(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

“Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda a sociedade”. (Michel de Montaigne)

Contexto Político Comentários 13 de novembro de 2009


Cronômetro
Não é nada, não é nada, mas o mês de novembro, na semana que vem, entra para a sua segunda metade. Aí, ficarão faltando 45 dias para acabar o ano. E, pouco mais de um ano para chegar ao fim o Governo Alcides Rodrigues que, diga-se de passagem, ainda tem muito a resgatar, das promessas feitas a Anápolis e a seu povo. Promessas de campanha que podem, até, ter sido esquecidas pelos governantes, mas não o foram pelos que as receberam.
Quando de sua passagem por Anápolis, na condição de interventor do Estado (Governo Marconi) no episódio do afastamento e posterior cassação do então Prefeito Ernani de Paula, ele cativou a muita gente, fez um bom trabalho e, consequentemente angariou a simpatia de grande parte do eleitorado local. Prestígio traduzido em votos, muitos votos, a ponto de Anápolis ter sido considerado o colégio eleitoral decisivo para a vitória de “Cidinho”.
Ocorre, entretanto que, passadas a euforia da vitória, as comemorações e o preenchimento dos cargos, pouca coisa de prática foi pelo Governo para Anápolis em termos de obras físicas e sociais. Sem contar que, nesse meio tempo, muitas outras promessas e propostas foram adicionadas às da campanha. E, o povo de Anápolis continua esperando. Certamente que um terço do Governo Alcides já se foi. Mas, se houver boa vontade, interesse e, principalmente, compromisso, ainda dá tempo de se cumprirem tais promessas. A bem da verdade, Anápolis só tem recebido os repasses constitucionais que independem de quem seja o governador, ou, de quanto votos ele tenha obtido na cidade. A dívida política ainda não foi paga.


Big brother
Há grande expectativa em torno da adoção do chamado “ponto eletrônico” para os servidores da Prefeitura de Anápolis. Enquanto isso não ocorre, fica valendo o uso do crachá, com uma fita de cor vermelho/PT. E já tem gente afirmando que o tal ponto eletrônico não vai colar. Até o crachá, mais simples, já vem sendo ignorado por muitos.

Inimigo?
O vereador Fernando Cunha (PSDB) é tratado como uma espécie de “inimigo público número um” por seus pares. Em quase um ano de mandato, não conseguiu aprovar nenhum projeto. Segundo ele, tudo o que apresenta em plenário é derrubado, “às vezes sem ao menos se apreciar o mérito”. Para bom entendedor, Fernando estaria enquadrado na máxima atribuída ao ex-presidente Getúlio Vargas: “para os amigos, tudo; para os inimigos, os rigores da lei”. Ou não?

Silêncio
Nunca mais se falou nada a respeito da construção do mini-presídio de Anápolis. A desculpa principal era de que não existia uma área adequada. A Prefeitura comprou a área e doou ao Governo do Estado, via Secretaria de Justiça. Ficou nisso...

Fiscalização
Dentro de mais alguns dias, a fiscalização de posturas em Anápolis deverá receber dois novos veículos para as atividades de vigilância na cidade. A informação é da titular do órgão, a advogada Carmem Lúcia Falluh Alarcão.

Superação
Derrotado na tentativa de uma segunda reeleição para vereador em Anápolis, o Pastor Edson Araújo Lima (PRB) foi embora para Goiânia. Hoje ele ocupa a poderosa secretaria municipal de Administração do Prefeito Íris Rezende. Trata-se de uma megaestrutura, com centenas de funcionários e um orçamento de dar inveja. Sem contar o prestígio político.

Explica
O “apagão” que assustou o Brasil inteiro na noite de terça-feira, 10, deixou muita gente “de cabelos em pé”. Em Brasília foi o maior corre-corre, com muitas autoridades entrando em pânico. E, por mais que o Governo tenha tentado explicar o caso como uma fatalidade, ou um desastre climático fica, sempre, uma ponta de dúvidas. O que teria, realmente, acontecido?

De novo
Agora andam falando que Henrique Meirelles não quer ser mais candidato a nada e que pretende ficar no comando do Banco Central até 31 de dezembro do ano que vem. Ou seja: só sai junto com Lula. Mas, para quem conhece o “jeito Meirelles de ser”, não dá para aceitar como definitiva esta posição anunciada.

Juntinhos
Declaração do deputado federal Rubens Otoni (PT) sobre a sucessão estadual. “Seja qual for o candidato da base de sustentação do Presidente Lula em Goiás, não nos dispersaremos. Onde estiver Íris Rezende Machado, estarão, também, Rubens Otoni e Henrique Meirelles”. Não obrigatoriamente nesta ordem, claro.

Caiado
O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), como vice de José Serra? Esta é a pergunta que vem sendo feita em Brasília nas últimas semanas. Caiado que, a princípio, seria a chamada terceira via, na disputa pelo Governo de Goiás, é lembrado, agora, para compor com José Serra (PSDB), a chapa para enfrentar Dilma Rousseff, ou, quem o Presidente Lula indicar para seu sucessor.

Emocionante
Não houve quem não se emocionasse como discurso feito pelo Vice-Presidente José de Alencar, durante a homenagem que recebeu da Federação das Indústrias de São Paulo, na noite de segunda-feira, 09. Falando praticamente de improviso, Alencar foi seguro, forte e vibrante. Muito, para um homem que já sofreu quase 20 cirurgias na luta que trava contra o câncer. Exemplo a ser seguido.

Asfalto
As obras de asfaltamento que a Prefeitura vem inaugurando ultimamente, ainda são parte dos recursos financeiros obtidos junto ao Governo Federal na administração passada. Mas, para 2010, tem-se como certo que também um grande número de bairros da cidade vai ser contemplado com o benefício do asfalto. Aí, sim, já com ações da atual administração.

Destaque
O senador Demóstenes Torres (DEM) em que pese ter seu nome lembrado para disputar a Governadoria de Goiás no ano que vem, já teria se decidido: vai tentar a reeleição. E, se o eleitor goiano for consciente, vai votar nele, tendo em vista seu desempenho no Congresso Nacional. Demóstenes é apontado como um dos mais atuantes parlamentares brasileiros na atualidade. Precisa mais?

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Político

28/09/2017

Prestação de contas O plenário da Câmara Municipal ficou pequeno para receber a equipe do Prefeito Roberto Naves e a p...

Clique na imagem para ver a coluna

18/08/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.634

10/08/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.633

03/08/2017

Contexto Político...