(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

10 mitos sobre o corpo que você ainda acredita

Saúde Comentários 07 de fevereiro de 2014

Apesar de muito útil em algumas ocasiões, a sabedoria popular nem sempre está correta. Confira 10 mitos que foram detonados pela ciência


1. Comer tarde da noite faz com que você ganhe peso – Uma pesquisa feita pela Dunn Nutrition Centre e a Oregon Health & Science University, leva abaixo esse mito; a pesquisa revela que não é o horário que influencia no ganho de peso mas sim a quantidade ingerida. O fato é que contanto que você queime todas as calorias ingeridas durante o dia, a hora que você ingere calorias se torna irrelevante.

2. Ler à meia luz estraga a sua visão – Boas notícias pra que é leitor de cabeceira de cama, um estudo feito pela University School of Medicine em Indianapolis aponta que apesar de levar a uma momentânea secura nos olhos ou irritação (em alguns casos), isso não afeta os olhos permanentemente.

3. Você pode repor o sono que perdeu durante a semana – Infelizmente as noites mal dormidas nunca mais poderão ser recuperadas… uma pesquisa realizada pela University of Pennsylvania School, levaram os participantes a passar por cinco dias dormindo apenas 5 horas por noite, posteriormente deixaram eles dormirem por 10 horas pra se recuperarem. Mesmo depois de dormir tanto, os reflexos, nível de atenção e fadiga não voltaram ao normal. Isso mostra que não existe compensação do sono, já pra cama!

4. Clima frio aumenta o risco de gripe – Ao contrário do que muitas mães pensam, o clima frio não aumenta as chances de pegar uma gripe, um estudo realizado pela Common Cold Research Unit testou um grupo de voluntários inoculando o vírus da gripe neles e fazendo com que eles se dividissem em dois ambientes, um grupo ficou numa sala quente e o outro tomou um banho e logo após ficaram num corredor frio . o resultado mostrou que não houve diferença entre os dois grupos. Acredita-se que o fato de as pessoas ficarem em locais fechados no frio facilita o contágio.

5. Vitamina C previne gripe – Como muita gente pensa, a vitamina C por si só faz muito pouco contra a gripe, por outro lado um maratonista que passa por longos períodos de esforço e tem uma suplementação alimentar tem o risco de pegar gripe diminuído.

6. Ser abaixo do peso o é melhor que ser gordo – um estudo realizado pela Tohoku University mostrou que pessoas acima do peso aos 40 anos de idade tem mais chances de viver mais do que pessoas abaixo do peso, isso deve-se ao fato de que pessoas muito magras tem maior risco de doenças do coração e pneumonia.

7. Todas as bactérias são nocivas – Essa é para os loucos por limpeza, existem bactérias boas pra saúde que até previnem doenças, alias a pele humana pode ter 1000 tipos de “bactérias boas”, mas não é por causa disso que você vai deixar de tomar banho…

8. Deve-se tomar 8 copos de água todos os dias – Todo o mundo já deve ter ouvido essa… pesquisas atuais falam que na verdade não há evidencias científicas que provem essa teoria. Na verdade, a quantidade necessária de água irá depender do tipo de comida ingerida, clima e quão ativo você é, além de outros fatores.

9. Amamentação deixa os seios flácidos – Mães, não se preocupem, a amamentação não influencia na flacidez dos seios, na verdade o processo de gravides, envelhecimento e até o fumo influencia na queda dos seios, a amamentação em si não causa esse processo.

10. Com tanto que você se exercite você pode comer o que você quiser – Muita gente acredita que só os gordinhos devem se limitar em comer de tudo, na verdade a comida industrializada, fast food, (junk food em geral…) faz mal até para os atletas.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Faculdade promove campanha educativa

24/11/2017

Em novembro, a Faculdade Fama realiza uma ação, em parceria com a Prefeitura de Anápolis e apoio de empresas, voltada para...

Nova força-tarefa para combater a dengue, zika e chikungunya

16/11/2017

Durante solenidade realizada no Teatro Municipal, na última terça-feira,14, o Prefeito Roberto Naves reuniu dezenas de repr...

Dengue - Redução de casos economiza R$ 3,6 mi

09/11/2017

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Anápolis volta a intensificar os cuidados com a dengue, chikungunya e zik...

Anápolis vai sediar campanha para doação de medula óssea

03/11/2017

Jovens e mães, Eva e Karise são duas amigas que enfrentam o mesmo problema: a leucemia. Eva Araújo, ex-servidora da Prefei...