer fez questão de agradecer a homenagem prestada pela FIEG e sua Regional em Anápolis. “Estou muito feliz e muito emocionado”, disse aos presentes, sob o olhar de centenas de convidados que se emocionaram com as breves, mas precisas e lúcidas palavras.
Ainda no seu pronunciamento, Waldyr O´Dwyer aproveitou a presença do Governador Marconi Perillo e, mais uma vez, falou de sua vontade em ver a Plataforma Logística de Goiás, sediada em Anápolis, ser consolidada. E, ainda, exaltou o seu amor por Anápolis e por Goiás, “a cidade e o estado que eu amo”, disse.
Em nome da família, o filho Williian Layser O´Dwyer, superintendente de Comércio Exterior da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, fez as honras da casa, fazendo um agradecimento especial a todos que ajudaram na realização da festa de homenagem, a todos os convidados e “a todos que puderam ter o privilégio de conviver e conhecer o meu pai”.
Bill O´Dwyer ressaltou que o Governador Marconi Perillo proporcionou ao seu pai, um dos momentos mais felizes de sua vida que foi a sua indicação para o cargo de secretário de Indústria e Comércio. Ele também agradeceu a presença das autoridades e representações diplomáticas de outros países, que foram prestigiar o aniversariante.

Liderança
Waldyr O´Dwyer nasceu no dia 12 de julho de 1916, no Rio de Janeiro, filho de Pedro O’Dwyer e de Guiomar Paiva O’Dwyer. Casou-se em 1946 com Hertha Layser. Na década de 50, nasceram os filhos. Primeiro, William, em 1950. Seis anos depois, Cynthia. Dona Herta faleceu em Anápolis, em agosto de 1982.
Capitão da reserva do Exército Brasileiro, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, Capitão Waldyr é, também, um dos poucos goianos a ter sua imagem cunhada em peças filatélicas dos Correios. A homenagem ocorreu no final de 2011, durante a inauguração da nova sede da Anadiesel, grupo empresarial do qual é um dos fundadores.
Waldyr O´Dwyer tem uma atuação intensa no classismo. Ele é um dos fundadores do Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados do Estado de Goiás (SindCarne); do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Anápolis (Simmea) e do Sindicato Rural de Anápolis. Decano da Fieg, o Capitão Waldyr, como é carinhosamente conhecido, foi conselheiro do Senai e, em várias gestões, integrou a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia).

Autor(a): Da Redação

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...